domingo, 22 de novembro de 2020

Semana 16 - de 23/11 a 27/11 - EJA Alfabetização

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 23


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: PALAVRAS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. ORDENE AS SÍLABAS E ESCREVA AS PALAVRAS.
2. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO:

BOTÃO – TELHADO – PETECA - TOMADA


O BEBÊ PÔS O DEDO NA ______ E LEVOU UM CHOQUE.
A _______________ É FEITA DE PENA.
O GATO SUBIU NO ________________.
O _______________ DA CAMISA DO PAPAI CAIU.



3. LEIA E SEPARE AS SÍLABAS DESTAS PALAVRAS:
ABACATE = _______________
JABUTI = _________________
TOMATE = ________________
SABONETE = ______________
JABUTICABA = _____________
TELEFONE = _______________
BATATA = __________________
TATU = _________________
TIA = ___________________
BOTÃO = _______________
TIME = _________________




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
CÁLCULOS


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. RESOLVA OS PROBLEMAS (FAZER A CONTA):

a. TITO GANHOU 45 REAIS DE SUA AVÓ. ELA JÁ TINHA 30 REAIS. COM QUANTOS REAIS ELE FICOU?
R: ELE FICOU COM ____ REAIS.

b. TADEU COMPROU 87 PICOLÉS PARA VENDER NA PORTA DA ESCOLA. ELE JÁ VENDEU 51 PICOLÉS. QUANTOS AINDA TEM PARA VENDER?
R: AINDA TEM _____ PICOLÉS.


2. ACHE O DOBRO DE:
(MULTIPLICAR POR 2)
 8 =  ___     14 = ____
10 = ___     23 = ____


3. ACHE O TRIPLO DE:
(MULTIPLICAR POR 3)
 7 =  ___   33 = ____
12 = ___           20 = ____



Terça-feira, dia 24


Geografia__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 O MUNDO


            O GLOBO REPRESENTA A TERRA (GLOBO TERRESTRE).

            A TERRA É O NOSSO PLANETA.

            NOSSO PLANETA TEM A FORMA ARREDONDADA E GIRA EM TORNO DO SOL.

            O SOL É UMA GRANDE ESTRELA QUE ILUMINA  A TERRA.

            A SUPERFÍCIE DA TERRA É FORMADA POR:

·         OCEANO, RIOS E LAGOS

·         PEDRAS, TERRA, VEGETAIS E ANIMAIS

            A TERRA PODE SER REPRESENTADA POR:

·         GLOBO

·         MAPA

·         FOTO

            A TERRA É ENVOLVIDA POR UMA ATMOSFERA.

            ATMOSFERA É UMA CAMADA DE AR.

            OS ANIMAIS E AS PLANTAS NECESSITAM PARA VIVER:

·         ÁGUA

·         AR

·         LUZ SOLAR E CALOR DO SOL

 

AS ATIVIDADES SERÃO FEITAS NA PRÓXIMA AULA.




História__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 PREENCHA SUA FICHA.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

MEU NOME É:_______________________________________


SOU DO SEXO: 
(  ) FEMININO
(  ) MASCULINO


SOU FILHO (A) DE: ____________________________________________________________ E
____________________________________________________________ 


NASCI NA CIDADE _____________________    NO ESTADO DE _________________________


NO DIA ______ DO MÊS DE ____________________ DO ANO DE ___________________.


TENHO ______ ANOS DE IDADE.


MINHA PROFISSÃO É: __________________________________________________________


ESTADO CIVIL:
(  ) CASADO (A)
(  ) SOLTEIRO (A)


TEM FILHOS: 
(  ) SIM
(  ) NÃO


COR DA MINHA PELE:
(  ) PRETA
(  ) PARDA
(  ) BRANCA


MEUS MELHORES AMIGOS SÃO:      ______________________________________________
______________________________________________
______________________________________________




Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):


PAUTA: Ginástica para o condicionamento físico. 

Refletindo sobre as ginásticas para o Condicionamento Físico:
Nas aulas anteriores vimos que a cultura e o meio no qual estamos inseridos, tem fortes influências nas práticas corporais que fazemos e no nosso jeito de ser e agir no mundo. Vimos também que a saúde não é apenas a ausência de doenças, mas um bem estar físico, mental e social, e ainda vimos que há diferença entre atividade física e exercício físico. Hoje trataremos de um tema importante para pensarmos de como nossas práticas corporais e nosso corpo vem sendo tratado. Atualmente uma prática corporal que vem ganhando força, cada vez mais adeptos, e muito difundida e confundida com a própria Educação Física, são as ginásticas para o condicionamento físico. Já ouviu falar? Vamos lá.

Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.



Agora que pensamos e refletimos sobre a ginástica para o condicionamento físico e suas principais características, vamos praticar:

Assista o vídeo e vamos treinar.






Quarta-feira, dia 25


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: PALAVRAS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. LEIA TODAS AS PALAVRAS E ESCREVA O QUE SE PEDE:

TATU    TIA    TITA    TOCA   TOPA
   ATÉ    TAPETE   TITIA    TACO
   TICO-TICO        POTE     TAPA
PATO      CÁTIA    TATUÍ    PEPITA

NOME DE PESSOAS: ______________________________

NOME DE ANIMAIS: _______________________________

NOME DE OBJETOS QUE VOCÊ TEM NA SUA CASA: _________________________________



2. ORDENE AS FRASES SEGUNDO A ORDEM DOS NÚMEROS.

MODELO: 

TOCA.   TATU    O     SAIU     DA

   5              2         1          3           4

R:     O TATU SAIU DA TOCA.
   

COME   TUCANO   BANANA.  O

   3              2                    4             1

R: __________________________


APITO    NOVO.   O       É 

   2                4           1      3       

R: ___________________________


TEM   NA   TOMATE.  TIGELA

   3        1            4                   2   

R: ___________________________


DORME  TAPETE.    O     NO   GATO

      3               5              1        4         2

R: ___________________________





Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: CÁLCULOS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. DESCUBRA O NÚMERO DO QUADRINHO E ESCREVA-O:



2. DÊ O ANTECESSOR E O SUCESSOR:

 

36

 

 

28

 

 

94

 

 

72

 

 

65

 

 

99

 



3. ESCREVA SE O NÚMERO É PAR OU ÍMPAR:
86 -_______________
13 - ______________
51 - ______________
12 - ______________
64 - ______________
7 - _______________


4. ESCREVA OS NÚMEROS NA ORDEM CRESCENTE:

24 – 76 – 47 – 89 – 13 – 92 - 8


R: ______________________________




Quinta-feira, dia 26


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 COMBATE À DENGUE


DENGUE É UMA DOENÇA QUE PODE MATAR. ELA É TRASMITIDA PELO MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

A DENGUE É UMA DOENÇA QUE DÁ FEBRE, DOR DE CABEÇA, NÁUSEAS, VÔMITOS, FRAQUEZA, CANSAÇO, DORES MUSUCLARES, MANCHAS VERMELHAS NO CORPO.

ESSE MOSQUITO COLOCA SEUS OVOS EM ÁGUAS PARADAS.

A ÚNICA FORMA DE PREVENIR A DOENÇA É ACABAR COM O MOSQUITO E PARA ISSO É PRECISO:

A) ELIMINAR RECIPIENTES QUE POSSAM ACUMULAR ÁGUA: GARRAFAS, LATAS, PNEUS, TAMPAS DE GARRAFA, SACOS PLÁSTICOS, CASCAS DE OVOS, ETC..., OU SEJA, MANTER LIMPO O QUINTAL, RUAS, ETC.

B) MANUTENÇÃO ADEQUADA DE:
CAIXA D’ ÁGUA: MANTÊ-LA TAMPADA;
VASOS DE PLANTA: COLOCAR AREIA NOS PRATOS;
BEBEDOUROS DE ANIMAIS: TROCAR A ÁGUA E LAVÁ-LOS DIARIAMENTE;
LIMPEZA DE CALHAS;
TRATAMENTO DE ÁGUA DA PISCINA PELO MENOS UMA VEZ POR SEMANA.

SE TODOS AJUDAREM, OS MOSQUITOS NÃO PODERÃO SE MULTIPLICAR.




Arte__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: ARTE MODERNA NO BRASIL


Leitura de imagem: Bananal, Lasar Segall, 1927.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Escreva detalhadamente o que você vê na obra.


2. Quais as cores predominantes?


3. As cores são frias ou quentes? (Cores quentes: amarelo, vermelho, laranja, vermelho-alaranjado, laranja-amarelado. Cores frias: azul, verde, violeta, azul-esverdeado, verde-amarelado, roxo-azulado).



4. Qual o objetivo de utilizar essas cores?


5. Qual a técnica que o artista utilizou para realizar a obra? (pintura, gravura, colagem etc)


6. Por que você acha que foi dado esse nome a obra? Qual a relação da composição da obra com título?


7. De acordo com a leitura de imagem dessa atividade e da anterior, desenhe, em seu caderno, uma paisagem brasileira e as principais cores usadas.



Sexta-feira, dia 27


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 LEITURA E ENTENDIMENTO DE TEXTO:


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

        O TATU, A CUTIA E A JIBÓIA

     O TATU TOCA A SUA GAITA:
     ____ FI, FI, FI ... TI, TI, TI ...
     A CUTIA FALA:
      ____ CUIDADO, TATU! A JIBÓIA     SAIU DA MATA. ELA DÁ BOTE!
      O TATU PULOU NA TOCA.
      O  TATU NÃO É TOLO!


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. REPONDA DE ACORDO COM O TEXTO:
    a. QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
        R:

    b. O QUE A CUTIA FALOU?
        R:
 
2. ASSINALE COM X A RESPOSTA CORRETA:
a. QUAL INSTRUMENTO MUSICAL O TATU TOCA?
(  ) VIOLÃO
(  ) GAITA
(  ) PIANO

b. QUEM SAIU DA TOCA FOI:
(  ) JARARACA
(  ) JACARÉ
(  ) JIBÓIA

c. ONDE O TATU PULOU?
(  ) TELHADO
(  ) BURACO
(  ) TOCA

d. O QUE O TATU NÃO É?
(  ) TONTO
(  ) TOLO
(  ) BOBO



Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: TABELAS.


OBSERVE OS PREÇOS DE CADA LOJA:
 

   PAPELARIA LIVRO ENCANTADO

OFERTAS:

CADERNO 90 FOLHAS..... 11 REAIS

ESTOJO .........................   24 REAIS

LÁPIS DE COR.................  13 REAIS


     

     PAPELARIA LIVRO MÁGICO

OFERTAS:

CADERNO 90 FOLHAS.....10 REAIS

ESTOJO .......................... 23 REAIS

LÁPIS DE COR................. 12 REAIS



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

FÁBIO QUER COMPRAR 2 CADERNOS, 1 ESTOJO E 1 CAIXA DE LÁPIS DE COR.

1. SE ELE QUISER GASTAR MENOS, ONDE DEVE COMPRAR?
        R:

2. QUANTO ELE VAI GASTAR? (FAZER A CONTA)
        R:

3. QUANTO ELE VAI ECONOMINZAR? (FAZER A CONTA)
        R:



----------------

Termo 1__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!