domingo, 29 de novembro de 2020

Semana 17 - de 30/11 a 4/12 - 9o ano EJA

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.



Segunda-feira, dia 30


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: Correção das atividades da semana 16.

1. Na comparação dos textos 1 e 2, pode-se afirmar que:

D) Os dois textos tratam do mesmo assunto – meio ambiente.

 

2. Com relação aos textos apresentados acima, pode-se afirmar que

D) os dois textos apresentam os benefícios da utilização da tecnologia na educação.

  

3. No trecho “— Nós estivemos há pouco...” (ℓ. 21), a palavra destacada retoma

A) casa.

 

4. No trecho “Que marcassem o jantar para a noite seguinte. ”, a expressão em destaque dá ideia de

D) tempo.

  

5. No trecho “... e desprezo por tudo que possa contrariá-los.” (ℓ. 21), a palavra destacada substitui

A) adolescentes.

 

6. Nesse texto, a expressão “se envaidece”, (l. 6) refere-se

A) ao amor.


7. No trecho: “... o marido se entregava a essa terapêutica atividade...” (l. 11), a expressão destacada refere-se

B) à pintura na garagem e na cozinha.

 

8. No trecho “Essas situações podem estressar os bichinhos”, (l. 6) a expressão destacada refere-se 

C) às mudanças na rotina familiar e muitas visitas.

 

9. Nesse texto, qual trecho expressa a ideia de tempo?

B) “... antes de ir pra cama?”.

 

10. Nesse texto, no trecho “Vi uma reportagem nessa semana...” (ℓ. 1), a expressão destacada indica uma ideia de

D) tempo.

 

11. Nesse texto, no trecho “Comparei, ponderadamente...” (l. 36), a palavra destacada indica

A) modo.

 

12. No trecho: “Então, decidi me calar” (l. 19), o uso da palavra destacada estabelece uma relação de

B) conclusão. 

 

13. Nesse texto, os termos em negrito indicam

C) Oposição, explicação, finalidade.

 

14. As palavras destacadas no texto: “Não; Porque; Mas; E, exprimem uma ideia de

D) negação (não), explicação (porque), oposição (mas), adição (e). 

 

15. No trecho “Há alguns dias ela não estava tão bela.” (ℓ. 1), a palavra destacada indica uma ideia de 

B) intensidade. 



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:  


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1)  Trinta triângulos iguais são desenhados como mostra a figura. A fração que representa a área sombreada é:
 


2) A tabela a seguir mostra os rendimentos mensais com as respectivas alíquotas e deduções do imposto de renda – I.R.
 
Neste período, o salário mensal de Renata era de R$ 2 500,00, então: 
a) Renata era isenta
b) Renata deve pagar R$ 375,00 de I. R.
c) Renata deve pagar R$ 495,00 de I. R.
d) Renata deve pagar R$ 687,50 de I. R.


3) O gráfico a seguir apresenta as vendas de equipamentos agrícolas de uma indústria:
Pode-se afirmar que:
a) foram vendidos 90 equipamentos até abril. 
b) as vendas aumentaram mês a mês.
c) foram vendidos 100 equipamentos até junho. 
d) o faturamento da indústria aumentou de março para abril.
 

4) Cada um dos círculos a seguir, possui raio de 4 cm. A altura e a largura da pilha, respectivamente, medem:
a) 8 cm e 16 cm   
b) 16cm e 8 cm  
c) 16cm e 32 cm  
d) 32cm e 16 cm
 
5) Quatro carros transportam 20 pessoas. Para transportar 700 pessoas, quantos carros iguais a esses seriam necessários?
a)140      
b) 150    
c) 130    
d) 160   
e) 200


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Vande - 19 99440-5318.



Terça-feira, dia 1


Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: 
SEMANA17

Link: https://forms.gle/ppmJJB7aC7YT1cAKA

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. . Cingapura, Taiwan, Hong Kong e Coreia do Sul são países que nos últimos anos têm mostrado forte crescimento econômico caracterizado por uma economia aberta e com grande parte da produção destinada à exportação. Esses países são conhecidos como: 
A. os quatro grandes
B. os leões orientais
C. os quatro gigantes
D. tigres asiáticos.


2. . Os Tigres Asiáticos, são países que ocupam: 
A. ) A Ásia Setentrional
B. O Sudeste Asiático e Extremo Oriente.
C. O Oriente Médio.
D. A Ásia Central


3.Israel possui, atualmente, fronteiras com o Egito, ainda, com Jordânia, Líbano e Síria.
(   ) VERDADEIRO
(   ) FALSO


4. A respeito do Japão, qual a afirmativa errada? 
A. A situação do Arquipélago, hoje, é a terceira maior economia do planeta.
B. A existência de relevo montanhoso na maior parte do território limita a existência de agricultura.
C. Seu território faz parte de uma área instável da crosta terrestre, o que explica a ocorrência de terremotos e erupções vulcânicas
D. riqueza A mineral do território é um dos principais fatores de crescimento industrial japonês.


5. Sabe-se que, de todos os países considerados emergentes no cenário econômico mundial contemporâneo, um deles apresenta excepcionais taxas anuais de crescimento e mercado consumidor em expansão, até mesmo por tratar-se da maior população do planeta. Assinale a opção que identifica esse país. 
A. Indonésia.
B. Brasil.
C. Japão.
D. China.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.



História__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 A produção de café

ORIENTAÇÕES:
- Antes de iniciar a atividade registre no seu caderno a pauta e a data de hoje. 
- É muito importante neste momento que o seu caderno esteja organizado e com todo conteúdo que vamos estudar.
- Pauta: A produção de café

DESTA VEZ VOCÊS NÃO PRECISAM COPIAR, APENAS LEIAM E TIREM AS INFORMAÇÕES PARA RESPONDER AS QUESTÕES NO CADERNO.
ESSE TEXTO COMPLEMENTA O ASSUNTO TRATADO NA SEMANA ANTERIOR:


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

A produção de café:
Em 1838, ainda no período imperial, o café tornou-se o principal produto de exportação brasileiro. Com isso, os cafeicultores ampliaram seu poder de influência na política nacional. Com a intauração da república, os grandes cafeicultores praticamente tinham o Estado a serviço dos seus interesses. 
No início do século XX, o consumo mundial de café cresceu bastante, chegando a atingir mais de 20 milhões de sacas anuais no final da década de 1920. Estados Unidos e Europa eram os principais consumidores, e o Brasil, o maior fornecedor.
Convênio de Taubaté:
O aumento da oferta de café no mercado internacional reduziu drasticamente o preço da mercadoria. Em 1906, representantes de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, principais estados produtors de café, se reuniram na cidade de Taubaté, no interior de São Paulo, para oficializar medidas que garantissem a manutenção dos lucros com a cafeicultura.
Nesse encontro ficou definido que o governo federal compraria o excedente de café com recursos obtidos de empréstimos internacionais e armazenaria o produto. Com isso, os cafecultoires garantiam o aumento da produção sem correr o risco de perda, e o governo passaria a controlar o volume das exportações, assegurando a estabilidade do preço do café no exterior.
O levante dos tenentes.
No dia 5 de julho de 1922, jovens oficiais do exercito se rebelaram contra o governo e a política oligárquica que regia o Brasil. Eles partiram do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, e avançaram pela margem da praia, com o objetivo de moralizar as instituições políticas. O movimento, porém, foi combatido pelas forças fiéis ao governo. A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana, com ficou conhecida, deu início a uma série de mobilizações militares nos anos 1920: o tenentismo.
Em 1924, novos levantes em São Paulo e no Rio Grande do Sul mostraram que a insatisfação dos jovens oficiais prosseguia. Os tenentes defendiam maior papel politico do exercito, melhorias na educação publica e no sistema de justiça, autonomia dos estados, criação de legislação social, liberdade sindical e de imprensa, eleições livres e honestas, com voto secreto e reforma tributária. No entanto, divergências internas entre os tenentes e a falta de formação politica mais sólida por parte deles impediram o aprofundamento das propostas.
A Coluna Prestes.
Os levantes de São Paulo e do Rio Grande do Sul foram violentamente reprimidos, mas geraram um novo movimento: a Coluna Miguel costa-Prestes, ou simplesmente Coluna Prestes. Composta por participantes das duas revoltas e liderada por Luís Carlos Prestes, a Coluna escapou da repressão armada nos estados e avançou pelo interior do Brasil.
A Coluna Prestes chegou a reunir cerca de 1600 membros e percorreu mais de 200 mil quilômetros entre 1925 e 1927. Herdeira do tenentismo, seu discurso insistia na critica ao governo de Arthur Bernardes. Ela enfrentou tanto as tropas do exercito que a combatiam quanto às milícias locais e os bandos armados. Em fevereiro de 1927, bastante fragilizada, a Coluna cruzou a fronteira brasileira com a Bolívia e lá depôs suas armas.
A Semana de Arte Moderna:
Se a Primeira República manteve muito das práticas oligárquicas dos períodos colonial e imperial, excluindo a população pobre da vida politica e da riqueza econômica, nas artes, porem, houve uma grande inovação. Nos dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922, um grupo de artistas, escritores e intelectuais brasileiros realizou a Semana de Arte Moderna, no Teatro Municipal de São Paulo. O local abrigou mostras de artes plásticas, declamações de poesias, conferências, concertos e espetáculos da dança.
Entre os artistas que participaram do evento estavam os escritores Mário de Andrade e Oswald de Andrade, o compositor Heitor Villa-Lobos e pintores como Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti.
O objetivo da Semana de 1922 era surpreender e chocar, adaptando as propostas das vanguardas artísticas europeias, como o futurismo, o cubismo e o expressionismo, para o contexto brasileiro. Por conta disso, os artistas brasileiros forma chamados, a princípio, de futuristas, mas posteriormente o movimento recebeu o nome de modernismo. As obras apresentadas no evento rechaçavam e ridicularizavam a arte brasileira do final do século XIX e valorizavam temas da cultura popular nacional. Uma das consequências da Semana de Arte Moderna foi a valorização do patrimônio histórico e do folclore do Brasil. A recepção da Semana de Arte Moderna pela população paulistana foi fria. Em geral, os críticos consideraram as intenções renovadoras dos vanguardistas uma brincadeira de jovens. O Brasil demoraria alguns anos para aceitar e celebrar a nova arte.

Texto de estudo sobre a Era Vargas 
A Era Vargas é o nome que se dá ao período em que Getulio Vargas governou o Brasil por 15 anos, ininterruptos (de 1930 a 1945). Essa época foi um divisor de águas na história brasileira por causa das inúmeras alterações que Vargas fez no país, tanto sociais quanto econômicas.
O Brasil da República Velha
Até o ano de 1930 vigorava a República Velha no Brasil. Caracterizada por uma forte centralização do poder entre os partidos políticos e a conhecida aliança política "café-com-leite" (entre São Paulo e Minas Gerais), a República Velha era baseada na economia cafeeira e, portanto, mantinha vínculos com grandes proprietários de terras. Existia um revezamento entre os presidentes apoiados pelo Partido Republicano Paulista (PRP), de São Paulo, e o Partido Republicano Mineiro (PRM), de Minas. O presidente de um partido, ao término de seu mandato, anunciava como candidato do governo um nome do outro partido.  Dessa forma o cargo de presidente era ocupado apenas por paulistas e mineiros. O problema estourou nas eleições de 1929, quando o pacto foi rompido. Quando chegou ao fim do mandato, o presidente Washington Luís que era paulista, defendeu a candidatura de Julio Prestes, candidato também paulista . Em resposta, o partido mineiro então anunciou que iria aliar-se ao Rio Grande do Sul e Paraiba, formando a Aliança Liberal, que lançou Getúlio Vargas como candidato à presidência e João Pessoa como seu vice.
O Golpe do Exército e a Revolução de 1930
O paulista Júlio Prestes conseguiu a vitória, mas as eleições foram sujas e cheias de fraudes. A Aliança Liberal (nome dado aos aliados gaúchos, mineiros e paraibanos), ficou indignada com as trapaças nas eleições. Os estados aliados arquitetaram uma revolta armada. A situação piorou ainda mais, quando o candidato à vice-presidente de Getúlio Vargas, João Pessoa foi assassinado em Recife, capital de Pernambuco.  Os líderes da Aliança Liberal acusaram os paulistas do assassinato e aproveitaram o acontecimento para detonar a revolta contra o presidente Whashington Luis. Apoiados pelo Exército (que era contra o governo), os rebeldes, liderados por Getulio, tomaram o poder. Júlio Prestes foi deposto e fugiu junto com Washington Luís. A Revolução de 30 acabou com a República Velha e Getulio Vargas tornou-se chefe do país.   
O Governo Provisório (1930 - 1934)
A partir de 1930, a autoridade do Estado foi ampliada. Getúlio Vargas possuía muitos poderes. Começou a tomar políticas de modernização do país. Ele criou novos ministérios - como o Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio e o Ministério da Educação e Saúde. Vargas também demitiu todos os governadores de Estado, nomeando interventores em seus lugares. Os interventores eram pessoas da sua confiança. Na prática, os estados perdiam grande parte da sua autonomia política para o presidente. 
O Governo Constitucionalista (1934 - 1937)
Getúlio Vargas convocou uma Assembléia em 1933, e em 16 de julho de 1934 ficou pronta a nova Constituição, trazendo novidades como o voto secreto e o voto feminino. Foi um avanço, pois na República Velha o voto não era secreto, daí as oportunidades para os coronéis controlarem os votos e manipularem as eleições a favor dos grupos no poder.  
Ação Integralista Brasileira (AIB) X Partido Comunista Brasileiro (PCB) 
Nessa mesma época, duas orientações políticas rivais começaram a influenciar a sociedade brasileira. De um lado, a extrema direita fundara a Aliança Integralista Brasileira (AIB), de caráter fascista e pregando um Estado autoritário e totalitário. Inspiravam-se nos fascistas europeus até mesmo nas fardas e nos rituais. Eram extremamente nacionalistas e odiavam os comunistas. Seguiam o lema “Deus, pátria e família”. Tal corrente política também ficou conhecida como Integralismo. Era liderada por Plinio Salgado. No começo, Vargas mostrou alguma simpatia pelos integralistas. 
Do lado contrário, crescia a força do Partido Comunista Brasileiro  (PCB), inspirado no regime socialista da União Soviética. A união das pessoas com idéias de esquerda, deu origem a Aliança Nacional Libertadora (ANL). Vargas percebeu que a ANL poderia incomodar, por isso proibiu o seu funcionamento. As sedes pelo Brasil foram fechadas. Quem tentasse organizá-la clandestinamente iria para cadeia. O pessoal da ANL ficou inconformado. Planejaram uma revolução socialista no Brasil para derrubar Vargas. Foi tudo mal planejado. O governo tinha espiões no movimento. Em 1935 a rebelião estourou, mas foi pequena. Getúlio derrotou-a com facilidade. Essa revolta ficou conhecida como Intentona Comunista, (tinha o apoio da Internacional Comunista (Comintern). Depois dessa derrota, o Partido Comunista e a ANL deixaram de existir. Todos os seus militantes foram presos, inclusive os líderes Luis Carlos Prestes e Olga Benário. 
Obs. Esse período histórico  foi retratado no filme  “Olga”
O Plano Cohen e o Golpe de 1937
Getúlio Vargas sempre se mostrou contra o socialismo. Por isso deu apoio a uma grande farsa política - o golpe de 1937. Os integralistas, com o pleno conhecimento do governo, armaram uma mentira de grandes proporções, forjando o "Plano Cohen". Os integralistas diziam que os socialistas planejavam uma revolução maior e mais bem-arquitetada do que a de 1935, e teria o amplo apoio do Partido Comunista da União Soviética. Na verdade foi tudo um pretexto para um golpe antidemocrático. Os militares, e a maior parte da classe média brasileira, apoiaram a idéia de um governo mais fortalecido, uma ditadura para espantar o fantasma do socialismo no Brasil. Com o apoio militar e popular, Getúlio Vargas derruba a Constituição, e declara o Estado Novo. Assim, uma rígida ditadura é implantada no Brasil. 
Estado Novo (1937 - 1945)
Estado Novo é o nome da ditadura que Vargas implantou. A constituição de 1937, que criou o "Estado Novo" getulista, tinha um caráter centralizador e autoritário. Foi copiada da Constituição da Polônia fascista, dai o apelido de “polaca”. Com ela, os poderes do presidente ficaram ilimitados. O Congresso nacional foi fechado. Agora Vargas tomava todas as decisões sozinho. A nova constituição acabou com a existência de partidos políticos e os estados perderam toda a liberdade e autonomia perante o poder central do presidente. Os prefeitos passaram a ser nomeados pelos governadores e esses, por sua vez, pelo presidente. 
No Estado Novo foi criado o DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda), que controlava as rádios, a imprensa, os jornais, revistas,etc. Os meios de comunicação ficaram totalmente censurados, ninguém podia criticar o governo. O DIP também tinha o objetivo de construir a imagem do presidente Getúlio Vargas como o "Pai dos Pobres" e o "Salvador da Pátria". As greves foram proibidas e os sindicatos controlados pelo Estado. As prisões ficaram cheias de inimigos do governo. 
O 1o de maio passou a ser feriado. No Rio de Janeiro, operários desfilavam carregando enormes retratos de Getúlio, agradecendo ao “pai dos pobres”.
A economia brasileira na era Vargas 
A partir de Getúlio Vargas, o Estado brasileiro passou a intervir com toda a força na economia, empurrando-a para frente. A cafeicultura foi diminuindo sua importância enquanto a indústria começava a crescer. A vida rural diminuiu,cedendo espaço para a vida urbana. Foram criadas empresas estatais (que pertencem ao governo). Por exemplo, a Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), em Volta Redonda, para forjar milhões de toneladas de aço, a Companhia Vale do Rio Doce, de mineração, a Companhia Hidrelétrica de São Paulo, a Companhia de Álcalis (produtos químicos), etc. A Petrobrás e a Eletrobrás também são outras companhias criadas por Vargas. A visão econômica de Getúlio era nacionalista. Ele queria proteger as empresas brasileiras da concorrência estrangeira. 
O populismo varguista
Vargas tinha duas maneiras de controlar a população. Uma, como já vimos, era na base da repressão. A segunda maneira era mais moderada: chamava-se populismo. Era a preocupação do Estado em criar leis sociais e em buscar o apoio dos trabalhadores. Vargas pretendia assim ganhar o apoio popular. Vargas propôs uma espécie de pacto aos trabalhadores: “Em vez de lutar por seus direitos, os trabalhadores deveriam ser obedientes. Em troca, Vargas lhes concederia direitos trabalhistas. Assim, o pacto populista era uma troca: os operários se comprometiam a trabalhar, não fazer greves, nem protestar. Teriam que confiar no governo. Este, sempre que possível, criaria algumas leis de proteção social. 
Houve, na Era Vargas, grandes avanços na legislação trabalhista brasileira, que perduram até hoje. As leis trabalhistas ficaram famosas: jornada de trabalho de 8 horas por dia; proibição de contratação de menores de 14 anos; salário de férias; instituição do salário mínimo; previdência social e aposentadoria aos idosos (antes, na República Velha, velho pobre sem a ajuda de parente, virava mendigo). 
A 2a Guerra e as mudanças
A Segunda Guerra Mundial mudou a face do mundo. O Brasil participou da guerra ao lado de governos liberais e democráticos. Apesar do Brasil ter lutado contra os países do Eixo (fascistas), seu governo era uma ditadura com muitas semelhanças. Ficou difícil suportar essa contradição. A população começou exigir direitos democráticos. Getúlio não quis enfrentar pressões e concordou em abrir politicamente o regime. Libertou os presos, inclusive Luis Carlos Prestes. A censura à imprensa enfraqueceu e começaram a aparecer as primeiras noticias criticando o governo. Vargas prometeu eleições e uma nova constituição, no lugar da “Polaca” de 1937. Mas não foi bem-sucedido. Em 1945, os militares afastaram Getúlio Vargas.  Logo depois o Brasil elegeria pela primeira vez um presidente com voto direto e secreto: o marechal Eurico Gaspar Dutra.    


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Responda as questões no caderno. Serão pontuados os cadernos vistados pelo professor.

1) Explique como a crise de superprodução norte-americana atingiu a economia brasileira

2) Como se deu o rompimento do acordo da política do café-com-leite?

3) Que grupos políticos de oposição se formaram, aproveitando o rompimento do acordo das oligarquias, e concorreram à eleições? Caracterize-os

4) Explique as causas que desencadearam o movimento de 1930


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.



Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: exercício e relaxamento.


Assista o vídeo e acompanhe os movimentos para exercício e relaxamento.



Aula de exercício e relaxamento

Aqui temos alguns exercícios que buscam desenvolver a força muscular, resistência cardiovascular, resistência muscular. Antes de executá-los, procure um lugar adequado e seguro para a prática. Faremos um alongamento preparando o nosso corpo para os próximos exercícios. Os alongamentos ajudam a manter e aumentar a flexibilidade dos nossos músculos. Abaixo, siga os movimentos da imagem, a seta indica a direção na qual o movimento deve seguir. Mantenham a posição do alongamento por aproximadamente 20 segundos.


Link: https://forms.gle/32jkh4kxwVMkpErGA

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.



TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: LUTAS.


Hoje iremos iniciar mais uma jornada de aprendizagens sobre uma temática que é abordada na Educação Física da escola. As LUTAS.

As lutas estão e são parte da história da humanidade há muito tempo. Em várias culturas e partes do mundo existem registros de lutas e atividades de combate. Em cada período da história as lutas tiveram suas características e finalidades. Hoje em dia as lutas estão em espaços de lazer e nos esportes. Nas ruas encontramos as brigas. Falaremos mais adiante dessa diferença, entre lutas e brigas.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

ATIVIDADE 1 – Você provavelmente já deve ter conhecido alguma luta. Visto na televisão, ou até mesmo praticado alguma. E se não conhece, não tem problema, vamos conhecer juntos!!!

Escolha algumas lutas da imagem abaixo pesquise sua origem e características.

Diferentes lutas

Valores Humanos
Você já ouviu falar em Valores Humanos? Os valores humanos podem ser definidos como os princípios morais e éticos que conduzem a vida de uma pessoa. Eles fazem parte da formação de sua consciência e da maneira como vive e se relaciona na sociedade. Os valores humanos funcionam como normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa. São os valores cultivados por uma pessoa que vão basear suas decisões e demonstrar ao mundo quais os princípios que regem sua vida. Assim, os valores humanos estão sempre sendo expressos em nossas condutas e comportamentos, mesmo que às vezes sem ter consciência. Nas lutas, os valores são importantíssimos de serem observados e praticados, evitando confundirmos luta com briga. Respeito, honestidade, empatia, senso de justiça, solidariedade, coragem são exemplos de valores humanos. Escreva em seu caderno alguns  valores humanos que você conhece e que são importantes na sua vida.


Link: https://forms.gle/EvypKzWj5UkgYbYi8

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.

Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.

Quarta-feira, dia 2


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
  Leitura e interpretação de textos com descritores.
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Leia a tirinha abaixo:

“Bem, você conseguiu ferir meus sentimentos, mas eu aceito suas desculpas. Obrigada”.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1.  Nessa fala, expressa no segundo quadrinho, a palavra destacada refere-se:

A) À menina.

B) Ao menino.

C) Às duas crianças.

D) Aos sentimentos.


Leia o texto abaixo:

O Dia Seguinte

“Se há alguma coisa importante neste mundo, dizia o marido, é uma empregada de confiança. A mulher concordava, satisfeita: realmente, a empregada deles era de confiança absoluta. Até as compras fazia, tudo direitinho. Tão de confiança que eles não hesitavam em deixar-lhe a casa, quando viajavam.

Uma vez resolveram passar o fim de semana na praia. Como de costume a empregada ficaria. Nunca saía nos fins de semana, a moça. Empregada perfeita. Foram. Quando já estavam quase chegando à orla marítima, ele se deu conta: tinham esquecido a chave da casa da praia. Não havia outro remédio. Tinham de voltar. Voltaram.

Quando abriram a porta do apartamento, quase desmaiaram: o living estava cheio de gente, todo mundo dançando, no meio de uma algazarra infernal. Quando ele conseguiu se recuperar da estupefação, procurou a empregada:

- Mas o que é isto, Elcina? Enlouqueceu?

Aí um simpático mulato interveio: que é isto, meu patrão, a moça não enlouqueceu, coisa alguma, estamos apenas nos divertindo, o senhor não quer dançar também? Isto mesmo, gritava o pessoal, dancem com a gente. O marido e a mulher hesitaram um pouco; depois - por que não, afinal a gente tem de experimentar de tudo na vida, aderiram à festa. Dançaram, beberam, riram. Ao final da noite concordavam com o mulato: nunca tinham se divertido tanto.

No dia seguinte, despediram a empregada.”

Fonte: SCLIAR, Moacyr. Histórias para (quase) todos os gostos. Porto alegre: L&PM, 1998.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

2. O fato no texto que dá início ao conflito é:

A) Todos se divertiram muito na festa.

B) A empregada era de confiança do casal.

C) O casal esqueceu a chave da casa de praia.

D) O casal resolve passar o fim de semana na praia.


Leia o trecho do romance Vidas Secas de Graciliano Ramos e responda:

“Iam-se amodorrando e foram despertados por Baleia, que trazia nos dentes um preá. Levantaram-se todos gritando. O menino mais velho esfregou as pálpebras, afastando pedaços de sonho. Sinhá Vitória beijava o focinho de Baleia, e como o focinho estava ensanguentado, lambia o sangue e tirava proveito do beijo”.

Fonte: RAMOS, Graciliano. Vidas Secas. 32 ed. São Paulo: Martins, 1974. p.47- 9.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

3. Neste fragmento do texto:

A) O narrador é Sinhá Vitória.

B) O narrador é o menino mais velho.

C) O narrador é o cachorro Baleia.

D) O narrador não é um personagem da história.


Leia o texto abaixo:

O que você quer fazer mais tarde?

Seu futuro profissional, assim como os seus estudos, são assuntos seus. Por isso, cabe a você encontrar seu próprio caminho. Talvez ele seja diferente do caminho planejado por seus pais. Nesse caso, explique a eles as suas aspirações.

Pode ser, no entanto, que você não esteja preparado para fazer uma escolha profissional. Seria preciso parar um pouco para refletir sobre as diversas possibilidades. O problema é que você tem de escolher já e definitivamente: humanas ou exatas? Inglês ou francês? Por onde começar? Em que profissão? É de deixar tonto! Mas não se culpe se você estiver desnorteado, ou se estiver se sentindo completamente bloqueado.

Fonte: Adaptação. Maria José Audercet. A vida em família. São Paulo: Scipione, 1994.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

4. No texto as expressões que quebram uma sequência de ideias são:

A) No entanto, mas.

B) Nesse caso, por onde.

C) Mas, assim como.

D) Assim como, no entanto.


Objetivo: O aluno deverá ser capaz de identificar os efeitos de ironia e humor em textos variados.

Leia o texto abaixo

Agradecendo a Deus

Um turista viaja para um safári na África. Durante a excursão na savana, se perde e acaba frente a frente com um leão feroz. Ao vê-lo avançando em sua direção, pede a Deus que um espírito cristão tome posse daquele leão. Nisto, ouve-se um trovão, seguido de um grande clarão no céu. O leão ajoelha-se diante do assustado turista e começa a rezar, dizendo:

- Obrigado Senhor, por mais essa refeição!

Fonte: Piadas e para-choques nº1 – RDE – Revista das Estradas.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

5. O texto acima tem a intenção de provocar risos, é um texto humorístico. O que

torna o texto engraçado?

A) O trovão que clareia o céu tornando o leão bonzinho.

B) O desespero do turista frente a frente com o leão.

C) A forma como o leão agradece a refeição.

D) A atitude do leão ao agir como cristão.


Leia texto abaixo:

O início de um romance

Foi numa bela manhã primaveril... deixe-me ver... teria sido numa tarde outonal?

Ou numa noite de verão? Acho que numa manhã invernal... sim, creio que foi mesmo numa manhã invernal que eu enlacei Monique ternamente pela cintura e beijei seus lábios carnudos. Monique suava muito... ah!... agora me lembro, Monique suava, era uma noite quente de verão e não uma manhã de inverno. Recordo-me perfeitamente que ela me pediu para tirar o seu casaco de peles que eu coloquei sobre o divã estendido, um lindo e caríssimo vison. Espere aí... casaco de peles? Era uma manhã de inverno mesmo, fria, cinzenta e chuvosa, como poderia me esquecer?

Levei Monique para o jardim e a deitei sobre a relva repleta de folhas amareladas... lembro-me nitidamente dessas folhas amareladas... não era manhã de inverno!

Era uma deliciosa tarde de outono, uma tarde lépida e prazerosa. Como poderia deitar Monique num jardim sobre a relva numa fria manhã de inverno? Ainda mais porque Monique disse-me alguma coisa quando debrucei-me sobre ela para depositar meu ósculo cheio de paixão em seus lábios cor de pitanga... Monique disse... Monique disse... qualquer coisa a respeito de folhas... isso mesmo. Monique disse que a melhor estação era a primavera, não sei se reclamando do outono com suas falling leaves* ou porque era mesmo primavera.

Droga! Como posso dar início a um romance se nem mesmo sei em qual estação estávamos? Manhã primaveril, invernal? Tarde de outono? Noite de inverno?

Só sei que beijei Monique... Monique?

Ou foi Cristina?

* folhas que caem

Fonte: Mino. Diário do Nordeste, 30/04/2000.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

6. As reticências que aparecem no texto indicam:

a) Hesitação ou breve interrupção de pensamento.

b) Suspense para chamar a atenção do leitor.

c) Falta de criatividade do autor do texto.

d) Que o autor do texto é uma pessoa decidida.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


1) Renata montou uma sequência de triângulos com palitos de fósforo, seguindo o padrão indicado na figura. Quantos palitos ela vai usar para construir o quinto triângulo da sequência?
a) 36     
b) 39    
c) 42    
d) 45   
e) 48


2) A turma do Carlos organizou uma rifa. O gráfico mostra quantos alunos compraram um mesmo número de bilhetes; por exemplo, sete alunos compraram três bilhetes cada um. Quantos bilhetes foram comprados?
a) 56     
b) 68    
c) 71     
d) 89    
e) 100


3) Nas balanças há sacos de areia de mesmo peso e tijolos idênticos. Quanto deve marcar a última balança?
a) 22 kg     
b) 23 kg    
c) 24 kg   
d) 25 kg     
e) 26 kg    


4) Os pontos destacados nos quadrados abaixo são pontos médios dos lados.
Quantos desses quadrados têm área sombreada igual a 1/4 sua área?
a) 0     
b) 1    
c) 2     
d) 3     
e) 4


5) Uma pessoa recebe R$ 10.000 por 25 dias de trabalho. Quanto receberia se tivesse trabalhando 8 dias a mais?
a) R$ 12.300,00
b) R$ 10.400,00
c) R$ 11.300,00
d) R$ 13.100,00
e) R$ 13.200,00


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Vande - 19 99440-5318.


Quinta-feira, dia 3


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: Acidentes

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Acidentes são ocorrências traumáticas ou provocadas por doença. Exemplos: escorregões, quedas, queimaduras, contusões, fraturas, ingestão de corpos estranhos, feridas etc.
Os acidentes podem acontecer a qualquer hora e em qualquer lugar.
Alguns cuidados devem ser tomados para evitar acidentes: 
- Não tocar em fios elétricos e tomadas.
- Subir e descer escadas com cuidado.
- Carregar objetos de vidro com atenção especial.
- Ter cuidado ao usar objetos cortantes ou pontiagudos. 
- Brincar somente nas áreas de lazer e calçadas.
- Atravessar a rua com cuidado e atenção.
- Evitar pular de lugares altos.
- Nunca colocar álcool ou outros materiais inflamáveis perto do fogo.
- Não soltar pipas perto de fios elétricos.
- Só tomar remédios com orientação médica.
- Nadar apenas em lugares seguros.
- Evitar mexer com animais que você não conhece.

Primeiros socorros

A qualquer hora e em qualquer lugar estamos sujeitos a sofrer acidentes.
Os acidentes podem causar ferimentos, hemorragias, queimaduras, fraturas ou outros prejuízos à nossa saúde. 
Muitos acidentes acontecem por falta de cuidado, de atenção ou de informação.
Em casos de acidente ou mal-estar, existem alguns cuidados que podem ajudar a pessoa acidentada ou que passou mal e, às vezes, até salvar sua vida. Esses cuidados chamam-se primeiros socorros.
Para prestar os primeiros socorros, existem regras básicas:
- Manter a calma.
- Acalmar a vítima.
- Chamar a ambulância.
- Afastar os curiosos e agir com rapidez.
- Não remover a vítima. Esperar o socorro especializado. 
- Não dar de beber e comer a vítimas inconscientes. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1- O que são acidentes?
___________________________________________________________


2- Escreva os exemplos de acidentes citados no texto:
___________________________________________________________


3- Os acidentes podem acontecer a qualquer _____________ e em qualquer _____________.


4- Escreva exemplos de acidentes que você já sofreu:
____________________________________________________________


5- O que os acidentes podem causar?
____________________________________________________________


6- Por que muitos acidentes acontecem?
______________________________________________________________


7- Os cuidados que podem ajudar a pessoa acidentada ou que passou mal e, às vezes, até salvar a sua vida são chamados __________________ __________________.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.



Inglês__Estimativa: 1h de estudo

9o A - Professora Deise


PAUTA:
 Read the text about stamp collection.


Just for Kids
Stamp collecting is a wonderful hobby that reflects your interest, does not need to cost a lot of money, and most of all is FUN!

What to Collect?

A stamp collection can be whatever you want it to be!

Your stamps can be mint or used. Mint 
— New stamps.

Used — Served the purpose of carrying the mail.

How do you want to collect?
Two popular ways of collecting are topical or country.
 
Topical Collecting — In this type of collecting you gather stamps, envelopes, postmarks, etc., related to one specific topic. Animals, birds, flowers, ships, space, Disney, and sports are just a few of the topics you can collect.

Country Collecting — You may choose to collect stamps from your country.

Disponível em: <http://stamps.org/Young-Philatelists>. Acesso em: 20 abr. 2014. (Adaptado) Answer the questions according to the text.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

a) What is a mint stamp?
_____________________


b) What are the most popular ways of collecting stamps?
_____________________


c) What kind of stamps do you collect if you choose a Topical collecting?
_____________________


2. Read the dialogue between Maggie and Kobe. 
              Dou you have a hobby?
Maggie: Do you have any hobby Kobe? 

Kobe:     Yes, I do. I love cooking.
               What about you?

Maggie: Yes, I do. I take photos.
               I have a large collection of bird photos. 
               Do you have a collection?

Kobe: No, I don´t but my parents collect stamps


Complete the question about the previous dialogue using do or does.
 
a) __________ Kobe have a collection? .
b) What __________ Maggie collect? She .
c)  __________ Kobe love cooking? .
d)  __________ Maggie collect stamps? .


3. Match the hobbies to the pictures.


( ) Largest collection of traffic cones. 
( ) Largest collection of rubber ducks. 
( ) Largest collection of Pokemon.


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.




9o B - Professora Elizabeth


PAUTA: 


Link: https://forms.gle/aRKTzMdyBrzw8hg96

Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.

Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. How old was Shakespeare when he got married? 
(   ) 28
(   ) 18

2. What was his wife’s name? 
(   ) Anne
(   ) Juliet

3. Why did Shakespeare go to London? 
(   ) Because he wanted write books.
(   ) Because he wanted to be an actor.

4. What was the name of the first theatre he worked in?
Stratford Theatre
(   ) Globe theatre
(   ) The Rose

5. Assinale a alternativa que traduz corretamente os verbos: was born, wrote, worked e died.
(   ) Morou, escreveu, viajou e morreu.
(   ) Nasceu, escreveu, trabalhou e morreu


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Elizabeth - 19 98183-4330.



Arte__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 Arte da improvisação – Teatro


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Commedia Dell'Arte
A grande diferença entre a commedia dell’arte e o teatro que estava sendo produzido na renascença é justamente o caráter popular que ele possui.
Ou seja, enquanto o teatro renascentista estava apoiado nos ideais clássicos, a commedia dell’arte esteve oposto ao modelo erudito.
Além de seu caráter popular ele era também itinerante, ou seja, a companhia teatral apresentava em diversas cidades.
Muitas companhias teatrais fizeram sucesso atraindo o público, até mesmo os da alta classe. As companhias que mais se destacaram foram: Gelosi, Confidenti, Fedeli.
Seus atores se apresentavam em locais públicos, sejam nas ruas ou praças. Os palcos eram improvisados e o esquema de apresentação estava baseado na improvisação e espontaneidade de seus atores.
Por esse motivo ficou também conhecida pelo nome: “Commedia All’Improviso” (Comédia do Improviso).

Personagens principais:

Arlecchino (Arlequim): principal figura da commedia dell'arte. Arlequim era um servo e palhaço trapalhado, ágil e malandro.

Colombina: era uma criada graciosa, inteligente, ágil e habilidosa. Trata-se da única criada feminina, namorada de Arlequim. Era também reconhecida pelos nomes: Esmeraldina, Diamantina, Pasquela, Ricciolina, Coralina, Argentina e Franceschina.

Pedrollino ( Pierrô): também chamado de Pedro ou Pierrot, era um servo fiel e honesto.



Observe o exemplo acima, de representação dos personagens principais da Commedia dell’arte: Arlequim, Colombina e Pierrô.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Em seu caderno, desenhe o romance dos três personagens principais (Arlequim, Pierrô e Colombina).


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.


Sexta-feira, dia 4


Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA:
 Compreensão e interpretação textual com descritores.
Objetivo: O aluno deverá ser capaz de identificar o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras anotações, bem como da escolha de uma determinada palavra ou expressão

Leia a piada abaixo:

O ladrão entra numa joalheria e rouba todas as joias da loja. Guarda tudo numa mala e, para disfarçar, coloca roupas em cima. Sai correndo para um beco, onde encontra um amigo, que pergunta:
- E aí, tudo joia?
- Que nada! Metade é roupa...

Fonte: http://www.gel.org.br/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/piadas-e-tiras-em-quadrinhos


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

7.  Na frase “- E aí, tudo joia?” a expressão destacada apresenta ambiguidade. O que causa o efeito de humor?
a) O fato da mala conter joias.
b) O fato do ladrão não entender a pergunta.
c) O fato da mala conter roupas.
d) O fato do amigo não conhecer o conteúdo da mala.


Considere o seguinte anúncio publicitário:

Quem tem Ourocard leva a vida leve. Leve, porque ele é prático e não pesa no bolso. Leve, porque
você pode ter dois Ourocard, Visa e Mastercard, pelo preço de um, e porque o limite vale para seus
dois cartões. Assim você usa, a cada compra, o Ourocard que estiver na melhor data para você. Leve,
porque dá um alívio no seu orçamento: você ganha mais prazo, divide mais parcelas e conta com uma
das melhores taxas do mercado. Leve, enfim, porque é do Banco do Brasil e todo mundo conhece.
Ourocard. Leve com você. Sempre.
Ourocard. Leve a vida leve.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

8. Assinale a alternativa que não corresponde aos sentidos dados à palavra “leve” no anúncio:
A) Portar – usar – ter.
B) Vida tranquila – despreocupação.
C) Pouco peso – pequeno – baixo custo.
D) Premiação – riqueza – boa renda.


Leia o texto abaixo:

O Padeiro

Quando vinha deixar o pão à porta do apartamento ele apertava a campainha, mas, para não incomodar os moradores, avisava gritando:
- Não é ninguém, é o padeiro!
Interroguei-o uma vez: como tivera a ideia de gritar aquilo? “Então você não é ninguém?”
Ele abriu um sorriso largo. Explicou que aprendera aquilo de ouvido. Muitas vezes lhe acontecera bater a campainha de uma casa e ser atendido por uma empregada ou outra pessoa qualquer, e ouvir uma voz que vinha lá de dentro perguntando quem era; e ouvir a pessoa que o atendera dizer para dentro: “Não é ninguém, não senhora, é o padeiro”. Assim ficara sabendo que não era ninguém.
Ele me contou isso sem mágoa nenhuma, e se despediu ainda sorrindo. Eu não quis detê-lo para explicar que estava falando com um colega, ainda que menos importante.
Naquele tempo eu também, como os padeiros, fazia o trabalho noturno. Era pela madrugada que deixava a redação do jornal, quase sempre depois de uma passagem pela oficina – e muitas vezes saía levando na mão um dos primeiros exemplares rodados, o jornal ainda quentinho da máquina, como pão saído do forno.
Ah, eu era rapaz, eu era rapaz naquele tempo! E às vezes me julgava importante porque o jornal que levava para casa, além de reportagens ou notas que eu escrevera sem assinar, ia uma crônica ou artigo com o meu nome. O jornal e o pão estariam bem cedinho na porta de cada lar: e dentro do meu coração eu recebi a lição de humildade daquele homem entre todos útil e entre todos alegre; “não é ninguém, é o padeiro!” E assobiava pelas escadas.

Rubem Braga


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

9. A passagem do texto “Não é ninguém, é o padeiro!”, empregada pelo personagem revela:
A) Inferioridade, já que sua profissão não era valorizada.
B) Aceitação, já que ele não queria incomodar.
C) Superioridade, julgava-se acima de qualquer outro trabalho.
D) Desprezo, como se seu trabalho não tivesse valor algum.


Leia o poema abaixo:

Ah! Os Relógios

Amigos, não consultem os relógios
quando um dia eu me for de vossas vidas
em seus fúteis problemas tão perdidas
que até parecem mais uns necrológios...
Porque o tempo é uma invenção da morte:
não o conhece a vida - a verdadeira -
em que basta um momento de poesia
para nos dar a eternidade inteira.
Inteira, sim, porque essa vida eterna
somente por si mesma é dividida:
não cabe, a cada qual, uma porção.
E os Anjos entreolham-se espantados
quando alguém - ao voltar a si da vida -
acaso lhes indaga que horas são...

Mário Quintana

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

10. O trecho: “em seus fúteis problemas tão perdidas/ que até parecem mais uns
necrológios...”, refere-se:
A) Ao tempo que inventa a morte.
B) Às vidas que se perdem com futilidades.
C) Àqueles que pensam na falta de tempo.
D) Àqueles que pensam na morte e na vida.


Leia o texto para responder à questão.

Quem vai viajar e passar dias fora de casa, deve ficar atento ao que vai postar nas redes sociais: elas podem virar uma arma para os assaltantes de plantão. O alerta é da Polícia Militar e do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de São Paulo (Sesvesp).

“Se a pessoa posta que está saindo de férias ou pelo menos deixa subentendido, dá um prato cheio para o bandido, que saberá que a casa está vazia. Mesmo que se publique apenas para os amigos, a informação vai passando, circulando. A pessoa acaba preparando uma armadilha para si mesma”, afirma o capitão Cleodato Moisés, porta-voz da PM.

O vice-presidente da Sesvesp, João Palhuca, concorda: “O bandido sempre vai procurar o caminho mais fácil e as redes sociais estão funcionando como uma ferramenta facilitadora. Não dá mais para se preocupar apenas com um vizinho mal-intencionado”.

Segundo Palhuca, “as pessoas entram nas redes sociais com um espírito de compartilhamento, mas não se dão conta de que também há ladrões lá, querendo levantar informações. O ideal é jamais fornecer dados como o número de posses e propriedades. A recomendação é nunca mostrar ostentação”, diz.

O uso adequado da internet, no entanto, é apenas um dos cuidados que precisam ser tomados por quem planeja “abandonar” o lar para aproveitar as férias ou a merecida pausa no trabalho.

(http://www.g1.globo/sao-paulo. – Acesso em: 08.12.2019. Adaptado)


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

11. De acordo com o último parágrafo, antes de alguém deixar a casa e sair de férias, é importante
A) Cuidar de vários aspectos, entre eles o controle das informações postadas nas redes sociais, para não criar oportunidades para os assaltantes.
B) Avisar os familiares mais próximos, porque eles passarão para checar a casa quando puderem.
C) Contratar empresas de segurança privada que possam garantir a preservação do patrimônio.
D) Organizar viagens de forma que algum familiar possa ficar na casa enquanto os demais passeiam.


Produção textual

Você deverá produzir um texto que poderá ser encaminhado pelo whatsapp ou entregue na escola.  O texto a ser produzido é um relato pessoal com a seguinte temática: Como você se sente hoje. 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Escreva texto  de 25 a 30 linhas contando como você está nesse momento; se está bem de saúde/; se tem alguém da família que está doente, hospitalizado; se está trabalhando ou não; se está conseguindo manter sua alimentação e a de sua família; se consegue comprar medicamentos; se tem falado com amigos/as e como; o que mais tem lhe deixado alegre ou triste. Conte também quais são as suas expectativas quanto ao retorno às aulas no próximo ano.

Fonte:https://sedu.es.gov.br/

Bom trabalho!


Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.


Matemática__Estimativa: 2h de estudo


PAUTA: 


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1) Quanto pesa? – A balança da figura está em equilíbrio com bolas e saquinhos de areia em cada um de seus pratos. As bolas são todas iguais e os saquinhos também. O peso de um saquinho de areia é igual ao peso de quantas bolas?
a) 1   
b) 2    
c) 3    
d) 5   
e) 6   
 

2) As balanças (1) e (2) da figura dada estão em equilíbrio. Sabe-se que todos os triângulos têm o mesmo peso, bem como todos os quadrados e também todos os círculos. Quantos quadrados devem ser colocados no prato direito da balança (3) para que ela também fique equilibrada? 
a) 7    
b) 8      
c) 9     
d) 10      
e) 12 


3)    Os 2 ângulos formados pelos ponteiros de um relógio às 8 horas medem:
a) 60° e 120°    
b) 120° e 160°    
c) 120° e 240°       
d) 140° e 220
 

4) Determine as raízes quadradas ou cúbicas dos números racionais a seguir:



5) Resolva as expressões numéricas:



Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Vande - 19 99440-5318.




----------------

9o ano__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!