Gestão em Logística
Semana de 30 de Novembro à 04 de Dezembro de 2020
Exercícios para revisão:
Para resolver a Atividade.1, consultar o material referente a semana de 24 à 28 de Agosto.
Segunda-feira, dia 30
Atividade.1
Dia 30 de Novembro
a. Caio trabalhou 8 horas embalando biscoitos artesanais de Natal, produzindo um total de 368 caixas. Sabendo-se que a quota horária é de 80 caixas, calcule a eficiência.
b. Bruno trabalhou 8 horas na operação de mistura, produzindo 16.600 kg de material misturado. Sabendo-se que a quota horária é de 4.600 kg, calcule a eficiência.
c. Com base nos exemplos 1 e 2, qual foi o mais eficiente Caio ou Bruno.
d. Uma operadora trabalhou durante o dia nos seguintes horários: 7:00 às 11:00 horas e 13:00 às 17:00 horas, produzindo no total 272 máquinas. Sabendo-se que o tempo padrão é de 6 min por máquina, calcule a eficiência padrão desta operadora.
e. Tony trabalhou na operação de pintura durante 180 minutos, produzindo 360 peças de uma operação cujo tempo padrão é de 0,50 min. Gil, seu companheiro, trabalhou na operação de estampar durante 240 minutos, produzindo 700 na operação cujo tempo padrão é de 0,45 minutos. Calcule e responda quem foi mais eficiente Tony ou Gil.
Para resolver a Atividade.2, consultar o material referente a semana de 24 à 28 de Agosto.
Terça-feira, dia 1
Atividade.2
a. Calcule as quotas de produção abaixo:
a) Período de tempo = 450 min - Tempo padrão por peça = 0,45 min
b) Período de tempo = 480 min - Tempo padrão por caixa = 0,60 min
c) Período de tempo = 2 horas - Tempo padrão por fardo = 0,30 min.
d) Período de tempo = 576 min. - Tempo padrão por saco = 0,40 min.
b. Uma confecção está com um gargalo de produção na operação de rebater o elástico. Sabendo-se que o tempo padrão é de 0,40 minutos por peça e que a operadora trabalha em um turno de 528 minutos, qual a quota diária de produção?
Para produzirmos 5000 peças quantos minutos necessitamos?
Para resolver a Atividade.3, consultar o material referente a semana de 31 de Agosto à 04 de Setembro.
Quarta-feira, dia 2
Atividade.3
1.Defina o que é Just in Time.
2. Assinale F (Falso) ou V (Verdadeiro) para as questões abaixo:
( ) Fila, estoque, excesso, espera, movimentação, preparo, refugo são fatores que implicam em
eficiência.
( ) O Just in Time (JIT) surgiu no Japão em meados da década de 60.
( ) De forma bem objetiva e clara, o JIT pode ser definido como um processo que produz e entrega produtos baseando na demanda e na quantidade exata necessária, aumentando assim o estoque.
( ) A movimentação dentro da linha de produção não gera desperdício.
( ) Fazer com que o processo produtivo se restrinja às operações que adicionam valor ao produto. Essa afirmação trata-se dos objetivos do JIT.
( ) O Princípio fundamental do JIT: Eliminar o desperdício.
( ) Esse sistema possibilita, portanto, a diminuição de custos, a eficácia e a otimização do tempo de produção e entrega — por isso o nome Just in Time, que significa “bem na hora”.
( ) Quem se organizar melhor eliminará custos indiretos e conseguirá um custo global menor, obtendo portanto mais liquidez e tornando-se mais competitivo.
3. Coloque um X na resposta correta (Vantagens ou Desvantagens do JIT) nas afirmativas abaixo.
a. Se a demanda for muito instável, a empresa poderá ter dificuldades de acompanhar o ritmo de fabricação ou comercialização exigido, especialmente se houver uma elevação expressiva das vendas
( ) Vantagem ( ) Desvantagem
b. Ocorrências de riscos de interrupções na produção, motivados por panes nos equipamentos, greves, acidentes ou intempéries naturais.
( ) Vantagem ( ) Desvantagem
c. Maior qualidade do produto, pois existe a busca contínua pela eliminação de erros, quebras e falhas que podem prejudicar as mercadorias fabricadas.
( ) Vantagem ( ) Desvantagem
d. Possibilidade de mudar produtos com poucas perdas ou complicações.
( ) Vantagem ( ) Desvantagem
e. Otimização dos processos de produção e logística.
( ) Vantagem ( ) desvantagem
4. De que forma a empresa Toyota Motor Company comprovou a eficácia da metodologia do Just in Time?
Para resolver a Atividade.4, consultar o material referente a semana de 31 de Agosto à 04 de Setembro.
Quinta-feira, dia 3
Atividade.4
Responder as questões abaixo:
1. Explique com suas palavras o que você entendeu sobre produção puxada.
2. Explique com suas palavras o que você entendeu sobre produção empurrada.
3.Em um sistema de planejamento e controle de produção, no qual a demanda de produção é acionada de tal forma que cada operação requisita, da operação anterior, os componentes e materiais para sua implementação somente no instante e quantidades que são necessários. Assinalar o item abaixo correto.
a. Empurrada
b. Limitada
c. Puxada
d. Celular
e. Posicional
4. Uma indústria que utiliza o sistema puxado de planejamento e controle da produção está optando por um processo produtivo em que:
a. o número de agentes no canal de fornecimento, aumenta maximizando os estoques;
b. o sistema gera filas de materiais processados;
c. os materiais são movidos somente quando a próxima etapa os solicita;
d. a fabricação tem início quando os estoques atingem 80% dos estoques de segurança;
e. a tarefa, imediatamente após ser processada em um centro de trabalho, é entregue, sem que este possa utilizá-lo no centro seguinte.
Para resolver a Atividade.5, consultar o material referente a semana de 08 à 11 de Setembro.
Sexta-feira, dia 4
Atividade.5
Uma indústria de peças automotivas tem um estoque inicial de 25.000 peças. Ela trabalha 4 semanas/mês com 7 dias/semana (28 dias/mês).
Na semana 1 produziu 5.000 peças e a demanda foi de 4.500 peças.
Na semana 2 programou a produção para 2.000 peças e a demanda foi de 15.800 peças.
Na semana 3 programou a produção para 1.500 peças e a demanda foi de 10.000 peças.
Na semana 4 programou a produção para 7.200 peças e a demanda foi de 4.800 peças.
Montar a planilha conforme modelo da planilha.2 e calcular para as 4 semanas:
a. Cobertura Total;
b. Estoque ativo;
c. Estoque ocioso
OBS.: Analisar a semana que não haverá necessidade de produzir para atender a demanda.
Leitura:
Logística Reversa Aplicada
Com a crescente necessidade de cuidados ambientais, o planeta confere à Logística Reversa (LR) um papel importantíssimo que passa pela continuidade das conhecidas atividades comerciais, pelo desenvolvimento de novos padrões de consumo, novas profissões, novas estruturas de mercado e novos comportamentos, chegando até a tão almejada sustentabilidade.
Logística Direta e Logística Reversa
Na Logística Direta, conhecemos o fluxo da cadeia de suprimentos (supply chain), que se inicia com a matéria-prima até a produção e prossegue com a distribuição até a entrega ao consumidor final. Na Logística Reversa, o caminho é inverso e os produtos ou seus resíduos, embalagens e afins são movimentados do consumidor em direção ao produtor, mas não necessariamente chegará a ele, pois são muitas as razões para os processos reversos, dentre as quais destacam-se os danos, a reposição, a sazonalidade, os reprocessamentos, a reciclagem ou o reúso de embalagens e o destino adequado ao que se tornou obsoleto.
Essas e outras razões se encaixam nas duas formas mais conhecidas nas estratégias operacionais de Logística Reversa: a logística de pós-venda, que está relacionada ao fluxo físico e das informações dos bens de pós-venda, sem uso ou com pouco uso, que por algum motivo retornarão aos elos anteriores do fluxo direto, e a logística de pós-consumo que está relacionada aos bens de pós-consumo cuja vida útil chegou ao fim e não podem ser negociados nos canais convencionais, no entanto, não significa que não possam ser reaproveitados de alguma forma antes de ponderar seus descartes adequados.
Uma Logística Reversa bastante promissora
O consumidor vem se tornando mais exigente a cada ano e fazendo valer seus direitos. Dessa forma, a Logística Reversa do pós-venda também precisa se adequar a este cenário para garantir a presteza no atendimento ao consumidor e apoiar os fabricantes no desenvolvimento de uma produção mais voltada à qualidade e à satisfação.
As questões ambientais vêm ganhando força desde o final da década de 70 e os consumidores, à medida que desenvolvem uma maior consciência ambiental, exigem do setor industrial um comportamento ambientalmente correto. Essas transformações são acompanhadas pelos chamados “Green Consumers” (Consumidores Verdes) que até pagam mais por produtos oriundos de empresas que partilham de sua consciência ambiental.
Segundo levantamentos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), enquanto a taxa de crescimento populacional cresceu 6% de 2003 a 2014, a geração de resíduos sólidos aumentou 29% no mesmo período. Atualmente, o país produz cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos sólidos, sendo que 30% disso poderia ser retrabalhado, mas apenas 3% é reciclado. Embora o número de municípios que implantaram programas de reciclagem tenha disparado nos últimos dez anos, de 80 para mais de 900, isso representa apenas 20% das cidades, o que abre um interessante e promissor mercado para a Logística Reversa ainda pouco explorada, rica, essencial e cheia de oportunidades.
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Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!