Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 23
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA:
• História em quadrinhos;
• Interpretação de HQ.
Link: https://forms.gle/ZhNpHZ94TvRSGkhT8
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Leia a seguinte história do Menino Maluquinho e divirta-se com as invenções deste personagem.
(ZIRALDO. As melhores tiradas do Menino Maluquinho. São Paulo. Melhoramentos, 2000).
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Abaixo, escreva o nomes dos objetos que aparecem nas cenas.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. O personagem principal dessa história vive um conflito (situação de dúvida). Qual é esse conflito?
(a) Não se sente legal com seu visual;
(b) Gosta do seu visual;
(c) Não gosta que a mãe dê opinião em seu jeito de se vestir;
(d) Está tudo bem. Não há conflito.
3. O Menino Maluquinho, ao escolher o boné, acaba optando por um visual mais antigo ou mais moderno? Por que você acha que ele fez essa opção?
______________________________________________________________________________
4. Ao usar o boné por cima da panela, o que o personagem demonstra?
(a) que não se importa com o que as pessoas pensam a seu respeito, o importante é estar bem consigo mesmo;
(b) que quer chamar a atenção das pessoas;
(c) que quer afrontar sua mãe;
(d) que curte boné.
5. Você conhece o Menino Maluquinho? Qual dos acessórios de cabeça, que aparecem nos quadrinhos, é o que faz parte da sua vestimenta no dia a dia?
(a) Tampa de panela;
(b) Forma de pudim;
(c) Panela;
(d) Frigideira.
6. Em sua opinião, Maluquinho gosta de ser quem é?
(a) Sim. É feliz com a maneira que se veste.
(b) Não. Ele usa acessórios diferentes para chamar a atenção das pessoas.
(Oliveira, Tania Amaral. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 6º ano/ Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo. -5. ed. –Barueri [SP]: IBEP, 2018
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Atividade de Avaliação de Conteúdos
Nesta semana, estou enviando 10 exercícios que deverão ser feitos através do formulário ou entregues na escola entre os dias 23 a 27 de novembro para verificação das dificuldades e planejamento do ano letivo de 2021.
AVALIAÇÃO FINAL DE CONTEÚDOS
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1 - Dona Lourdes estava com saldo positivo de R$500,00. Durante os quatro primeiro dias do mês de junho, ela fez a seguinte movimentação:
• primeiro dia: depositou R$ 150,00
• segundo dia: retirou R$ 250,00
• terceiro dia: retirou R$ 600,00
• quarto dia: depositou R$ 100,00
Faça os cálculos necessários e determine qual é o saldo final da dona Lourdes após esses quatro dias? O saldo ficou negativo ou positivo?
2 - Dona Maria é uma das mulheres responsáveis pelo sustento da família que recebeu um auxílio do governo no valor de R$1.200,00. Ela vai utilizar este valor para efetuar o pagamento das contas mensais.
R$ 92,00 de energia elétrica,
R$ 77,00 de água,
R$ 80,00 de internet,
R$ 700,00 de aluguel.
a) Qual o valor total das contas que dona Maria deve pagar?
b) Quanto sobrará do benefício recebido por ela?
3 - Resolva as operações abaixo:
a) (+405) : (–9) =
b) (+174) x (–5) =
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
Terça-feira, dia 24
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Formações vegetais do Brasil
Saiba quais são as formações vegetais dos biomas brasileiros e suas principais características.
Biomas brasileiros: diversidade de formações vegetais
Introdução
Em função da grande extensão territorial e da existência de diversos tipos de clima, se desenvolveu no Brasil uma rica diversidade de formações vegetais. Em cada bioma, encontramos tipos específicos de árvores, arbustos, gramíneas e plantas.
Formações vegetais dos biomas brasileiros:
Cerrado
Região: centro-oeste.
Formações vegetais: árvores retorcidas, arbustos e herbáceas (exemplos: barba de bode e capim-gordura). As árvores e arbustos se caracterizam pela presença de casca grossa e raízes profundas, para obtenção de água no período de poucas chuvas.
Floresta Amazônica
Região: região norte.
Formações vegetais: árvores de médio e grande porte. Presença de matas de terra firme, matas de várzea e matas de igapó. Como exemplos de árvores, podemos destacar: seringueiras, castanheiras e cauchos.
Mata Atlântica
Região: costa sudeste, sul e leste.
Formações vegetais: formações vegetais heterogêneas. Exemplos mais comuns de espécies vegetais: ipê, pau-brasil, jacarandá, palmito, bambus e palmeiras.
Mata dos cocais
Região: presente em áreas de transição entre a caatinga e a floresta amazônica, nos estados do Ceará, Piauí, Maranhão, Pará e norte de Tocantins.
Formações vegetais: presença de florestas tropicais. Exemplos de espécies vegetais: buriti, carnaúba, palmeiras (açaí, por exemplo) e oiticica.
Caatinga
Região: sertão nordestino.
Formações vegetais: arbustos, árvores baixas de pequeno porte e cactos. Podemos destacar como exemplos: aroeira, angico, juazeiro e as seguintes cactáceas, mandacaru e xique-xique.
Formação vegetal típica do bioma Caatinga: presente na região do sertão nordestino.
Mata dos Pinhais
Região: região Sul
Formações vegetais: as árvores mais comuns são as araucárias como, por exemplo, o pinheiro-do-paraná. Encontramos também o cedro, o sabugueiro, a peroba, a erva-mate, a imbuia, a gameleira e o angico.
Vegetação Litorânea
Região: em algumas áreas do litoral
Formações vegetais: encontradas principalmente em áreas de manguezais e restingas. As espécies mais comuns são: algas, líquens, bromélias, jundu e capim-de-praia. Também encontramos espécies de plantas de raízes aéreas e halófilas (plantas que se desenvolvem em ambientes com alta concentração de sal).
Pantanal
Região: Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
Formações vegetais: vegetação complexa e heterogênea (matas ciliares, aguapés, arbustos, plantas rasteiras e árvores de pequeno, médio e grande porte). As principais espécies são: aroeira, ipê, angico, mandacaru, palmeiras, figueiras, orquídeas e buriti.
Campos
Região: áreas do centro e sul do Rio Grande do Sul.
Formações vegetais: presença de árvores de pequeno porte, arbustos e vegetação rasteira (gramíneas). As principais espécies vegetais são: pinheiro-do-paraná, Cabreúva, imbuia, canafístula e açoita-cavalo.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1.Quais são as formações florestais do Brasil?
_______________________
2.Quais são as características do cerrado?
_______________________
3.Em que região ocorre o cerrado?
_______________________
4.Em que região ocorre a mata dos pinhais?
_______________________
5. O Brasil, devido sua localização e grande extensão territorial, abriga diversos tipos de cobertura vegetal, sendo que cada Região brasileira apresenta um bioma predominante. Nesse sentido, relacione o estado ou região ao tipo de vegetação predominante.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.
História__Estimativa: 1h30 de estudo
Prezados alunos,
Devido ao atraso ou não entrega de algumas atividades, por parte de alguns alunos, nesta semana oportunizarei que coloquem as entregas em dia, através de uma atividade revisional. Peço que todos respondam e enviem fotos com nome completo e série.
A foto precisa estar legível pois farei a impressão para documentar a entrega desta atividade.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1) Estudamos em sala a formação da sociedade brasileira. Com base nas nossas conversas, cite e explique três características da nossa sociedade.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2) Qual a importância das Leis no nosso país? Explique o que você mais achou interessante no estudo da Constituição Brasileira.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3) Durante esse mês estudamos sobre a Idade Média (Feudalismo, Cruzadas, Renascimento Comercial e Urbano). Escreva dois parágrafos sobre as principais características deste período.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS)
E TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: Ginástica para o condicionamento físico.
Refletindo sobre as ginásticas para o Condicionamento Físico:
Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.
Nas aulas anteriores vimos que a cultura e o meio no qual estamos inseridos, tem fortes influências nas práticas corporais que fazemos e no nosso jeito de ser e agir no mundo. Vimos também que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um bem estar físico, mental e social, e ainda vimos que há diferença entre atividade física e exercício físico. Hoje trataremos de um tema importante para pensarmos de como nossas práticas corporais e nosso corpo vem sendo tratado. Atualmente uma prática corporal que vem ganhando força, cada vez mais adeptos, e muito difundida e confundida com a própria Educação Física, são as ginásticas para o condicionamento físico. Já ouviu falar? Vamos lá.
Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.
Agora que pensamos e refletimos sobre a ginástica para o condicionamento físico e suas principais características, vamos praticar:
Assista o vídeo e vamos treinar.
Link: https://forms.gle/ETkpqhvgF2NqcRXP7
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.
Quarta-feira, dia 25
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
• Leitura de imagem e interpretação.
Na história em quadrinhos que trabalhamos na aula anterior, o Menino Maluquinho observa-se atentamente no espelho. Agora você vai conhecer uma obra de arte que retrata uma situação semelhante. Antes, porém, responda às perguntas a seguir.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Para você, o que é uma obra artística? Dê exemplo de alguma obra que você conhece.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Você sabe o que é autorretrato? O que essa palavra significa?
______________________________________________________________________________
A tela abaixo é um autorretrato. Autorretrato é o retrato que uma pessoa faz de si mesma em forma de desenho, pintura, gravura ou descrição escrita ou oral. Por ser a representação que o artista faz de si mesmo, ele registra o modo como se vê ou como gostaria de ser visto. Observe:
3. Pela imagem, podemos deduzir se o artista está sério ou à vontade; se é jovem, triste, calmo etc.? Que expressões ele transmite a você?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4. Você gostou do quadro?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5. Como você se vê fisicamente? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6. E interiormente; psicologicamente? Explique.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
(Oliveira, Tania Amaral. Tecendo linguagens: língua portuguesa: 6º ano/ Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo. -5. ed. –Barueri [SP]: IBEP, 2018).
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Atividade de Avaliação de Conteúdos
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
4 -
Uma indústria, necessitando contratar mão de obra, elaborou um gráfico no qual
apresenta a distribuição das vagas que precisa preencher. Porém, ficou faltando
especificar o percentual de vagas para operador de máquinas.
Determine
a porcentagem referente ao cargo de operador de máquinas que está faltando no gráfico.
5 - Em determinada loja, uma geladeira
estava sendo vendida conforme o anúncio:
Quanto será pago nesta geladeira caso o cliente decida pagar a geladeira à vista?
6 - Determine o valor de cada potência apresentada a seguir:
a) 23 =
b) 132 =
c) 34 =
d) 20201
=
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
Quinta-feira, dia 26
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
PAUTA: HIGIENE E SAÚDE
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NOSSO BEM ESTAR DEPENDE MUITO DO AMBIENTE. DEPENDE, TAMBÉM, DE COMO CUIDAMOS DE NOSSO CORPO, DE NOSSA MENTE, DE NOSSA SAÚDE...
ALGUNS DESSES CUIDADOS SÃO CHAMADOS HÁBITOS DE HIGIENE.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. DEVEMOS DESENVOLER CERTOS HÁBITOS PARA MANTER A HIGIENE CORPORAL. COMPLETE AS FRASES ADEQUADAMENTE, USANDO AS PALABRAS DO QUADRO:
HIGIENE - DOENÇAS - CABELOS SAÚDE - UNHAS |
É FUNDAMENTAL PARA O CONVÍVIO ENTRE AS PESSOAS, A _____________ DO CORPO E TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A ______________.
OS _____________ DEVEM ESTAR SEMPRE LIMPOS E AS ___________________ BEM CORTADAS.
OS MICROORGANISMOS PODEM PROVOCAR_____________ DE PELE, COMO MICOSES, ALÉM DE CAUSAREM MAU CHEIRO.
2. ESCREVA DOIS MOMENTOS EM QUE DEVEMOS LAVAR BEM AS MÃOS.
R:_______________________________________
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.
Arte__Estimativa: 1h de estudo
O Design é a palavra em inglês para desenho. A função do designer é criar e desenvolver projetos gráficos ou de comunicação visual, concepção de objetos ou peças dos mais diversos tipos, a serem produzidas em grande escala.
Veja os diferentes designers de escadas:
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Veja os diferentes designers de escadas acima e, em seu caderno, crie o seu próprio design de uma escada.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.
Sexta-feira, dia 27
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
Vou te entrevistar, fazendo as perguntas a seguir. Lembre-se: resposta curta e objetiva e, caso não consiga responder alguma, não se preocupe.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Dados pessoais
Qual é o seu nome?
______________________________________________________________________________
Tem algum apelido? Qual? Gosta dele?
______________________________________________________________________________
Local de nascimento: ____________________________________________________________
Data de nascimento: _____________________________________________________________
Local onde mora: ________________________________________________________________
Nome do pai: ___________________________________________________________________
Nome da mãe: __________________________________________________________________
Características físicas
Cor dos olhos: __________________________________________________________________
Cor dos cabelos: ________________________________________________________________
Altura: ________________________________________________________________________
Peso: _________________________________________________________________________
Preferências e perspectivas
Do que você mais gosta?
______________________________________________________________________________
O que detesta?
______________________________________________________________________________
Qual é o seu esporte preferido?
______________________________________________________________________________
Quais são os seus artistas ou esportistas preferidos?
______________________________________________________________________________
Tem algum medo?
______________________________________________________________________________
Qual é o seu maior sonho?
______________________________________________________________________________
(Silva, Antônio de Siqueira e. Língua portuguesa, 6° ano / Antônio de Siqueira e Silva, Rafael Bertolin. - 3. ed. - São Paulo: IBEP, 2013).
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
7 - Assinale a alternativa correta:
(A) 10 é raiz quadrada de 20.
(B) 4 é raiz quadrada de 8.
(C) 10 é raiz quadrada de 100.
(D) 4 é raiz quadrada de 2.
8 - Os números –1 e 2 ocupam, na reta numérica, as posições indicadas, respectivamente, por quais letras:
( ) P e Q ( ) Q e R
( ) P e R ( ) Q e S
9 - Assinale a alternativa onde todos os números são primos:
(A) 1, 2, 3 e 4
(B) 2, 3, 4 e 5.
(C) 1, 2, 3 e 5
(D) 2, 3, 5 e 7
10 - Elabore um problema de aplicação utilizando números negativos
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
----------------
7o ano__________
Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!