domingo, 22 de novembro de 2020

Semana 16 - de 23/11 a 27/11 - EJA Termo 2

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 23


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Verbo


Verbo é uma palavra variável que indica ação, estado ou fenômeno da natureza. 
Exemplos: Maria canta no coral. (canta: ação)
         José está feliz. (está: estado)
         Ontem choveu forte. (choveu: fenômeno da natureza)
O verbo varia em número, pessoa, modo e tempo.

Número: 
Singular: O gato pulou o muro.
Plural: Os gatos pularam o muro.

Pessoa: (eu, tu, ele/ela, nós, vós, eles/elas)
Eu corro.
Tu corres.
Ele corre. Ela corre.
Nós corremos.
Vós correis.
Eles correm. Elas correm.

Modo: 
Os modos do verbo indicam a atitude de quem fala em relação ao fato que comunica. São três os modos do verbo:
- Indicativo: a atitude de quem fala é de certeza diante do fato. 
Exemplo: O gato pulará o muro.
- Subjuntivo: a atitude de quem fala é de dúvida diante do fato.
Exemplo: Talvez o gato pule o muro.
- Imperativo: quem fala dá uma ordem, um conselho ou faz um pedido.
Exemplo: Pule o muro!

Tempo:
O tempo indica quando ocorreu um fato no tempo.
- Passado ou pretérito: a ação já aconteceu no momento em que se fala. 
Exemplo: Ontem nós fomos ao cinema.
- Presente: a ação acontece no momento em que se fala.
Exemplo: Hoje nós vamos ao cinema.
- Futuro: a ação poderá acontecer após o momento em que se fala.
Exemplo: Amanhã nós iremos ao cinema.

Os verbos pertencem a três grupos ou conjugações:
- 1ª conjugação: Verbos terminados em –ar. 
Exemplo: amar, falar.
- 2ª conjugação: Verbos terminador em –er.
Exemplo: comer, beber.
- 3ª conjugação: Verbos terminados em –ir.
Exemplos: rir, dividir. 




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Medidas de massa

A maior parte dos alimentos de que necessitamos são comprados e vendidos aos quilos. 
O quilo ou quilograma é a unidade fundamental das medidas de massa. O símbolo do quilograma é Kg.
O quilograma tem 1.000 gramas. 
                Para pesar pequenas quantidades de massa, como balas, doces, bolachas etc., emprega-se o grama. O símbolo do grama é g. 
Para pesar grandes quantidades de massa, como caminhões, aviões, navios etc., emprega-se a tonelada.
Uma tonelada é igual a 1.000 quilogramas.
Outra unidade também empregada é a arroba. 
Uma arroba tem 15 quilogramas.
Geralmente utiliza-se a arroba na pesagem do algodão, do gado etc.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
 

1- Observe os preços do açougue e calcule:
a) 2 kg de músculo (R$23,90) = __________
b) 3 kg de linguiça (R$14,90) = __________
c) 5 kg de frango (R$6,90) = __________
d) 4 kg de salsicha (R$7,90) = __________


2- Transforme em quilogramas:
a) 1.000 gramas de queijo = _____ kg.
b) 3.000 gramas de fruta = _____ kg.
c) 2.000 gramas de presunto = _____ kg.


3- Preciso colocar 68 kg de feijão em 2 sacos. Quantos quilos caberão em cada saco?


4- Comprei 35 kg de batata para fazer 5 travessas de salada. Quantos quilos de batata colocarei em cada travessa?


5- Um caminhão transporta 4.800 quilos de cimento em cada viagem. Quantos quilos transportará em 6 viagens?


6- Um caminhão, cuja capacidade é de 8 toneladas, está carregado com 3.500 quilos. Quantos quilos ainda podem ser colocados nesse caminhão para completar totalmente a sua capacidade?


7- Escreva a unidade de massa (kg, g ou t) mais adequada para medir:
a) Arroz: ______
b) Avião: ______
c) Colher de doce: ______
d) Caminhão: ______
e) Feijão: ______
f) Bala: ______


8- Sabendo que uma tonelada tem 1.000 kg, calcule:
a) 3 toneladas = _______________
b) 8 toneladas = _______________
c) 5 toneladas = _______________
d) 7 toneladas = _______________


9- Sabendo que uma arroba tem 15 quilos, calcule:
a) 2 arrobas = ____________________
b) 4 arrobas = ____________________
c) 6 arrobas = ____________________
d) 9 arrobas =____________________



Terça-feira, dia 24


Geografia__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Governo


A população do município escolhe, através do voto, um grupo de pessoas para administrar, isto é, governar o município. Essas pessoas são: o prefeito, o vice-prefeito e os vereadores. 
Quem dirige o município é o prefeito. Sua função é fazer executar as leis, empregar bem o dinheiro arrecadado através de impostos e taxas pagos pela população e promover a realização dos serviços públicos. É a maior autoridade do município. 
O vice-prefeito tem como função ajudar o prefeito na administração do município e substituí-lo quando, por algum motivo, ele tiver de se afastar do cargo. 
O prefeito e o vice-prefeito exercem o Poder Executivo e trabalham na Prefeitura. 
O prefeito é ajudado pelos vereadores, que exercem o Poder Legislativo e trabalham na Câmara Municipal. Eles apresentam projetos e fazem as leis do município, para melhorar as condições de vida da população.
O governo do município não possui Poder Judiciário. 
O Poder Judiciário é exercido pelo juiz de Direito e pelo promotor. Eles trabalham no Fórum e julgam todos os casos em que há dúvidas se uma lei foi cumprida corretamente ou não. Esse poder pertence ao governo do Estado e presta serviços ao governo do município.
Uma região sob a responsabilidade de um Fórum recebe o nome de comarca, que pode abranger um ou mais municípios. 
Como todo município faz parte de um Estado, o governo estadual também participa da administração municipal, oferecendo cursos e serviços para a melhoria das condições de vida da população.
O prefeito, principalmente no caso das cidades grandes, ainda conta com a ajuda de vários secretários escolhidos por ele.
Há as secretarias de Saúde, Educação, Cultura, Esportes, Lazer, Abastecimento, Transportes, Comunicação, Segurança Pública etc. Elas são encarregadas de atender às necessidades da população, que também deve colaborar com o governo. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Como a população do município escolhe quem vai governar o município?
_____________________________________________________________


2- Quem administra o município e executa as leis é o ______________________ e quando ele tem de se afastar do cargo, em seu lugar fica o ______________________________.


3- Quem apresenta os projetos e faz as leis do município? __________________.


4- Relacione os Poderes e quem faz parte deles: 
( E ) Executivo
( L ) Legislativo
( J ) Judiciário

(     ) juiz de Direito e promotor
(     ) prefeito e vice-prefeito
(     ) vereadores


5- Escreva em que lugar trabalham:
a) o prefeito e o vice-prefeito: _____________________________________
b) os vereadores: ________________________________________________
c) os juízes e os promotores: _______________________________________


6- Quem são os auxiliares do prefeito? __________________________________


7- Quem ajuda o governo do município, oferecendo recursos e serviços? _____________________________________________________





História__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Releia o texto e responda as perguntas


A proclamação da República

O Brasil era uma monarquia. Na monarquia, quem governa é um rei ou imperador, durante um longo período, geralmente até morrer, passando o direito de governar aos seus descendentes. 
Os brasileiros não estavam satisfeitos e queriam implantar a república no país. Na república, quem governa é um presidente escolhido pelo povo.
Os brasileiros achavam que, com D. Pedro, deveria terminar a monarquia no Brasil.
Um fator importante que contribuiu para a queda da monarquia foi a libertação dos escravos. Como os fazendeiros tinham muita influência na política do país e estavam descontentes com a monarquia, porque não haviam recebido indenização do governo pelos escravos libertos, passaram a apoiar a república. 
O movimento foi planejado por Benjamim Constant, ilustre professor da Escola Militar e ardente republicano.
No dia 15 de novembro de 1889, o marechal Deodoro da Fonseca proclamou a República no Brasil e tornou-se o primeiro presidente do nosso país. 
No dia 19 de novembro, foi criada a Bandeira republicana, usada até hoje.
Logo após a proclamação da República, D. Pedro II e sua família tiveram que deixar o Brasil. 
O atual presidente do Brasil é Jair Bolsonaro.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1- Na monarquia, quem governa um país é um ______________________. 


2- Na república, quem governa um país é um ______________________.


3- Que fator importante contribuiu para a queda da monarquia no Brasil? 
__________________________________________________________


4- Quem planejou o movimento para a queda da monarquia? 
__________________________________________________________


5- Quem proclamou a República no Brasil? 
__________________________________________________________


6- Quando foi proclamada a República no Brasil?                  __________________________________________________________


7- Quem foi o primeiro presidente do Brasil?
___________________________________________________________


8- Quem é o atual presidente do Brasil? 
____________________________________________________________




Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):


PAUTA: Ginástica para o condicionamento físico. 

Refletindo sobre as ginásticas para o Condicionamento Físico:
Nas aulas anteriores vimos que a cultura e o meio no qual estamos inseridos, tem fortes influências nas práticas corporais que fazemos e no nosso jeito de ser e agir no mundo. Vimos também que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um bem estar físico, mental e social, e ainda vimos que há diferença entre atividade física e exercício físico. Hoje trataremos de um tema importante para pensarmos de como nossas práticas corporais e nosso corpo vem sendo tratado. Atualmente uma prática corporal que vem ganhando força, cada vez mais adeptos, e muito difundida e confundida com a própria Educação Física, são as ginásticas para o condicionamento físico. Já ouviu falar? Vamos lá.

Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.



Agora que pensamos e refletimos sobre a ginástica para o condicionamento físico e suas principais características, vamos praticar:

Assista o vídeo e vamos treinar.





Link: https://forms.gle/ETkpqhvgF2NqcRXP7

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.



Quarta-feira, dia 25


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
  Verbo.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1-     Relacione as partes das frases com verbos que indicam ação, completando o que cada profissional faz. Escreva o verbo entre parênteses e depois escreva as frases completas.

 

(A)   O pintor

(B)    O aluno

(C)    O motorista

(D)   A cozinheira

(E)    O professor

(F)    O menino

(G)   A bailarina

(H)   A faxineira

(I)     O músico

 

(     )  varre. ( ___________)

(     )  cozinha. ( ___________)

(     )  dança. ( ___________)

( A )  pinta .(pintar)

(     )  corre. ( ___________)

(     )  toca. ( ___________)

(     )  dirige. ( ___________)

(     )  ensina .( ___________)

(     )  escreve. ( ___________)

 

2-     Complete as frases com os verbos que indicam estado: ficou, é, parece, tornou-se, está, permaneceu, continuou, anda.

 

a)     Aquela menina _____________ bailarina.

b)     Meu avô _________________ cansado.

c)     Carolina _______________ doente.

d)     O rapaz _______________ deitado.

e)     Mamãe _______________ preocupada.

f)       Meu irmão ______________ meio triste.

g)     Rodrigo ___________________ campeão.

h)     O cachorro ___________________ bravo.

 

3-     Escreva uma frase para cada verbo que indica fenômeno da natureza.




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: cálculos.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Resolva as multiplicações e relacione:
A) 265 x 3 = 
B) 493 x 2 =
C) 2.162 x 3 =
D) 3.675 x 2 =
E) 1.243 x 3 =
F) 2.135 x 4 =
G) 1.302 x 4 =
H) 329 x 3 =
I) 135 x 5 =
J) 760 x 3 =
K) 2.091 x 2 =
L) 3.100 x 3 =

(     ) 5.208
(     ) 795
(     ) 675
(     ) 986
(     ) 7.350
(     ) 3.729
(     ) 6.486
(     ) 9.300
(     ) 2.280
(     ) 8.540
(     ) 4.182
(     ) 987


2- Efetue as multiplicações:
A) 62 x 50 = 
B) 37 x 80 = 
C) 89 x 30 =
D) 54 x 60 = 
E) 28 x 90 =
F) 75 x 40 =
G) 46 x 70 =
H) 93 x 20 =




Quinta-feira, dia 26


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Dengue

É uma doença transmitida pela fêmea do mosquito Aedes aegypti infectada. 
O mosquito é escuro, com listras brancas, menor que um pernilongo. Ele tem por hábito picar durante o dia e se desenvolve em água parada e limpa.
Depois da pessoa ter sido picada, os sintomas da dengue demoram de 4 a 10 dias para aparecer.
Em geral, o primeiro sinal é febre alta. Outros efeitos comuns são: dor de cabeça, dor nos músculos e nas articulações, dor no fundo dos olhos, náuseas, vômitos, falta de apetite, cansaço, fraqueza, manchas avermelhadas na pele. 
Os sintomas da dengue são parecidos com os sintomas da gripe.
Não existe ainda remédio para curar a dengue. Para combater os sintomas da dengue são usados antitérmicos e analgésicos à base de paracetamol ou dipirona. Não devem ser utilizados remédios à base de ácido acetil salicílico (Aspirina e AAS).
A pessoa com dengue deve ficar em repouso e beber muito líquido. 
A dengue é uma doença viral e que tem curta duração: de 7 a 10 dias. Para diagnosticá-la é preciso fazer exames clínicos e de laboratório.
                A dengue hemorrágica é o tipo mais grave da doença. Os sintomas iniciais são os mesmos da dengue comum. A grande diferença está na presença de hemorragias.
                Para acabar com a dengue é preciso que cada um faça a sua parte eliminando os criadouros para não acumular água parada. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- Escreva os sintomas da dengue:
________________________________________________________________


2- Os medicamentos usados para combater os sintomas da dengue são:
(     ) analgésicos e antibióticos
(     ) antibióticos e antitérmicos
(     ) antitérmicos e analgésicos


3- Qual é o tempo de duração da dengue em uma pessoa?
________________________________________________________________


4- Os sintomas que a dengue provoca são parecidos com os sintomas da ___________.


5- Que medicamentos são indicados para combater os sintomas da dengue?
________________________________________________________________


6- Escreva e ilustre um cuidado que devemos ter para evitar a dengue:
_______________________________________________________________


7- Encontre e escreva os sete lugares onde o mosquito da dengue pode por seus ovos:





Arte__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: ARTE MODERNA NO BRASIL


Leitura de imagem: Bananal, Lasar Segall, 1927.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva detalhadamente o que você vê na obra.


2. Quais as cores predominantes?


3. As cores são frias ou quentes? (Cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado. Cores frias: azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado).



4. Qual o objetivo de utilizar essas cores?


5. Qual a técnica que o artista utilizou para realizar a obra? (pintura, gravura, colagem etc)


6. Por que você acha que foi dado esse nome a obra? Qual a relação da composição da obra com título?


7. De acordo com a leitura de imagem dessa atividade e da anterior, desenhe, em seu caderno, uma paisagem brasileira e as principais cores usadas.



Sexta-feira, dia 27


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 Produção de texto


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Observe o desenho (charge) e escreva um texto.
Não se esqueça de colocar: 
- Onde se passa a história?
- Quando se passa a história?
- Quem é o personagem? 
- O que ele encontrou?
- O que ele queria fazer?






Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: cálculos.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Em uma cidade foi realizada a Campanha da Dengue e foram recolhidos os seguintes objetos, que podem ser criadouros.

Latas

2.530

Garrafas

6.570

Pneus

3.540

Outros

4.550



1- Escreva o objeto que foi recolhido:
a) em maior número: ______________________
b) em menor número: ______________________


2- Qual foi a diferença entre os dois? ____________


3- Calcule o total recolhido entre:
a) latas e garrafas: ____________
b) latas e pneus: ____________
c) latas e outros: ____________
d) garrafas e pneus: ____________
e) garrafas e outros: ____________
f) pneus e outros: ____________
g) tudo: _____________


4- Escreva, em ordem decrescente (do maior para o menor), os nomes dos objetos recolhidos:
________________________________________________________________





----------------

Termo 2__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!