sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Semana 28 ---- 16/11 à 19/11

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA


DATA  16 /11/2020   ( 2ª  FEIRA)                       2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 16 DE  NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________


ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA



ATIVIDADE 2: VÍDEO – Hino à Bandeira Nacional - LEGENDADO!

https://www.letras.mus.br/hinos/hino-a-bandeira-nacional/

Hino à Bandeira Nacional

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,

Da amada terra do Brasil!

(fonte: Portal do Governo Brasileiro)




COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: SITUAÇÕES - PROBLEMAS

ATIVIDADE 



O PAI DE LARAH  FEZ 39 PIZZAS, FORAM VENDIDAS 15. QUANTAS PIZZAS AINDA RESTARAM?



ATIVIDADE 2

DAVI PEGOU 55 MANGAS E DEU 15 PARA A PROFESSORA. COM QUANTAS MANGAS DAVI FICOU?




ATIVIDADE 3

A ESCOLA RECEBEU 99 CHIPS. AINDA RESTAM 50. QUANTOS FORAM ENTREGUES?



ATIVIDADE 4 



PEDRO GUARDOU AS BOLINHAS DE GUDE QUE GANHOU EM CAIXAS COM 5 BOLINHAS EM CADA CAIXA. ELE COMPLETOU 4 CAIXAS.QUANTAS BOLINHAS ELE GANHOU?




ATIVIDADE 5

NA MESA HAVIA 3 BANDEJAS COM 15 BRIGADEIROS EM CADA UMA. QUANTOS BRIGADEIROS HAVIA AO TODO?




COMPONENTE CURRICULAR: ARTE             

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME:RETRATOS E AUTORRETRATOS; CAPITULO 1; PÁGINA 45.

1-   OBSERVE PARTE DOS RETRATOS, COMPLETE- OS COM O QUE ESTÁ FALTANDO.

USE SEU LIVRO NAME PARA REALIZAR SUA ATIVDADE.


DATA 17/11/2020 (3ª  FEIRA)                2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: SUBTRAÇÃO/ ADIÇÃO

 ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

 MONTE MOR,17 DE NOVEMBRO DE 2020.

 HOJE É TERÇA-FEIRA.

 PROFESSORA___________________2°ANO____                    

 NOME DO ALUNO:______________________________________

MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1

   FAÇA OS CÁLCULOS ABAIXO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

5

 

 

 

3

6

 

 

-

2

2

 

 

-

2

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

6

 

 

 

5

1

 

 

-

1

0

 

 

-

5

0

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 2

SOFIA ADORA FAZER CONTAS

A PRÓXIMA CONTA QUE FARÁ É A SEGUINTE.


                        159

                      -   42


QUE RESULTADO SOFIA DEVE ENCONTRAR PARA ACERTAR A CONTA?

A)17

B)42

C) 97

D)117

                                                                               

ATIVIDADE 3

GILSON PRECISA RESOLVER ESTA CONTA

 

  52

+57

QUAL É O RESULTADO DELA?

 


COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA – OUTRAS CULTURAS.

 

ATIVIDADE 1: LEIA O TEXTO, OBSERVE A IMAGEM ABAIXO E IDENTIFIQUE AS CULTURAS.

NOSSO PAÍS É COMPOSTO POR DIVERSAS CULTURAS, COMO JÁ DISCUTIMOS ANTERIORMENTE SOMOS TODOS DIFERENTES, MAS OS DIREITOS NO PAÍS SÃO IGUAIS. NÃO EXISTE NINGUÉM IGUAL, NEM MESMO EM NOSSA FAMÍLIA.

A CULTURA É FORMADA POR VÁRIOS ELEMENTOS: CRENÇAS, IDEIAS, ALIMENTAÇÃO, MODO DE VESTIR, MODO DE FALAR, AS FESTAS, AS DANÇAS E OUTROS FATORES. A CULTURA É TRANSMITIDA DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO.


A)  IDENTIFIQUE AS CULTURAS DE ORIGEM DAS PESSOAS DAS IMAGENS E ANOTE QUATRO ORIGENS QUE VOCÊ OBSERVOU COM SUA FAMÍLIA COM AS LETRAS INICIAIS.

 

I

 

A

 

J

 

A

  

B)  PESQUISE, QUAIS SÃO AS CULTURAS EXISTENTES EM SUA FAMÍLIA?

_____________________________________________________

_____________________________________________________

 

C)   ANOTE EM SEU CADERNO ALGUMAS CULTURAS EXISTENTES EM SEU MUNICÍPIO.

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

 

D)  ASSINALE AS AFIRMAÇÕES CORRETAS.

(   ) TODOS SÃO IGUAIS.

(   ) EXISTE POUCOS NEGROS ENTRE ELES.

(   ) AS CULTURAS SÃO UNIDAS.

(   ) SOMENTE HOMENS TRABALHAM.

 

ATIVIDADE 2: PESQUISE E COMPLETE COM AS CULTURAS DO QUADRO.

 

ITALIANA

AFRICANA

JAPONESA

INDÍGENAS

PORTUGUESES

BRASILEIRA

 

·        A CULTURA_______________________ IDENTIFICO QUANDO POSSUEM OS OLHOS PUXADOS.

 

·        A CAPOEIRA É LEMBRADA PELA CULTURA____________________________.

 

 

·        QUANDO FALAMOS SOBRE A PIZZA ESTAMOS FALANDO DA CULTURA______________________________________.

 

·        VIVIA E VIVE NA FLORESTA E MORAM EM OCAS, ESTAMOS FALANDO DOS ___________________________.

  

·        O CARNAVAL RELACIONAMOS A CULTURA________________________________.

 

·        OS _________________________________CHEGARAM DE CARAVELA AO BRASIL EM 1500.

 

ATIVIDADE 3: CIRCULE AS CULTURAS QUE FAZEM PARTE NA FORMAÇÃO DO BRASIL NA CRUZADINHA.



COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

NESSA AULA VAMOS DAR CONTINUIDADE NOS JOGOS DO ATLETISMO. NAS OUTRAS AULAS VIMOS UM POUCO DE CORRIDAS E DE SALTOS EM DISTÂNCIA E ALTURA. HOJE VAMOS FAZER UM POUCO DE LANÇAMENTOS.

 

1 – NESSA PRIMEIRA ATIVIDADE VAMOS LER ALGUNS CONCEITOS:

a-      NO ATLETISMO TEMOS COMPETIÇÕES DE LANÇAMENTOS E ARREMESSOS. MAS QUAL A DIFERENÇA ENTRE LANÇAR E ARREMESSAR? A DIFERENÇA BÁSICA ESTÁ NO MOVIMENTO, OU SEJA, NO ARREMESSO O OBJETO É EMPURRADO, ENQUANTO NO LANÇAMENTO O OBJETO É JOGADO, ATIRADO, DE FORMA QUE VÁ MUITO MAIS LONGE.

b-     NO ATLETISMO EXISTE APENAS UMA PROVA DE ARREMESSO QUE É O ARREMESSO DE PESO. JÁ OS LANÇAMENTOS SÃO 3 PROVAS: DARDO, DISCO E MARTELO.

c-      CADA PROVA TEM SEU ESPAÇO NO INTERIOR DA PISTA, SENDO UM LOCAL PARA EXECUÇÃO E O ESPAÇO DELIMITADO PARA O EQUIPAMENTO CAIR.

2 -  A SEGUNDA ATIVIDADE É FAZER UMA PESQUISA RÁPIDA PARA VISUALIZAR A EXPLICAÇÃO ACIMA. ACESSE A INTERNET USANDO O GOOGLE E O YOUTUBE E VEJA FIGURAS E VÍDEOS

a-    COLOQUE NO GOOGLE EM IMAGENS E BUSQUE UMA PROVA DE CADA VEZ: ARREMESSO DE PESO, LANÇAMENTO DE DARDO, LANÇAMENTO DE DISCO, LANÇAMENTO DO MARTELO. APENAS OBSERVE AS FIGURAS

b-   COMPLEMENTE A PESQUISA FAZENDO A MESMA BUSCA NO YOUTUBE, E VEJA APENAS UM TRECHINHO DE CADA PROVA, PARA CONHECER MELHOR.

3 – VAMOS FAZER ALGUNS LANÇAMENTOS? COMO EM CASA NÃO TEMOS MUITO ESPAÇO, ENTÃO VAMOS USAR UMA BOLINHA FEITA DE PAPEL AMASSADO. AMASSE BEM ATÉ FICAR QUASE DO TAMANHO DE UMA BOLINHA DE TÊNIS, E EXECUTE OS EXERCÍCIOS ABAIXO:

a-    TRACE UMA LINHA NO CHÃO PARA NÃO PASSAR DELA. SEGURE A BOLINHA AO LADO DO ROSTO E EMPURRE COMO VOCÊ VIU NO ARREMESSO DE PESO. EXECUTE 3 MOVIMENTOS COM CADA BRAÇO.

b-   AGORA VOCÊ VAI SEGURAR A BOLINHA MAIS AFASTADA DO ROSTO, ACIMA DO OMBRO, COMO NO MOVIMENTO DA QUEIMADA, E LANÇAR A BOLINHA. PERCEBA QUE VAI BEM MAIS LONGE QUE NO ARREMESSO. TAMBÉM 3 MOVIMENTOS CADA BRAÇO.

c-    E PARA FINALIZAR FIQUE ALGUNS METROS PARA DA LINHA MARCADA, FAÇA UMA PEQUE CORRIDA E QUANDO ESTIVER PERTO DA LINHA LANCE A BOLINHA.

 

 DATA 18/11/2020  ( 4ª  FEIRA)                                     2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 18 DE NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1:  FAÇA A LEITURA (CANTO),CIRCULE AS RIMAS E ENUMERE AS ESTROFES:






COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA – DIFERENTES TIPOS DE ABRIGO.

 

ATIVIDADE 1: LEIA E DISCUTA COM SUA FAMÍLIA.

TODOS NÓS TEMOS UM ABRIGO, ELE SERVE PARA NOS PROTEGER DA CHUVA, DO FRIO, DO CALOR, DE PERIGOS E DESCANSAR COM NOSSA FAMÍLIA.

EXISTEM DIFERENTES TIPOS DE ACORDO COM CADA CULTURA DO PAÍS, UTILIZAM DIFERENTES FORMAS E MATERIAIS, OBSERVE ABAIXO.


RESPONDA:

A)  QUAL É O NOME DA CASA PARECIDA COM A SUA? ESCREVA O NOME.

____________________________________________________

 

B)  QUAL MATERIAL É CONSTRUIDA SUA CASA?

_____________________________________________________

 

ATIVIDADE 2: AQUI É A CASA DE MAURÍCIO, VEJA COMO É ORGANIZADA.



A)  AGORA E SUA VEZ! ILUSTRE EM SEU CADERNO COMO É SUA CASA POR DENTRO, COMO OS CÔMODOS SÃO DIVIDIDOS. COLORIR BEM LINDO!



A)  ESCREVA OS NOMES DO CÔMODOS.

 

S_____________________________________________

C_____________________________________________

B_____________________________________________

Q_____________________________________________

G_____________________________________________

 

ATIVIDADE 3: LEIA, PESQUISE E RESPONDA.


A)  SE VOCÊ PUDESSE, O QUE VOCÊ MUDARIA EM SUA CASA?

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

 


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE  

2-   ATIVIDADE: LIVRO NAME: MAIS RETRATOS; CAPÍTULO 2; PÁGINA 47.

1-   CONTINUE O DESENHO.

USE SEU LIVRO NAME PARA REALIZAR SUA ATIVIDADE.

  

DATA 19/ 11 /2020  (5ª Feira)                       2º ANO       

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: SITUAÇÕES- PROBLEMAS/GEOMETRIA/SISTEMA MONETÁRIO

ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

MONTE MOR,19 DE NOVEMBRO DE 2020.

HOJE É QUINTA-FEIRA.

PROFESSORA___________________2°ANO____

NOME DO ALUNO:______________________________________

 

ATIVIDADE 1

QUÉZIA ORGANIZOU SUAS FOTOS EM UM ÁLBUM QUE TEM 6 PÁGINAS .

EM CADA PÁGINA COLOCOU 4 FOTOS.

QUANTAS FOTOS QUÉZIA COLOCOU NO ÁLBUM?


A)4

B)6

C)10

D)24


ATIVIDADE 2

 

A PROFESSORA ARRUMOU A SALA EM  3 FILEIRAS.

EM CADA FILEIRA COLOCOU 5 CADEIRAS.



QUANTAS CADEIRAS A PROFESSORA COLOCOU NA SALA?

 

 

 

 

ATIVIDADE 3

ANTONY APONTOU SEUS 12 LÁPIS .



ANA CLARA APONTOU A METADE.

QUANTOS LÁPIS ANA CLARA APONTOU?

A)12

B)10

C)6

D)2

ATIVIDADE 4

MIGUEL FORMOU O SEGUINTE PAR NO JOGO DA MEMÓRIA.

        


QUAL É O NOME DA FIGURA QUE APARECE NAS CARTAS?

A) RETÂNGULO

B) QUADRADO

C)TRIÂNGULO

D) CÍRCULO

ATIVIDADE 5

PEDRO DECOROU A PAREDE DE SEU QUARTO COM FIGURAS DE TRIÂNGULOS.

QUAL FOI A FIGURA QUE ANDRÉ DESENHOU?

A) 




B)


C)

ATIVIDADE 6



ATIVIDADE 7



ATIVIDADE 8
















COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS – PARTES DO CORPO.

 

ATIVIDADE 1:  LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA O ESQUEMA.



ATIVIDADE 2: COM MUITA ATENÇÃO, LEIA E RESPONDA.



              NA INFÂNCIA A PRÁTICA DE ATIVIDADES VARIADAS É MUITO IMPORTANTE PARA UM BOM DESENVOLVIMENTO DO CORPO, DAS AMIZADES E TAMBÉM PARA A DESCOBERTA DE UM ESPORTE DE QUE VOCÊ GOSTE E CONTINUE PRATICANDO NO FUTURO. QUAL ATIVIDADE OU ESPORTE QUE VOCÊ ADORA PRATICAR? ILUSTRE NO QUADRO E ESCREVA O NOME DELE AO LADO. __________________________________


ATIVIDADE 3: PESQUISE OS NOMES DAS PARTES DO CORPO NO CAÇA-PALAVRAS ABAIXO.



·        PINTE BEM BONITO O QUEBRA-CABEÇA, COLE NUM PAPELÃO E RECORTE NO TRACEJADO, MISTURE AS PEÇAS E MONTE O CORPO. BOA DIVERSÃO!





DATA 20/ 11 /2020  (6ª Feira)                       2º ANO        

           FERIADO : DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA