domingo, 29 de novembro de 2020

Semana 17 - de 30/11 a 4/12 - 6o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.



Segunda-feira, dia 30


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Leitura e interpretação de texto.

Link: https://forms.gle/WDq5WooH6WKFvQsx5

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


1. Leio o texto e responda as questões.

A ilha do tesouro

Com a morte do pirata Billy Bones na Almirante Benbow, a hospedaria de seus pais, Jim Hawkins, um menino de 12 anos, abriu o baú do velho lobo do mar e descobriu, além de moedas de várias nacionalidades, o mapa de uma ilha onde haveria um tesouro enterrado pelo terrível Capitão Flint.
Jim mostrou o mapa para o Dr. Livesey e Lorde Trelawney, homens influentes da região. Logo partiram, no navio Hispaniola, para uma expedição à ilha. A tripulação tem, como cozinheiro, Long John Silver, veterano no mar que havia trabalhado no barco de Flint. Silver os ajuda a escolher o restante da tripulação, homens experientes, entre os quais alguns aliados de Long John – que, como tantos outros piratas, queria mesmo era pegar o tesouro.
A partir daí, começa uma eletrizante aventura, com lutas, armadilhas, mortes sangrentas, barcos à deriva, tempestades, descobertas impressionantes.
Numa trama cheia de traições e muitas reviravoltas, “A ilha do tesouro” tem todos os ingredientes para manter o suspense, e é um clássico para ler e reler muitas vezes – e, muito provavelmente, uma fonte na qual beberam os autores da série “Piratas do Caribe”.

Autor do livro: Robert Louis Stevenson. Disponível em: https://acessaber.com.br/atividades/interpretacao-de-texto-a-ilha-do-tesouro-6o-ano/#more-68998


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Questão 1 – Pode-se afirmar que o texto lido é:
(a) um conto. 
(b) uma crônica. 
(c) uma reportagem.
(d) uma fábula. 


Questão 2 – O menino Jim Hawkins “abriu o baú do velho lobo do mar”, por quê?
(a) o pirata Billy Bones morreu. 
(b) ele queria encontrar moedas diferentes. 
(c) ele sabia da existência de um mapa do tesouro. 


Questão 3 – A expressão “homens influentes da região” apresenta os personagens:
 _____________________________________________________________________________


Questão 4 – Na frase “A partir daí, começa uma eletrizante aventura [...]”, o adjetivo usado para caracterizar a aventura poderia ser substituído por:
(a) “inovadora”.
(b) “interessante”. 
(c) “arrebatadora”. 


Questão 5 – No fragmento “[...] “A ilha do tesouro” tem todos os ingredientes para manter o suspense e é um clássico para ler e reler muitas vezes [...]”, o autor do texto:
(a) recomenda o livro “A ilha do tesouro”.
(b) conta um trecho do livro “A ilha do tesouro”.
(c) levanta uma hipótese sobre o livro “A ilha do tesouro”.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:  Medidas de tempo

Leia a introdução a seguir: 

As unidades de medida de tempo são muito usadas no cotidiano. Observe algumas situações em que recorremos a elas:

Medimos o tempo usando várias unidades de medida: horas, minutos, segundos, dias, semanas, meses, anos, séculos etc.

 

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. Copie no caderno e complete cada espaço abaixo adequadamente:




2. Que horas, aproximadamente, marca cada relógio analógico representado a seguir? Resolva mentalmente:



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.



Terça-feira, dia 1


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 SEMANA 17

Link: https://forms.gle/35VZmDq8i3uakvDx8

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.Muitas pessoas acreditam que as mudanças climáticas afetam exclusivamente a temperatura do planeta, que se torna mais quente. Entretanto, muitas vezes, essas pessoas esquecem que, ao aumentar a temperatura, uma série de organismos e ecossistemas são gravemente afetados. Observe as alternativas abaixo e marque a única que não é uma consequência da alteração da temperatura do planeta.
A. Diminuição da biodiversidade.
B. Alterações do regime de chuvas.
C. Secas prolongadas.
D. Aumento da frequência de terremotos.


2. Desmatamento da Amazônia interfere no ciclo das chuvasEstudo mostra que o impacto da destruição da floresta pode alterar o clima do Brasil e de países vizinhos. Nos últimos 30 anos, o Brasil já teve 600 mil quilômetros quadrados de terras desmatadas. O impacto do desmatamento da Amazônia sobre o regime de chuvas se dá pela seguinte questão:
A. aumento médio das temperaturas
B. contenção das reservas hídricas subterrâneas
C. diminuição da emissão de umidade para a atmosfera
D. intensificação da convergência das massas de ar


3. Uma das medidas internacionais de combate ao aquecimento global mais divulgadas pela imprensa em todo o mundo foi o Protocolo de Kyoto, que teve como objetivo principal:
A. Proliferar ações de aumento da vegetação existente no planeta.
B. Diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera.
C. Pressionar os países desenvolvidos a contribuir menos com a elevação das temperaturas
D. Conservar as algas marinhas, responsáveis pela disponibilidade do oxigênio na atmosfera


4.O gás carbônico é responsável por 60% das emissões que intensificam o efeito estufa.
(   ) verdadeiro
(   ) falso


5. Dia 16 de Março foi instituído como o Dia Nacional de Conscientização sobre Mudanças Climáticas ,para que as pessoas possam refletir sobre o assunto e discutir buscando possível alternativas;
(   ) VERDADEIRO
(   ) FALSO


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.



História__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 A SOCIEDADE EGÍPCIA


AS ATIVIDADES SEMANAIS SERÃO INCLUÍDAS NA COMPOSIÇÃO DAS NOTAS BIMESTRAIS 
ORIENTAÇÕES: 
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: EGITO
- Registre todas as questões de revisão em seu caderno


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A SOCIEDADE EGÍPCIA

O FARAÓ
Ele era considerado um deus vivo, filho do Sol (Amon-Rá) e encarnação do deus-falcão (Hórus). Para os egípcios, toda a felicidade dependia do faraó e seu poder era ilimitado. Comandava os exércitos, distribuía a justiça, organizava as atividades econômicas. O faraó ostentava uma coroa e um cetro, símbolos de sua autoridade. 
Para os povos do Egito Antigo, o faraó era o pai e a mãe dos seres humanos; um governante com autoridade sobrenatural para recrutar o trabalho em massa necessário à manutenção do sistema de irrigação ao longo do Nilo. Além do poder e prestígio, o faraó possuía enorme riqueza. Era considerado o dono de todas as terras do Egito. Por isso, tinha o direito de receber impostos (pagos em produtos) das aldeias. 
O  Egito era um estado Teocrático, onde o poder religioso e político se misturavam.

O VIZIR : a maior autoridade depois do faraó. Cabia a ele tomar decisões jurídicas, administrativas e financeiras em nome do faraó.
 
OS NOBRES:  descendentes das famílias mais importantes dos antigos nomos cuidavam da administração das províncias ou ocupavam os postos mais altos do exército.
 
OS SACERDOTES: detinham muito poder, administravam todos os bens que os fiéis e o próprio Estado ofereciam aos deuses e tinham muita influência junto ao faraó. Enriqueciam porque ficavam com parte das oferendas feitas pela população aos deuses, além de serem dispensados do pagamento de impostos.

OS ESCRIBAS: os que dominavam a difícil escrita egípcia, encarregavam-se da cobrança dos impostos, da organização das leis e dos decretos e da fiscalização da atividade econômica em geral.

OS SOLDADOS: nunca atingiam os postos de comando, pois estes eram reservados à nobreza. Eles viviam dos produtos recebidos como pagamento e dos saques que podiam realizar durante as guerras de conquista.

 OS ARTESÃOS: exerciam as mais diversas profissões. Trabalhavam como pedreiros, carpinteiros, desenhistas, escultores, pintores, tecelões, ourives, etc. Muitas de suas atividades eram realizadas nas grandes obras públicas (templos, túmulos, palácios, etc.). 

OS CAMPONESES: chamados no Egito de felás, constituíam a imensa maioria da população. Trabalhavam nas propriedades do faraó e dos sacerdotes e tinham o direito de conservar para si apenas uma pequena parte dos produtos colhidos. Eram também obrigados a trabalhar na construção de obras públicas grandiosas, como abertura de estradas, limpeza de canais, transportes de pedras necessárias às grandes obras, como túmulos, templos e palácios.

OS ESCRAVOS: geralmente estrangeiros e prisioneiros de guerra, também compunham a base da sociedade. Trabalhavam, principalmente, nas minas e pedreiras do Estado, nas terras reais e nos templos. Muitas vezes faziam parte do exército em época de guerra e eram utilizados como escravos domésticos.

ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
- A agricultura era a base da economia egípcia e, como já vimos, dependia das águas do Nilo. O trigo, a cevada, os legumes e as uvas constituíam as principais culturas.
- Os egípcios dedicavam-se também à criação de bois, asnos, patos e cabritos. Além disso, praticavam também a mineração de ouro, pedras preciosas e cobre, este último muito usado nas trocas comerciais com outros povos. O comércio era feito à base de trocas, mas limitava-se ao pequeno comércio e à permutação de artigos de luxo com o exterior.
- O artesanato do Egito era conhecido no mundo antigo. Com a madeira, o cobre, o ouro, o marfim, o couro, o papiro, o bronze, seus artesãos produziam móveis, brinquedos, jóias, tecidos, barcos, armas, tijolos e uma variedade de outros objetos. 

A ESCRITA EGÍPCIA
- A escrita surgiu no Egito por volta de 3000 a.C.  Os caracteres que os egípcios usavam para escrever eram chamados de hieróglifos, usados geralmente em inscrições oficiais e sagradas gravadas em pedra.
- Os egípcios desenvolveram também uma forma simplificada dessa escrita hieroglífica chamada escrita hierática (escrita dos deuses), utilizada principalmente pelos sacerdotes sobre madeira ou papiro.
- Havia ainda a escrita demótica (escrita do povo) , mais popular, que era uma simplificação da hierática, geralmente usada em cartas e registros sobre papiro.
  - Eles usavam tinta feita de fuligem e algumas vezes decoravam suas escritas com tinta vermelha.

RELIGIÃO EGÍPCIA
- Assim como os mesopotâmicos, os egípcios eram politeístas, e a religião estava presente na vida cotidiana de toda a população. Eles acreditavam que a vontade dos deuses decidia desde os fatos cotidianos até os fenômenos naturais, como as cheias do Nilo ou os períodos de grande seca.
- Os egípcios também adoravam o Sol e a Lua, e a atribuíam características divinas a animais, como o gato, o boi, o crocodilo e o falcão. Por isso, as divindades podiam ter forma animal (zoomorfíssimo), humana (antropomorfismo) ou mesmo as duas formas juntas (antropozoomorfismo).
- O Sol era uma das principais divindades do Egito antigo. Ele era identificado como Ré ou Rá, o deus que dava vida. Provavelmente os antigos egípcios já tinham relacionado o Sol à germinação das plantações, fonte de alimento. Posteriormente, ele foi identificado como Amon, o deus de Tebas, e passou a ser conhecido como Amon-Rá, o rei dos deuses.

A crença na vida após a morte:
- Os egípcios acreditavam que a vida continuava após a morte. Quando uma pessoa morria, no túmulo era colocado pelo menos um trecho do Livro dos Mortos, uma espécie de manual com fórmulas mágicas, hinos e orações que poderiam ajudar o morto a se apresentar diante do tribunal de Osíris, o deus dos mortos, momento em que seria julgado por tudo o que fez durante a vida.
- Os mortos eram sepultados com objetos que poderiam ser úteis em sua nova vida: alimentos, utensílios domésticos, objetos pessoais, joias, armas etc. assim, a vida além-túmulos não seria apenas a existência de uma alma descolada do corpo. Para os egípcios, a alma abandonava o corpo na hora da morte, mas retornava a ele no outro mundo. Preocupados com a preservação dos corpos, os antigos egípcios mumificavam os mortos.

A mumificação dos mortos.
- O processo de mumificação se iniciava com a retirada dos órgãos internos, que eram guardados em vasos. Apenas o coração era deixado, por ser considerado o centro da vida. Na sequência, o corpo era tratado com resinas e óleos especiais para que fosse preservado. No final, os egípcios envolviam o corpo com tiras de linho e o colocavam no caixão. Esse processo durava aproximadamente setenta dias.
- A mumificação custava caro e nem todos podiam pagar por ela. Por isso, o método podia ser simplificado, de acordo com as posses da família, por exemplo, substituindo o os óleos e resinas especiais por um tipo de sal.
- Não foram encontrados documentos egípcios descrevendo o processo de mumificação. O que sabemos hoje se baseia nas anotações do historiador grego Heródoto (século V a.C.) e nos estudos das múmias feito por pesquisadores. Assim, mumificando seus mortos, os egípcios ajudaram a preservar  parte importante de sua cultura.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda de acordo com o texto

1) Como o Faraó era considerado no Egito Antigo?

2) O que Faraó ostentava em sua cabeça e qual o significado?

3) Quem tinha o direito de receber (ficar) com os impostos cobrados? Por quê?

4) Que tipo de governo possuía o Egito?

5) Observe a pirâmide representando a estrutura da sociedade egípcia. Depois, explique, resumidamente, quem eram:
a) Sacerdotes e Nobres, b) Escribas e c) Camponeses e escravos

6) Como era praticado o comércio?

7) Como se chamavam os caracteres que os egípcios usavam para escrever e onde eram utilizados? 

8) A religião dos egípcios era: (     ) monoteísta ou (     ) politeísta. O que significa monoteísta e politeísta?

9) Na crença egípcia, para onde iam as almas dos mortos? Como os corpos eram preservados?

10) Como era o processo de mumificação dos corpos pelos egípcios?


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: exercício e relaxamento.


Assista o vídeo e acompanhe os movimentos para exercício e relaxamento.



Aula de exercício e relaxamento

Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.


Link: https://forms.gle/32jkh4kxwVMkpErGA

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.



TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: LUTAS.


Hoje iremos iniciar mais uma jornada de aprendizagens sobre uma temática que é abordada na Educação Física da escola. As LUTAS.

As lutas estão e são parte da história da humanidade há muito tempo. Em várias culturas e partes do mundo existem registros de lutas e atividades de combate. Em cada período da história as lutas tiveram suas características e finalidades. Hoje em dia as lutas estão em espaços de lazer e nos esportes. Nas ruas encontramos as brigas. Falaremos mais adiante dessa diferença, entre lutas e brigas.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

ATIVIDADE 1 – Você provavelmente já deve ter conhecido alguma luta. Visto na televisão, ou até mesmo praticado alguma. E se não conhece, não tem problema, vamos conhecer juntos!!!

Escolha algumas lutas da imagem abaixo pesquise sua origem e características.

Diferentes lutas

Valores Humanos
Você já ouviu falar em Valores Humanos? Os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. Eles fazem parte da formação de sua consciência e da maneira como vive e se relaciona na sociedade. Os valores humanos funcionam como normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. São os valores cultivados por uma pessoa que vão basear suas decisões e demonstrar ao mundo quais os princípios que regem sua vida. Assim, os valores humanos estão sempre sendo expressos em nossas condutas e comportamentos, mesmo que às vezes sem ter consciência. Nas lutas, os valores são importantíssimos de serem observados e praticados, evitando confundirmos luta com briga. Respeito, honestidade, empatia, senso de justiça, solidariedade, coragem são exemplos de valores humanos. Escreva em seu caderno alguns  valores humanos que você conhece e que são importantes na sua vida.


Link: https://forms.gle/EvypKzWj5UkgYbYi8

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.

Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.

Quarta-feira, dia 2


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Leitura e interpretação de texto.

Link: https://forms.gle/UiNFVvd2sJ1qNEfR7

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Tornando o campo fértil

    Um mestre encarregou o seu discípulo de cuidar do campo de arroz. 
No primeiro ano, o discípulo vigiava para que nunca faltasse a água necessária. O arroz cresceu forte e a colheita foi boa.
    No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante. O arroz cresceu rapidamente e a colheita foi maior.
    No terceiro ano, ele colocou mais fertilizante. A colheita foi maior ainda, mas o arroz nasceu pequeno e sem brilho.
    Então o mestre advertiu-o:
    — Se continuar aumentando a quantidade de adubo, não terá nada de valor no ano que vem.
    Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.

Autor desconhecido. Disponível em: <https://metaforas.com.br/2013-09-21/tornando-o-campo-fertil.htm>.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Questão 1 – Identifique o objetivo do texto “Tornando o campo fértil”:
(a) fazer refletir.
(b) noticiar um fato.
(c) explicar o preparo de algo.
 

Questão 2 – Para indicar a progressão do tempo no campo de arroz, o narrador usou:
(a) numerais ordinais.
(b) numerais cardinais.
(c) numerais fracionários.


Questão 3 – Na parte “No segundo ano, ele teve a ideia de acrescentar um pouco de fertilizante.”, o pronome “ele” refere-se:
(a) ao mestre.
(b) ao discípulo.
(c) ao narrador da história.


Questão 4 – Identifique a função do travessão no texto:
(a) anunciar a fala do mestre.
(b) assinalar o início da fala do mestre.
(c) indicar a continuidade da fala do mestre.
 

Questão 5 – “Você fortalece alguém quando ajuda um pouco. Mas se você ajuda muito, pode enfraquecê-lo e até estragá-lo.” Quem dá o ensinamento acima?
(a) o mestre.
(b) o discípulo.
(c) o narrador da história.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.



Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Continuação sobre as medidas de tempo


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno:

3. Complete cada espaço abaixo adequadamente:

a) O ano tem 365 dias ou 366 dias. De quatro em quatro anos, o mês de fevereiro tem 29 dias. Nesse caso, o ano é chamado de ___________ e tem 366 dias. 

b) O ano também pode ser dividido em semestres (seis meses),  trimestres (três meses) ou bimestres (de dois em dois meses). Nesse caso, quantos bimestres tem um ano?_______________. O ano tem _____ semestres e ______ trimestres. 

c) Em que ano estamos?________. Este ano é bissexto?______. Por quê? 

d) Quantos meses há em meio ano? ______ E em 3 anos? ______


4. Lucas colocou um filme cuja duração é de 1h45 min. Na figura a seguir, o relógio está indicando o momento em que ele começou a assistir a esse filme. 


a) A que horas Lucas começou a assistir ao filme? 

b) Se ele assistir ao filme sem interrupções, a que horas vai terminar?


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.


Quinta-feira, dia 3


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: HIGIENE E SAÚDE


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NOSSO BEM ESTAR DEPENDE MUITO DO AMBIENTE. DEPENDE, TAMBÉM, DE COMO CUIDAMOS DE NOSSO CORPO, DE NOSSA MENTE, DE NOSSA SAÚDE...
ALGUNS DESSES CUIDADOS SÃO CHAMADOS HÁBITOS DE HIGIENE.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
 
1. DEVEMOS DESENVOLER CERTOS HÁBITOS PARA MANTER A HIGIENE CORPORAL. COMPLETE AS FRASES ADEQUADAMENTE, USANDO AS PALABRAS DO QUADRO:

HIGIENE  -   DOENÇAS  - CABELOS

SAÚDE  -  UNHAS


É FUNDAMENTAL PARA O CONVÍVIO ENTRE AS PESSOAS, A _____________ DO CORPO E  TAMBÉM É IMPORTANTE PARA A  ______________.
OS _____________ DEVEM ESTAR SEMPRE LIMPOS E AS ___________________ BEM CORTADAS.
OS MICROORGANISMOS PODEM PROVOCAR_____________ DE PELE, COMO MICOSES, ALÉM DE CAUSAREM MAU CHEIRO.


2. ESCREVA DOIS MOMENTOS EM QUE DEVEMOS LAVAR BEM AS MÃOS.
    
R:_______________________________________


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.



Inglês__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA: translation.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.





Arte__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 CÍCULO CROMÁTICO


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

 
Entende-se por círculo cromático, como o próprio nome designa uma paleta composta por doze cores, sendo elas:
Três cores primárias: não podem ser obtidas através de outras, como o amarelo, azul e vermelho. 
Três cores secundárias: formadas pela mistura das cores primárias, obtemos laranja, violeta e verde.
Seis cores terciárias: compostas pela mistura das cores secundárias.

Harmonia monocromática: utilizamos a mesma cor com diferentes saturações e luminosidade. Para que não fique sem graça e monótono, pode-se utilizar o preto e branco para destacar os detalhes.







NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Veja os exemplos acima, de desenhos monocromáticos (pintados com tons da MESMA COR). Em seu caderno, faça um desenho de sua preferência e pinte-o de forma monocromática (USANDO APENAS UMA COR), com sua cor preferida. Lembre-se de usar todos os tons da mesma cor ( do mais fraco ao mais escuro)


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.


Sexta-feira, dia 4


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Leitura e interpretação de texto.

Link: https://forms.gle/fyVDtH99MhKQYXoc7

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


Paraipaba - Ceará, 06 de julho de 2016.
                                                                      
Querido diário!

            Lembro-me que o dia mais marcante da minha vida foi nas férias, em Paraipaba: a final do Campeonato Paraipabense. Ali vivi um momento inesquecível e único. Quando entrei no estádio e vi aquela multidão de pessoas nas arquibancadas, senti um friozinho na barriga. Meu coração batia fortemente e estava com muita vergonha, pois jogar naquele lugar, com tanta gente me olhando, precisava de coragem.
            Começou o jogo. Levamos um gol logo no início da partida. O treinador permanecia muito chateado, pois estávamos perdendo. Mas finalmente conseguimos empatar. A torcida vibrava e nos pedia mais gols. Faltava pouco tempo para terminar o jogo quando aproveitei um lance e fiz o gol da vitória. A alegria dos membros do time e dos torcedores nas arquibancadas foi intensa. Todos comemoravam aquela vitória. Eu me senti um verdadeiro herói.
            Naquele dia, ganhamos troféu e medalhas. Foi tão marcante aquele momento que quando me lembro, hoje, ainda fico extasiado.

Antônio Caio dos Santos
(Escola João Moreira Barroso, setembro de 2017. Vieira, Antônio Caio dos Santos. Professor F. Maurício Araújo)


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. A finalidade do texto é:
a) apresentar dados relevantes do futebol brasileiro.
b) registrar algo agradável vivenciado pelo autor.
c) relatar acontecimentos marcantes de vários personagens.
d) defender uma opinião.


2. Na frase “... pois jogar naquele lugar, com tanta gente...”, a expressão destacada se refere a:
a) Paraipaba.
b) arquibancadas.
c) estádio.
d) campeonato.


3. Por que o personagem sentiu um friozinho na barriga?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


4. O que o narrador-personagem quis dizer ao falar “meu coração batia fortemente”?
(a) Porque entrou no estádio e viu uma multidão de pessoas nas arquibancadas;
(b) Porque suas férias foram inesquecíveis;
(c) Porque o time conseguiu empatar o jogo.


5. Qual a alternativa que não corresponde à maneira com que foi comemorada a vitória do campeonato?
(a) Com gritos de alegria e aplausos;
(b) Com o recebimento de troféu e medalhas;
(c) Com a alegria da torcida;
(d) Pelo gol perdido no início da partida.



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Sandra - 19 99311-0750.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Continuação sobre as medidas de tempo


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda as questões abaixo no formulário:

5. Uma apresentação teatral do 6º ano para os pais teve duração de 2 horas e 25 minutos. A duração dessa apresentação foi de 

A) 135 minutos. 
B) 145 minutos. 
C) 155 minutos. 
D) 165 minutos. 


6. Quando Joao vai para a escola a pé e volta de ônibus, ele gasta uma hora e quinze minutos; quando vai e volta de ônibus, ele gasta meia hora. Para cada meio de transporte, o tempo gasto na ida e igual ao tempo gasto na volta. Quanto tempo ele gasta quando vai e volta a pé? 

a) uma hora e quarenta e cinco minutos. 
b) duas horas. 
c) duas horas e quinze minutos. 
d) duas horas e meia.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.



 ----------------

6o ano__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!