sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Semana 27 ---- 09/11 à 13/11

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA


DATA  09 /11/2020   ( 2ª  FEIRA)                      2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 09 DE  NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LEITURA , RIMAS, ESTROFES


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO:ADIÇÕES/ SUBTRAÇÕES

ATIVIDADE 1: SOME



ATIVIDADE 2

CONTANDO CRIANÇAS



COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME:ARTE POPULAR: CAPITULO 11; PAGINA 110.

·        FAÇA A LEITURA DO TEXTO: MESTRE VITALINO.


DATA 10/11/2020 (3ª  FEIRA)                        2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO:DESAFIO/ LOCALIZAR /FIGURAS PLANAS E NÃO PLANAS

 ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

 MONTE MOR,10 DE NOVEMBRO DE 2020.

 HOJE É TERÇA-FEIRA.

 PROFESSORA___________________2°ANO____                    

 NOME DO ALUNO:______________________________________

MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1

   DESAFIO












 


COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA – 

INDÍGENAS NO BRASIL, CAPÍTULO 10.

ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO INFORMATIVO COM SUA FAMÍLIA.

ANTES DA CHEGADA DOS PORTUGUESES NO BRASIL JÁ EXISTIAM VÁRIOS GRUPOS DE ÍNDIOS QUE HABITAVAM NA PARTE LITORAL, ONDE CAÇAVAM, PESCAVAM, COLHIAM FRUTOS, TOMAVAM BANHO NOS RIOS, PLANTAVAM, CRIAVAM  ANIMAIS, FAZIAM ARTESANATOS, ENFIM EXPLORAVAM A FLORESTA AMAZÔNICA, ILHA DE MARAJÓ E OUTRAS REGIÕES NO PAÍS.

SOMENTE NO ANO DE 1500 É QUE TIVERAM CONTATO COM OS BRANCOS E TIVERAM OUTRAS APRENDIZAGENS COM ELES ( TEMPEROS, RELIGIÃO, ROUPAS, SEMENTES E OUTROS ), MUDANDO MUITO A CULTURA DOS ÍNDIOS E A NOSSA DESDE O DESCOBRIMENTO DO BRASIL.

ENTRE OS BRASILEIROS TAMBÉM TEMOS A MISTURA DO ÍNDIO EM NOSSAS RAÇAS. AINDA OS ÍNDIOS HABITAM EM NOSSAS FLORESTAS, MAS EM GRUPOS MENORES E A CULTURA É SEMPRE TRANSMITIDA DOS MAIS VELHOS, PARA OS MAIS NOVOS.


ATIVIDADE 2: AGORA PESQUISE E RESPONDA.

A)  QUAIS ERAM OS ALIMENTOS SEGUNDO O TEXTO?

____________________________________________________

____________________________________________________

 

B)  AINDA EXISTE ÍNDIOS NO BRASIL? ASSINALE.

 

(   ) SIM                   (   ) NUNCA EXISTIU               (   ) NÃO

ATIVIDADE 3: CIRCULE OU COPIE AS FRASES CORRETAS DE ACORDO COM O TEXTO.

A)  OS ÍNDIOS VIVEM SOZINHOS.

B)  OS POVOS INDÍGENAS SÃO PESSOAS DE PELE CLARA.

C)  COMEMOS TUDO QUE OS INDÍGENAS COMIAM.

D)  NÃO TEMOS INDÍGENAS NO BRASIL.

E)  APRENDEMOS MUITO COM OS INDÍGENAS.

F)  OS INDÍGENAS MORAVAM NA CIDADE.

G) OS INDÍGENAS TOMAM BANHO NO CHUVEIRO.

ATIVIDADE 4: PROCURE EM REVISTAS IMAGENS DE INDÍGENAS E COLE EM SEU CADERNO, SE PREFERIR DESENHE E PINTE.


COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

VAMOS TRABALHAR ALGUNS MOVIMENTOS COM MATERIAIS. HOJE VAMOS USAR UMA CORDA E UM BASTÃO. LEMBRANDO QUE OS MATERIAIS PODEM SER SUBSTITUÍDOS COMO TEMOS ORIENTADO EM DIVERSAS AULAS.

1 – COLOQUE A CORDA ESTICADA NO CHÃO E SIGA AS TAREFAS:

a-     ANDE SEGUINDO A CORDA ATÉ O FINAL DELA, COM UM PÉ DE CADA LADO, MAS SEM PISAR NA CORDA. VOLTE PELO MESMO CAMINHO, E FAÇA ISSO UMAS 3 VEZES.

b-    AGORA COMECE DE UM LADO DA CORDA E PULE PARA O OUTRO LADO, PULE DE VOLTA E ASSIM ATÉ CHEGAR NO FINAL.

c-     REPITA A ATIVIDADE DE PULAR DE UM LADO PARA O OUTRO, MAS AGORA COM UM PÉ SÓ, E NA VOLTA TROQUE O PÉ.

d-    AGORA ANDE EM CIMA DA CORDA COLOCANDO UM PÉ A FRENTE DO OUTRO, COMO SE ESTIVESSE EQUILIBRANDO NA CORDA BAMBA.

e-     DESARRUME A CORDA, COLOCANDO ELA EM CURVAS, ZIGUE-ZAGUE, E ANDE EM CIMA NOVAMENTE.

2- ATIVIDADES COM BASTÃO

a-   ATIVIDADES DE EQUILÍBRIO. TENTE EQUILIBRAR NAS DIVERSAS PARTES DO CORPO, COM O BASTÃO EM PÉ, E DEPOIS TENTE COM O BASTÃO DEITADO.

b-  FIQUE PRÓXIMO À UMA PAREDE, CADEIRA, ETC À UNS 5 PASSOS DE DISTÂNCIA. EQUILIBRE O BASTÃO EM PÉ NO CHÃO, SOLTE E CORRA TOCAR NA PAREDE E VOLTE PEGAR ANTES DO BASTÃO CAIR. REPITA 5 VEZES.

c-   GINÁSTICA COM BASTÃO. SIGA AS TAREFAS ABAIXO E TENTE REPETIR 10 VEZES CADA MOVIMENTO:

- SENTADO COM AS PERNAS ESTENDIDAS, SEGURE O BASTÃO COM AS DUAS MÃOS E TENTE ENCOSTAR O BASTÃO NOS PÉS.

- EM PÉ, SEGURE O BASTÃO NA ALTURA DOS OMBROS E ESTENDA OS BRAÇOS ERGUENDO O BASTÃO ACIMA DA CABEÇA.

 

 DATA   11/11/2020  ( 4ª  FEIRA)                         2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 11 DE NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1:  LEITURA E  INTERPRETAÇÃO:



COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA –

DE ONDE VEM NOSSA ÁGUA, CAPÍTULO 10.

ATIVIDADE 1: OBSERVE O ESQUEMA ABAIXO.


OCORRE SEMPRE O QUE ESTÁ REPRESENTANDO O DESENHO, NA VIDA CORRIDA QUE TEMOS NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO, NÃO CHOVE TODOS OS DIAS, MAS A EVAPORAÇÃO SEMPRE, QUANDO A NUVEM ESTÁ BEM PESADA COM GOTINHAS DE ÁGUA, CHOVE, E O PROCESSO CONTINUA, INFILTRA A ÁGUA NA TERRA, ENCHE OS LAGOS, RIOS E OCEANOS, SÓ DEPOIS VEM PARA AS NOSSAS CASAS. MUITAS VEZES DEMORA CHOVER, POR ISSO TEMOS QUE ECONOMIZAR ÁGUA, PRA NÃO FALTAR.

 

ATIVIDADE 2: LEIA AS DEMANDAS, DISCUTA COM SUA FAMÍLIA E RESPONDA AS QUESTÕES.

A)  ESCREVA TRÊS EXEMPLOS DE COMO VOCÊ USA A ÁGUA NO SEU DIA A DIA.

______________________________________________________

______________________________________________________ 

B)  OBSERVE A IMAGEM.


A)  NA SUA OPINIÃO, O QUE O RIO ACIMA FORNECE PARA AS PESSOAS? QUAIS OS MEIOS DE TRANSPORTE USADOS NELE? RESPONDA.

_________________________________________________________

_________________________________________________________

_________________________________________________________

 

B)  O QUE VOCÊ FAZ PARA ECONOMIZAR ÁGUA? RELATE.

______________________________________________________

______________________________________________________

ATIVIDADE 3: PESQUISE, RECORTE E COLE IMAGENS DE RIOS, LAGOS, LAGOAS OU OCEANOS, SE PREFERIR ILUSTRE EM SEU CADERNO.



COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME: ARTE POPULAR:CAPITULO 11; PÁGINA 112.

 

·        DESENHE UM GRUPO DE CANGACEIROS, INSPIRADOS NA OBRA DA FAMILIA DO MESTRE VITALINO.

 

DATA  12/11/2020  ( 5ª  FEIRA)                                 2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: NUMERAIS PARES E ÍMPARES/MULTIPLICAR

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

MONTE MOR,12 DE NOVEMBRO DE 2020.

HOJE É QUINTA-FEIRA.

PROFESSORA___________________2°ANO____

NOME DO ALUNO:______________________________________

 

ATIVIDADE 1







ATIVIDADE 2




QUANTOS ANIMAIS SÃO AO TODO?

______________________________________________________________


 

ATIVIDADE 3


ATIVIDADE 4: FAÇA COM ATENÇÃO



COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS – 

CONHECENDO O VIDRO, CAPÍTULO 10.

 

ATIVIDADE 1: LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA O TEXTO INFORMATIVO E OBSERVE O GRÁFICO.


PRODUÇÃO DE VIDRO

TODA A MATÉRIA-PRIMA ( NO GRÁFICO )  É LEVADA A UM MISTURADOR. A MISTURA RESULTANTE É LEVADA AO FORNO DE FUSÃO, ONDE, SOB O EFEITO DO CALOR, SE TRANSFORMA EM VIDRO E É CONDUZIDO ÀS MÁQUINAS DE CONFORMAÇÃO, QUE SÃO UTILIZADAS DE ACORDO COM O TIPO DE VIDRO QUE SE PRETENDE OBTER. APÓS CONFORMADA, A PEÇA DE VIDRO DEVE SER RECOZIDA, ISTO É, DEVE SER ESFRIADA LENTAMENTE ATÉ A TEMPERATURA AMBIENTE, ALIVIANDO, DESTA FORMA, AS TENSÕES QUE NORMALMENTE SURGEM DURANTE A CONFORMAÇÃO E TORNANDO A PEÇA MAIS RESISTENTE.

O VIDRO PODE SER RECICLADO INFINITAS VEZES SEM PERDER A QUALIDADE, PODERÁ SER TRANSFORMADO EM OUTRAS PEÇAS, ISSO RESULTA EM ECONOMIA NA EXTRAÇÃO DE MATÉIA-PRIMA, NOS GASTOS DA FABRICAÇÃO E NA EMISSÃO DE POLUENTES.

ATIVIDADE 2: OBSERVE O CICLO INFINITO DO VIDRO ABAIXO.


AGORA VAMOS LÁ!!! RESPONDA AS QUESTÕES.

A)  ANOTE O NOME DE SEIS OBJETOS FEITOS COM VIDRO QUE VOCÊ CONHECE.

______________________________________________________

______________________________________________________


B)  DO QUE É FEITO O VIDRO? CONSULTE ACIMA.


_______________________________________________

_______________________________________________

 

C)  POR QUE É IMPORTANTE RECICLAR O VIDRO, SEGUNDO O TEXTO?

_________________________________________________

_________________________________________________


D)  O QUE VOCÊ ACHOU INTERESSANTE SOBRE O VIDRO?

__________________________________________________

__________________________________________________

E)  QUAL A COR DA LIXEIRA QUE COLOCAMOS O VIDRO PARA IR PARA A RECICLAGEM?

________________________________________________________

F)  POSSO DESCARTAR O VIDRO EM QUALQUER LUGAR? POR QUÊ? _________________________________________________

         _________________________________________________

 

DATA  13/11/2020  ( 6ª  FEIRA)           2º ANO            

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 13  DE NOVEMBRO DE 2020

HOJE É SEXTA-FEIRA

O DIA ESTÁ _______________________

NOME _____________________________2º ANO

PROFESSORA_____________________

BOA TARDE!


ATIVIDADE 1: LEITURA E INTERPRETAÇÃO:



COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   DESEMBARALHE AS LETRAS E ESCREVA CORRETAMENTE AS PALAVRAS.

 

T E R A H - ________________

 

A T H - ____________________

 

U S H E O - ________________

 

R E O S H - ________________

 

 

2.   RELACIONE O VOCABULÁRIO EM PORTUGUÊS E INGLÊS. EM SEGUIDA, FAÇA A ATIVIDADE DO LIVRO DE INGLÊS, PÁGINA 44 E 45, ESCREVENDO AS PALAVRAS DA MESMA FORMA QUE SE ENCONTRAM NO LIVRO.

 

(A)               HOUSE                              (     ) CAVALO

 

(B)               HAT                                    (     ) JOGO

 

(C)               HEART                               (     ) FANTASMA

 

(D)               HORSE                               (     ) CASA

 

(E)               GIRAFFE                             (     ) UVAS

 

(F)       GHOST                                (     ) CHAPÉU

 

(G)               GRAPES                              (     ) GIRAFA

 

(H)               GAME                                   (     ) CORAÇÃO

 


COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

NESSA AULA VAMOS USAR A CORDA E A BOLA.

1 – PEGUE UMA CORDA E AMARRE AS PONTAS EM DUAS CADEIRAS, GRADE, PILAR, OU QUALQUER LUGAR Q ELA FIQUE A UMA CERTA ALTURA. SE A MAMÃE OU MAIS ALGUÉM DE CASA PUDER AJUDAR, AMARRE UMA PONTA E ELA SEGURA A OUTRA, TE ORIENTANDO NOS COMANDOS. SIGA AS ATIVIDADES.

COMECE COM A CORDA BAIXA, NA ALTURA DOS JOELHOS.

a-   PASSE POR CIMA, PRIMEIRO UMA PERNA, DEPOIS A OUTRA

b-  AGORA PASSE POR CIMA COM UM SALTO

c-   A CORDA ESTA BAIXA, ENTÃO TENTE COLOCAR AS MÃOS NO CHÃO DO OUTRO LADO, E DEPOIS PASSE UMA PERNA DE CADA VEZ.

d-  AINDA COM A CORDA BAIXA, VAMOS PASSAR POR BAIXO DA CORDA ROLANDO

e-   AGORA VAMOS TENTAR PASSAR POR BAIXO RASTEJANDO.

2 – ATIVIDADES COM BOLA. VAMOS REPETIR ALGUMAS ATIVIDADES DOS VÁRIOS TIPOS QUE FIZEMOS. MARQUE UMA LINHA DE SAÍDA, E UNS 10 PASSOS PARA FRENTE, MARQUE A LINHA DE CHEGADA. REPITA 5 VEZES CADA EXERCÍCIO.

a-   CONDUZA A BOLA ROLANDO, DANDO TOQUINHOS COM A MÃO ATÉ A CHEGADA E VOLTE.

b-  AGORA CONDUZA A BOLA COM O PÉ.

c-   QUICANDO A BOLA.

d-  LANÇANDO A BOLA DE UMA MÃO PARA A OUTRA E ANDANDO.

e-   LANÇANDO PARA CIMA, BATA PALMAS E PEGUE A BOLA SEM DEIXAR CAIR.