sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Semana 27 - 09/11 à 13/11

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA

DATA  09 / 11 / 2020  (2ª Feira)         1º ANO                                                                                            

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ESCREVER NO CADERNO O CABEÇALHO COMO O MODELO ABAIXO TODOS OS DIAS E REALIZAR AS ATIVIDADES SOLICITADAS

                   E. M. “CORONEL  DOMINGOS  FERREIRA”.

                   MONTE  MOR,  09 DE  NOVEMBRO  DE  2020.

                     ANO  ________

                   ALUNO: (NOME COMPLETO)

                                                                              

TIVIDADE : CADERNO DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO NAME

- PÁGINAS  178 E 179.


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

1)   COM O AUXÍLIO DE UM ADULTO PREENCHA O CALENDÁRIO ABAIXO:

AGORA RESPONDA:

A)  QUANTAS DIAS HÁ NESTE MÊS?

B)  QUANTOS SEMANAS HÁ NESTE MÊS?

C)  PESQUISE OS FERIADOS NESTE MÊS:

PINTE DE AZUL A TERCEIRA SEMANA.


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: LIVRO NAME: SONS DA NATUREZA .CAPITULO 12 ; PÁGINA 133.

1-   COMO VOCÊ ACHA QUE OS SERES HUMANOS COMEÇARAM A FAZER MÚSICA? FAÇA UM DESENHO QUE DEMONSTRE SUA IDEIA.

·        USE SEU LIVRO NAME PARA FAZER SUA ATIVIDADE.


1)  DATA  10/ 11 / 2020  (3ª Feira)         1º ANO   

COMPONENTE CURRICULAR:  MATEMÁTICA

E.M “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 10 DE NOVEMBRO DE 2020.

1º ANO ____

NOME: (NOME COMPLETO)

1)   AJUDE O PATINHO CHEGAR A MENINA COMPLETANDO A SEQUENCIA NUMÉRICA DE 2 EM 2. 

 2)   RESOLVA AS ADIÇÕES:

 



COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA   

ATIVIDADE 1 -  OBSERVE A IMAGEM :



     PINTURA DA SÉRIE  BRINCADEIRA DE CRIANÇA,IVAN CRUZ

a)   IDENTIFIQUE OS JOGOS E BRINCADEIRAS.

b)  QUAL LUGAR/ESPAÇO QUE ELAS ESTÃO SENDO REALIZADAS?

c)   ALGUNS JOGOS E BRINCADEIRAS OBSERVADOS NA IMAGEM RESTÃO ENTRANDO EM EXTINÇÃO/ACABANDO, ESCREVA NO CADERNO  POSSÍVEIS  MOTIVOS QUE LEVAM ISSO ACONTECER.

d)  ESCOLHA UM DOS JOGOS E BRINCADEIRAS IDENTIFICADOS NA PINTURA E ESCREVA COMO SE BRINCA.

e)   ESCOLHA UMA DAS IMAGEM E BRINQUE COM SEUS FAMILIARES.

 

ATIVIDADE 2 -  COMPLETE  AS   PALAVRAS COM A, E, I, O  OU U.



ATIVIDADE 3 -  ENCONTRE AS PALAVRAS RELACIONADAS  Á  PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA  NO CAÇA-PALAVRAS ABAIXO;

REPÚBLICA  -  DEODORO  -  ELEIÇÃO  -  NOVEMBRO


COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

JOGOS E BRINCADEIRAS: BRINCADEIRAS E JOGOS DA CULTURA POPULAR PRESENTES NO CONTEXTO COMUNITÁRIO, REGIONAL E MUNDIAL.

OLÁ, CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJAM BEM E ANIMADAS A APRENDER E A BRINCAR.





FONTE IMAGEM: HTTPS://WWW.UNIFESP.BR/REITORIA/PAULISTINHA/ENSINO-FUNDAMENTAL/4-ANO/EDUCACAO-FISICA/SEMANA-30-03-A-03-04-EDUCACAO-FISICA

IREMOS CONHECER (OU RELEMBRAR) DESTA VEZ SOBRE UMA AMARELINHA DE ORIGEM AFRICANA, CHAMADA AMARELINHA AFRICANA OU TECA-TECA, QUE PODE SER JOGADA CANTANDO UMA MÚSICA. SERÁ QUE VOCÊ JÁ JOGOU ESSA?

AO PRATICAR O JOGO AMARELINHA DESENVOLVEMOS NOSSA COORDENAÇÃO MOTORA, NOSSO RITMO, NOSSA CAPACIDADE DE LIDAR COM O TEMPO E O ESPAÇO, NOSSO RACIOCÍNIO LÓGICO E MUITO MAIS. NESSE JOGO ANTIGO E NOVO, POIS PODEMOS MUDÁ-LO QUANDO QUISERMOS, APRENDEMOS CRIAR, A COOPERAR, A TRABALHAR JUNTOS E JUNTAS, A CONQUISTAR DESAFIOS E A SER FELIZES. VAMOS BRINCAR E APRENDER!

PS. PARA LER E INTERPRETAR AS ATIVIDADES PEÇA AJUDA A UM/A ADULTO/A.

ATIVIDADE 1 - PARA JOGAR A AMARELINHA AFRICANA OU TECA-TECA VOCÊ TERÁ QUE DESENHAR NO CHÃO UM

QUADRADO COM 16 QUADRADINHOS DENTRO, CONFORME DESENHO ABAIXO. CADA QUADRANTE DEVERÁ TER UM

TAMANHO QUE CAIBA UM PÉ DE UMA PESSOA ADULTA.





SEGUEM AS REGRAS:

- NÃO PRECISA DE PEDRINHA NESSA AMARELINHA.

- UM DOS DIFERENCIAIS DESSA AMARELINHA É QUE TODOS E TODAS QUE

PARTICIPAM PODE PULAR AO MESMO TEMPO.

- OS/AS PARTICIPANTES TROCAM DE QUADRANTES PULANDO NO RITMO DA MÚSICA.

- APÓS TERMINAR A SEQUÊNCIA, OS/AS JOGADORES/AS RECOMEÇAM O JOGO, TROCANDO DE LADO.

- O JOGO REINICIA QUANDO UM/A DOS/AS JOGADORES/A NÃO ACERTA A SEQUÊNCIA OU PISA NA LINHA.

OUÇA A MÚSICA NOS LINKS ABAIXO:

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=LPEXBMDXJWC

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=SG_T-GJ5NFA

HTTPS://WWW.YOUTUBE.COM/WATCH?V=FI3XCXP0PJU


DATA  11 / 11 / 2020  (4ª Feira)                               1º ANO    

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

                   E. M. “CORONEL  DOMINGOS  FERREIRA”.

                   MONTE  MOR,  11 DE  NOVEMBRO  DE  2020.

                   1º  ANO  ________

                   ALUNO: (NOME COMPLETO)

                                                                                                                            

ATIVIDADE : CADERNO DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO NAME

- PÁGINAS  180  E 181.


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE 1-   COMO VOCÊ JÁ SABE, TAMBÉM PODEMOS CUIDAR DO MEIO AMBIENTE REUTILIZANDO OS

MATERIAIS QUE JOGARÍAMOS NO LIXO. QUE TAL CONSTRUIRMOS UM AVIÃO DE BRINQUEDO?

 


 (HTTPS://CEU DE BORBOLETAS.COM.BR/20-BRINQUEDOS-RECICLADOS-PARA-VOCE-FAZER-EM-CASA/)

 É MUITO FÁCIL! TENHO CERTEZA QUE VAI GOSTAR DE FAZER E BRINCAR. PEÇA AJUDA E SIGA AS INDICAÇÕES A SEGUIR:

MATERIAL NECESSÁRIO:

 1 PRENDEDOR DE ROUPA

 4 PALITOS DE PICOLÉ

 GIZ DE CERA OU GUACHE PARA PINTAR OS PALITOS

 COLA

COMO FAZER:

 SEPARE TODO MATERIAL E FORRE O ESPAÇO COM JORNAIS VELHOS PARA REALIZAR O TRABALHO E EVITAR A SUJEIRA.

 PINTE O PRENDEDOR DE ROUPAS (SE O USAR O GUACHE, DEIXE SECAR BEM)

 DEPOIS PINTE DE OUTRA COR OS PALITOS DE PICOLÉ.

 DEPOIS QUE AS PEÇAS ESTIVEREM SECAS, PINGUE UM POUCO DE COLA NA EXTREMIDADE DO PRENDEDOR.

 FIXE OS PALITOS DE PICOLÉ NOS DOIS LADOS DO PRENDEDOR. ELES SERÃO AS ASAS DIANTEIRAS DO AVIÃO.

 PARA A ASA TRASEIRA, PEGUE UM PALITO DE PICOLÉ E CORTE AO MEIO; DEPOIS PEGUE OUTRO PALITO E CORTE A SUA PONTA.

 COLE AS DUAS PARTES DO PALITO NA OUTRA EXTREMIDADE DO PRENDEDOR E DEIXE UMA PEQUENA FRESTA ENTRE AS DUAS PEÇAS COLADAS.NO MEIO DA FRESTA, COLE A PONTA DO PALITO QUE VOCÊ CORTOU.

AGORA É SÓ TIRAR UMA FOTO, ENVIAR A(O) SEU(A) PROFESSOR(A) E BRINCAR.


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

 ATIVIDADE: LIVRO NAME: SONS DA NATUREZA . CAPÍTULO 12 ; PÁGINA 133.

1-DESCREVA OS SONS QUE AS CRIANÇAS DA IMAGEM PARECEM ESCUTAR.


DATA  12 / 11 / 2020  (5ª Feira)                               1º ANO    

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

E.M “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 12 DE NOVEMBRO DE 2020.

1º ANO ____

NOME: (NOME COMPLETO)

 

1)   AJUDE O RATINHO CHEGAR AO QUEIJO COMPLETANDO A SEQUÊNCIA NUMÉRICA DE 3 EM 3.



2) OBSERVE A RETA NUMÉRICA E RESPONDA:



COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ATIVIDADE 1 -  ANTES DE REALIZAR A ATIVIDADE, CLIQUEI NO LINK PARA  ASSITIR AO VÍDEO “BONS HÁBITOS DE HIGIENE

https://www.youtube.com/watch?v=MCqsMWOq8QE

 

ATIVIDADE 2 –    DEVEMOS CUIDAR DE NOSSAS MÃOS E DAS  UNHAS  MANTENDO-AS SEMPRE LIMPAS.

A)  CIRCULE  OS OBJETOS  QUE PRECISAMOS PARA  CUIDAR  DAS  UNHAS  E DAS MÃOS




A)  NOSSAS  UNHAS  DEVEM SER:

(   ) GRANDES      (   )  LIMPAS       (   )  SUJAS

(   ) ROÍDAS           (   ) CORTADAS   (   )  CURTAS

 

   C) NOSSAS MÃOS DEVEM SER  LAVADAS:

(   ) ANTES  DE FAZER A LIÇÃO DE CASA.

(   ) DEPOIS  QUE  USAR  O  BANHEIRO.

(   ) SOMENTE  NA  HORA  DO  BANHO.

(   ) ANTES  DAS  REFEIÇÕES.

 

ATIVIDADE 3 –    DESENHE NO SEU CADERNO, COMO VOCÊ ESTÁ SE SENTINDO HOJE E COMPLETE A FRASE. COPIE COMO ABAIXO:

HOJE EU ESTOU...



DATA 13/ 11 /2020  (6ª Feira)                                1º ANO        

 COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

                    E. M. “CORONEL  DOMINGOS  FERREIRA”.

                   MONTE  MOR,  13 DE  NOVEMBRO  DE  2020.

                   1º  ANO  ________

                   ALUNO: (NOME COMPLETO)

                                                     

ATIVIDADE : CADERNO DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO NAME

- PÁGINAS  182  E  183.


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

CIRCULE AS IMAGENS QUE COMEÇAM COM A LETRA C EM INGLÊS










1.     COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM A LETRA C. EM SEGUIDA, FAÇA A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS. CONSULTE O VOCABULÁRIO DA AULA PASSADA E A PÁGINA 36 DO LIVRO DE INGLÊS.

 










COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA


OLÁ, CRIANÇAS, ESPERO QUE ESTEJAM BEM E ANIMADAS A APRENDER E A BRINCAR.

 

NESTA ATIVIDADE IREMOS JOGAR, PESQUISAR E APRENDER SOBRE A BALIZA. TAMBÉM CONHECIDA COMO CINCO MARIAS, JOGO DO OSSO, POMBO.

O JOGO CONSISTE EM LANÇAR COM A MÃO PARA O ALTO UMA DAS CINCO PEDRINHAS DO JOGO E PEGAR AS DEMAIS QUE FICARAM NO CHÃO. O JOGO DAS PEDRINHAS TEM MAIS DE VINTE SÉCULOS! NÃO SE SABE AO CERTO SUA ORIGEM, MAS ENCONTRAMOS PESSOAS JOGANDO-O EM VÁRIOS LUGARES NO MUNDO E EM VÁRIAS ÉPOCAS.

E VOCÊ, JÁ JOGOU BALIZA? VAMOS BRINCAR E APRENDER!

 

ATIVIDADE 1 - PARA JOGAR BALIZA PRECISAREMOS DE CINCO PEDRINHAS. NÃO PODEM SER GRANDES

DEMAIS, NEM PEQUENAS DEMAIS. AS CINCO DEVEM CABER NA SUA MÃO FECHADA. O LEGAL SÃO

PEDRINHAS COM UM POUCO DE PESO, SEM SEREM MUITO LEVES. COM AS PEDRINHAS EM MÃOS,

VAMOS COMEÇAR.

MATERIAL UTILIZADO - 5 PEDRINHAS

ONDE SE JOGA - PODE SER JOGADO NO CHÃO, EM UMA MESA OU EM OUTRA SUPERFÍCIE PLANA, COMO

UMA CAMA.

 

→ AQUI COLOCAREMOS A BALIZA COM 5 FASES, MAS É POSSÍVEL CRIAR VÁRIOS OUTROS DESAFIOS E

ASSIM, MAIS FASES.

 

FASE 1

- JOGAR AS CINCO PEDRINHAS NO CHÃO;

- ESCOLHER UMA DELAS, QUE SERÁ JOGADA PARA O ALTO, ENQUANTO SE PEGA UMA DAS QUATRO, SEM TOCAR NAS

DEMAIS. ESPERAR A QUE ESTÁ NO ALTO CAIR TAMBÉM NA MESMA MÃO. REPETIR COM TODAS AS OUTRAS QUE

ESTÃO NO CHÃO.

  






FONTE IMAGENS: HTTPS://WWW.FAZFACIL.COM.BR/LAZER/JOGO-CINCO-MARIAS/

FASE 2

- JOGAR AS CINCO PEDRINHAS NO CHÃO NOVAMENTE E TOMAR DE NOVO UMA DELAS;

- JOGAR UMA DAS PEDRINHAS PARA O ALTO E PEGAR DE DUAS EM DUAS AS DEMAIS.

FASE 3

- JOGAR AS CINCO PEDRINHAS NO CHÃO NOVAMENTE E TOMAR DE NOVO UMA DELAS;

- JOGAR UMA DAS PEDRINHAS PARA O ALTO E PEGAR PRIMEIRO UMA E DEPOIS TRÊS, DE UMA SÓ VEZ.

FASE 4

- JOGAR AS CINCO PEDRINHAS NO CHÃO NOVAMENTE E TOMAR DE NOVO UMA DELAS;

- JOGÁ-LA PARA O ALTO E, ENQUANTO ELA VOLTA, PEGAR AS QUATRO DE UMA SÓ VEZ, APARANDO

RAPIDAMENTE TAMBÉM A PRIMEIRA.










FASE 5

- COLOCAR AS CINCO PEDRINHAS NA PALMA DA MÃO, BEM JUNTINHAS.

- JOGAR TUDO PARA O ALTO E APARAR O QUANTO PUDER COM O DORSO

DA MÃO.