Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Leia o texto e responda as questões abaixo.
Maneira de amar
O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.
Em vão, o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.
O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.
Depois que o jardineiro saiu, as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude. A mais triste de todas era o girassol, que não se conformava com a ausência do homem.
“Você o tratava mal, agora está arrependido?” “Não, respondeu, estou triste porque agora não posso tratá-lo mal. É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.
Carlos Drummond de Andrade, A cor de cada um. Ed. Record, 1997 (fragmento).
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
01 – Na frase “...elas se habituaram ao diálogo”. Segundo o autor:
a) as flores não gostavam de dialogar com o jardineiro.
b) o jardineiro não dava atenção às flores.
c) o jardineiro jamais dialogara com as flores.
d) as flores se acostumaram com o diálogo do jardineiro.
e) as flores não paravam para ouvir a conversa do jardineiro.
02 – “Em vão, o jardineiro tentava captar-lhe as graças...” O autor nos revela que:
a) o jardineiro não procurava conquistar o girassol.
b) o girassol recebia maus tratos do jardineiro.
c) o girassol demonstrava sentir simpatia pelo jardineiro.
d) apesar de toda a sua indiferença, o girassol recebia, de vez em quando, atenção do jardineiro.
e) mesmo sem obter bons resultados, o jardineiro procurava chamar a atenção do girassol.
03 – “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”. Que ideia o autor nos quis transmitir com este trecho?
a) Todas as flores amam da mesma maneira.
b) As flores amam aqueles que lhes dão carinho.
c) O girassol demonstrou a sua maneira própria de amar.
d) O girassol, de natureza orgulhosa, não amava o jardineiro.
e) O girassol expressava amor como qualquer outra flor.
04 – Sabe-se que o girassol é uma flor que se volta para o sol. Escreva a alternativa cuja ação não é característica dessa flor.
a) “Em vão o jardineiro tentava captar-lhe as graças...”
b) “... o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria”.
c) “... o jardineiro deixou de regar o pé de girassol...”
d) “...porque não tinha induzido o girassol a mudar de atitude”.
e) “... estou triste porque agora não posso tratá-lo mal.”
05 – Qual das passagens abaixo melhor demonstra a atenção dada pelo jardineiro a todas as flores?
a) “Em vão o jardineiro tentava captar-lhes as graças...”
b) “É a minha maneira de amar, ele sabia disso, e gostava”.
c) “Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e renovar-lhe a terra.
d) “... as flores ficaram tristes e censuravam-se porque não tinham induzido o girassol a mudar de atitude”.
e) “Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio.
06 – Encontre e registre em seu caderno todas as palavras que são escritas com G ou J.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Atividade de Avaliação de Conteúdos
Nesta semana, estou enviando 10 exercícios
que deverão ser feitos através do formulário ou entregues na escola entre os
dias 23 a 27 de novembro para verificação das dificuldades e planejamento do
ano letivo de 2021.
AVALIAÇÃO FINAL DE CONTEÚDOS
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1 - Durante a quarentena
muitas pessoas procuram praticar a solidariedade. Uma igreja já conseguiu
distribuir 35 cestas básicas àqueles que estão sem renda por não poderem
trabalhar. Se cada cesta básica pesa 18 kg, quantos quilos de alimentos a
igreja já arrecadou no total?
2 - Dona
Maria é uma das mulheres responsáveis pelo sustento da família que recebeu um
auxílio do governo no valor de R$1.200,00. Ela vai utilizar este valor para
efetuar o pagamento das contas mensais.
R$ 92,00
de energia elétrica,
R$ 77,00
de água,
R$ 80,00
de internet,
R$ 700,00
de aluguel.
a) Qual o valor total das
contas que dona Maria deve pagar?
b) Quanto
sobrará do benefício recebido por ela?
3 - Escreva utilizando algarismos:
a) Dezesseis mil cento e trinta:
b) Oito milhões, cento e quatro mil, duzentos e dezesseis:
c) Quatrocentos e um:
d) Dez mil e vinte:
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
Terça-feira, dia 24
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: MUDANÇAS CLIMÁTICAS
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Resumo das Mudanças Climáticas
Você certamente já ouviu falar no termo “mudanças climáticas”, mas talvez não entenda a real complexidade do que isso significa. Essas mudanças representam as modificações que estão sendo constatadas no clima do planeta Terra de um modo geral, provocadas tanto por ações humanas quanto pelas próprias condições naturais.
Esse assunto é tão sério, que aqui no Brasil, 16 de março foi instituído como o Dia Nacional de Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, para que as pessoas possam refletir sobre o assunto e discutir, buscando possível alternativas para se relacionar com esse fenômeno, já que ele não pode ser controlado totalmente.
A principal ação do homem que agrava radicalmente a questão das mudanças climáticas é a emissão de gases poluentes que intensificam o efeito estufa, como gás carbônico, clorofluocarbonetos (CFC), metano, óxido nitroso e outros. O
mais abundante realmente é o gás carbônico, que responde por mais de 60% do total.
A liberação desses gases ocorre principalmente por atividades industriais, pela queima de combustíveis fósseis, desmatamento das florestas e criação de gado.
Mas qual a relação entre o efeito estufa e as mudanças climáticas? O efeito estufa é um fenômeno natural e necessário para a manutenção da vida na Terra: graças a ele, quando os raios solares chegam ao planeta, cerca de 65% ficam retidos e os outros 35% são refletidos de volta para o espaço. Essa quantidade de radiação absorvida é a necessária para o fornecimento de luz e calor.
Resumo das mudanças climáticas – consequências
O aquecimento global é o principal fenômeno provocado pelas mudanças climáticas, que consiste justamente nesse aumento da temperatura terrestre que vem sendo registrado nos últimos anos.
Isso tem provocado o derretimento do gelo das calotas polares, que elevam o nível dos oceanos. A longo prazo, isso pode levar ao desaparecimento de ilhas e até de cidades litorâneas, que tendem a ser encobertas pela água. Muitas dessas regiões que estão correndo riscos, são intensamente povoadas.
Outra consequência das mudanças climáticas é o processo de desertificação observado em algumas regiões.
Por conta das mudanças e do aquecimento global propriamente dito, há uma tendência de maior ocorrência de alguns eventos climáticos, como inundações, tempestades tropicais, secas, nevascas, ondas de calor, tsunamis, furacões, tornados e outros. Perceba que todos eles podem trazer consequências graves para a humanidade e para os ecossistemas de modo geral.
Inclusive, no futuro, é possível até que determinadas espécies de animais e plantas acabem sendo extintas por conta dessas situações.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. O que significa a sigla CFC?
_____________________________
2. O que é o efeito estufa?
_____________________________
3. Quais são os tipos que gases que intensifica (aumenta) o aquecimento global?
_____________________________
4. Qual é o dia da conscientização sobre as mudanças climáticas?
_____________________________
5. Das opções abaixo, a que não representa um impacto ambiental é:
a) chuva ácida
b) assoreamento dos rios
c) desertificação
d) poluição sonora
e) mobilidade urbana
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.
História__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO DE ATIVIDADES EM ATRASO
Prezados alunos,
Devido ao atraso ou não entrega de algumas atividades, por parte de alguns alunos, nesta semana oportunizarei que coloquem as entregas em dia, através de uma atividade revisional. Peço que todos respondam e enviem fotos com nome completo e série.
A foto precisa estar legível pois farei a impressão para documentar a entrega desta atividade.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Leia os textos de apoio e responda as questões:
O Patrimônio Histórico:
É comum ouvirmos a afirmação de que alguém é rico porque possui patrimônio. Isso porque a palavra patrimônio origina-se do latim patrimonium, que significa herança paterna. Na História, também falamos em patrimônio, mas com um significado específico. Trata-se da riqueza cultural não só de uma pessoa ou família, mas de toda a sociedade. São bens de diversas naturezas, preservados ao longo do tempo e representativos dos processos políticos, sociais, econômicos e culturais vividos por essas sociedades.
1)Qual a importância da preservação do Patrimônio Histórico na nossa cidade de Monte Mor?
A pré-história pode ser definida como o período anterior ao aparecimento da escrita, que vai até o ano de 4000 a.C, quando os sumérios desenvolveram a escrita cuneiforme.
Neste período, a Terra passou por muitas mudanças e, de acordo com suas características, os historiadores ainda dividiram a pré-história em três períodos distintos: Paleolítico, Mesolítico e Neolítico.
A pré-história foi importante, pois o homem conseguiu vencer diversas barreiras da natureza e desenvolver soluções para os problemas da vida.
Como não temos registros escritos desta época, é difícil compreender totalmente o que ocorreu nela, mas profissionais da área de história buscam objetos e registros feitos pelos hominídeos da época, bem como fósseis e outros achados que possam esclarecer dúvidas ou complementar informações.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
FIQUE ATENTO ÀS TURMAS: TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA. TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)
E TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica para o condicionamento físico.
Refletindo sobre as ginásticas para o Condicionamento Físico:
Nas aulas anteriores vimos que a cultura e o meio no qual estamos inseridos, tem fortes influências nas práticas corporais que fazemos e no nosso jeito de ser e agir no mundo. Vimos também que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um bem estar físico, mental e social, e ainda vimos que há diferença entre atividade física e exercício físico. Hoje trataremos de um tema importante para pensarmos de como nossas práticas corporais e nosso corpo vem sendo tratado. Atualmente uma prática corporal que vem ganhando força, cada vez mais adeptos, e muito difundida e confundida com a própria Educação Física, são as ginásticas para o condicionamento físico. Já ouviu falar? Vamos lá.
Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.
Agora que pensamos e refletimos sobre a ginástica para o condicionamento físico e suas principais características, vamos praticar:
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.
Quarta-feira, dia 25
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
Continuação da aula anterior (atividades do Texto “Maneira de Amar”)
•Leitura e interpretação de texto.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
01 – Assinale V (verdadeiro) ou F (falso), de acordo com o texto:
( ) Os girassóis são orgulhosos.
( ) O jardineiro conversava com todas as flores, menos com o girassol.
( ) As flores se acostumaram com o diálogo do jardineiro.
( ) Quando o jardineiro saiu, quem ficou mais triste foi o gerânio.
( ) O girassol tinha sua própria maneira de demonstrar amor.
02 – Qual é a ideia central desse pequeno conto?
( ) Como cuidar de um jardim.
( ) Cada um tem uma maneira de demonstrar o amor.
( ) importância do diálogo.
03 – Apesar da atitude indiferente, o jardineiro continuou a cuidar do girassol? Retire do texto um trecho que justifique sua resposta.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:Atividade de Avaliação de Conteúdos
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
4 - Uma
indústria, necessitando contratar mão de obra, elaborou um gráfico no qual
apresenta a distribuição das vagas que precisa preencher. Porém, ficou faltando
especificar o percentual de vagas para operador de máquinas.
Determine
a porcentagem referente ao cargo de operador de máquinas que está faltando no
gráfico.
5 -
Gustavo quer fazer uma cerca ao redor de seu terreno para colocar algumas
cabeças de gado. O espaço do terreno disponível tem a forma retangular com as
seguintes medidas:
Quantos
metros de arame Gustavo irá utilizar, sabendo que cada lado do terreno terá 3
fios de arame.
6 -
Determine o valor de cada potência apresentada a seguir:
a) 23
=
b) 132
=
c) 34
=
d) 20201
=
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
Quinta-feira, dia 26
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: SUA SAÚDE.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. VOCÊ CUIDA BEM DE SUA SAÚDE?
MARQUE COM UM X OS CUIDADOS QUE VOCÊ TOMA.
( ) TOMO BANHO TODOS OS DIAS.
( ) TOMO BANHO SÓ QUANDO TENHO VONTADE.
( ) SÓ ESCOVO OS DENTES DE MANHÃ E ANTES DE DORMIR.
( ) COSTUMO MANTER OS CABELOS LIMPOS E PENTEADOS.
( ) DETESTO LAVAR A CABEÇA. SÓ FAÇO ISSO DE VEZ EM QUANDO.
( ) ESCOVO OS DENTES DE MANHÃ, APÓS AS REFEIÇÕES E ANTES DE DORMIR.
2. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:
BEBER – FILTRADA – LIMPA -FERVIDA
a. A ÁGUA QUE BEBEMOS DEVE SER ___________________ OU ____________________.
b. A ÁGUA FILTRADA OU FERVIDA É UMA ÁGUA ________________ QUE SERVE PARA __________________.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.
5.Qual a técnica que o artista utilizou para realizar a obra? (pintura, gravura, colagem etc)
6.Por que você acha que foi dado esse nome a obra? Qual a relação da composição da obra com título?
7.De acordo com a leitura de imagem dessa atividade e da anterior, desenhe, em seu caderno, uma paisagem brasileira e as principais cores usadas.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.
Sexta-feira, dia 27
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
•Produção de texto.
Atividade de escrita
Reescreva a linda história do girassol e o jardineiro dando a ela um final diferente. De acordo com o desfecho que será dado, dê um novo título ao texto.
______________________________________________
O jardineiro conversava com as flores e elas se habituaram ao diálogo. Passava manhãs contando coisas a uma cravina ou escutando o que lhe confiava um gerânio. O girassol não ia muito com sua cara, ou porque não fosse homem bonito, ou porque os girassóis são orgulhosos de natureza.
Em vão, o jardineiro tentava captar-lhe as graças, pois o girassol chegava a voltar-se contra a luz para não ver o rosto que lhe sorria. Era uma situação bastante embaraçosa, que as outras flores não comentavam. Nunca, entretanto, o jardineiro deixou de regar o pé de girassol e de renovar-lhe a terra, na devida ocasião.
O dono do jardim achou que seu empregado perdia muito tempo parado diante dos canteiros, aparentemente não fazendo coisa alguma. E mandou-o embora, depois de assinar a carteira de trabalho.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Depois que o jardineiro saiu... __________________________