quinta-feira, 19 de novembro de 2020

SEMANA - 29 - 23/11 A 27/11

 Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.

DATA 23/11/2020 (Segunda-feira)                       4º s  ANOS

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 23 de novembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


à Atividade: Leitura e interpretação.

Leia o texto com muita atenção.

Como foi inventada a fotografia?

Por Renato Domith Godinho Atualizado em 4 jul 2018, 20h2...

                                           Leia mais em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-inventada-a-fotografia/ 

A fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o princípio da "câmara escura". A História revela que os primeiros processos para fixar imagens surgiram em meados do século XIX.

Embora ela tenha aparecido mesmo no século XIX, a fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o princípio da “câmara escura”. Basta você fechar completamente um local – de uma grande sala a uma latinha de leite em pó – e depois fazer um buraquinho. A luz atravessa o buraco e projeta no interior da câmara fechada uma imagem invertida do que acontece lá fora. Mesmo com esse princípio conhecido há séculos, faltava o principal para a fotografia: bolar uma maneira de congelar essa imagem. O que a história oficial não conta, porém, é que em 1833 a fotografia pode ter sido inventada no Brasil, com um método diferente, por Antoine Hercule Florence, um francês que viveu aqui por muitos anos.

Os pioneiros oficiais e a ideia da foto colorida

Nas primeiras décadas do século XIX, o francês Louis Daguerre cria o daguerreótipo, aperfeiçoando pesquisas de seu colega Nicéphore Niépce. Ele divulga oficialmente seu método em 1839, quatro anos após o inglês Henry Talbot tornar público o processo de revelação em negativo. Nessa época, tirar uma simples fotografia levava até 30 minutos.

 Negativo em vidro

O escultor inglês, Frederick Scott Archer, descobre em 1851 o processo de revelação em chapa úmida (também chamado de colóide) e revoluciona a fotografia. As chapas de vidro em negativo tinham qualidade superior à do daguerreótipo e, pela primeira vez, permitiam produzir várias cópias em papel de uma foto.

Em 1908, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, os mesmos que inventaram o cinema, criam o primeiro processo de fotografia em cores, o Autochrome, superpondo três chapas transparentes. Graças ao uso de filtros, cada uma delas registrava apenas uma cor primária (vermelho, amarelo e azul) e o resultado final era uma imagem colorida. 

Filme para quê?

O mundo da fotografia não mudaria muito até viver a revolução das câmeras digitais. Em 1986, a Kodak cria um sensor eletrônico, que compõe o “filme” da máquina digital, registrar mais de 1 milhão de pontinhos de luz, viabilizando a fotografia da nova era, que explodiria para valer na década de 90.

COMPREENSÃO DO TEXTO

1)    Explique como estas pessoas estão relacionadas à invenção da fotografia.

Henry Talbot

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

________________________________________________________

Louis Daguerre

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

Antoine Hercule Florence

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

________________________________________________

2) Que princípio já era conhecido mesmo antes da fotografia surgir?

     ________________________________________________

    _________________________________________________

     ________________________________________________

    _________________________________________________

    ________________________________________________

3)Como esse princípio está ligado à invenção da fotofrafia?

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________ 

4)Retire do texto um trecho que explica porque a fotografia não existia, embora esse princípio já fosse conhecido?

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________ 

5)Já estudamos , em outra unidade, um brasileiro envolvido na invenção de algo que se usa muito até hoje.

a) Quem é esse inventor brasileiro?

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________ 

         b) O que ele inventou?

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________ 

6)Para você, qual é a importância da invenção da fotografia??

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________ 

7)Como você imagina o mundo sem fotografias?

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________                     

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: Leia com atenção os dados da tabela e resolva as questões no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas.


ATIVIDADE 2: Arme e resolva as continhas no caderno com atenção. Confira os resultados fazendo a Operação Inversa (Prova real).


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 12 – ARTE MEXICANA.

ATIVIDADE:

·        Observe as imagens da Arte Mexicana, das páginas 156 e 157, para responder as questões da seção Chuva De Ideias.

·        Leia o texto “Dia dos Mortos” da seção Organizando Nossas Ideias, da página 158.

·        ENCARTE 1 – Capítulo 13: pinte a caveira mexicana de forma bem colorida, assim como eles fazem no México.

 

 DATA 24/11/2020 (Terça-feira)                       4º s ANOS                                                                                               

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 24 de novembro de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:____________________ 4º Ano ______

Professora: _____________________________.

ATIVIDADE 1: Resolva as divisões e confira os resultados fazendo a Operação Inversa (Prova real).


COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Atividade: Leia o texto e responda as questões no caderno.

 

                  20 DE NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

 

          Comemorado no dia 20 de novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi instituído por meio de uma lei de 2011. Esse dia relembra um personagem importante da história da resistência dos negros escravizados no país: Zumbi dos Palmares. Esse personagem foi o último líder do Quilombo dos Palmares, sendo morto por bandeirantes, em 1695.

                                  Como surgiu o Dia da Consciência Negra?

            O Dia da Consciência Negra é uma conquista realizada pelo movimento negro, movimento social que tem suas origens, no Brasil, localizadas no final do século XIX com o movimento abolicionista. O movimento negro retomou sua força aqui durante a fase da abertura na Ditadura Militar, isto é, na segunda metade da década de 1970.

           Dentro daquele contexto, um dos grupos com a atuação mais relevante era o Movimento Negro Unificado contra o Racismo (MNU). Esse grupo, durante um congresso que aconteceu em São Paulo, em 1978, escolheu Zumbi dos Palmares como um símbolo da resistência dos negros contra a escravidão e opressão, em um sentido amplo, no Brasil.




Estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares, localizada em Salvador.

           O movimento negro atual luta pela conquista de direitos para a população negra do Brasil e contra o apagamento da cultura afro-brasileira; é enxergado como o herdeiro dos movimentos de resistência à escravidão no passado. Com a escolha de Zumbi como símbolo dessa luta, a data da sua morte, 20 de novembro, tornou-se simbólica e muito importante.

O movimento negro, em geral, ganhou muita força com a redemocratização do Brasil e teve atuação destacada com a elaboração da Constituição de 1988. A atuação do movimento negro no interior da Constituinte de 1987 abriu espaço para a inclusão de medidas que promoviam, em partes, uma reparação histórica contra a desigualdade, o racismo e o apagamento dos negros no Brasil.

Assim, nas décadas seguintes, uma série de leis foram aprovadas em benefício da população negra no Brasil. Três dessas que se destacam nesse contexto são:

  • Lei nº 7.716/1989: tornou o racismo crime;
  • Lei nº 10.639/2003: tornou obrigatório o ensino de história afro-brasileira nas escolas brasileiras;
  • Lei nº 12.711/2012: determinou cotas raciais para pretos e pardos em universidades e instituições federais.

O Dia da Consciência Negra foi criado por meio da Lei nº 12.519, sendo essa promulgada em 10 de novembro de 2011. Assim, o dia 20 de novembro foi oficializado como a data a celebrar-se o Dia da Consciência Negra. Atualmente mais de 1000 municípios do Brasil oficializaram esse dia como feriado, embora a lei não o tenha determinado dessa forma.

Para que serve o Dia da Consciência Negra?

            O Dia da Consciência Negra é uma data comemorativa usada para conscientizar a população a respeito do racismo presente em nosso país e que é resultado direto de mais de 300 anos de escravidão. Esse dia também é uma data de luta para todos que combatem o racismo e almejam a formação de uma sociedade mais justa.

            O racismo é atualmente um dos grandes problemas existentes em nosso país, e ele reforça a desigualdade social, a violência contra os negros e o apagamento da cultura afro-brasileira. O Dia da Consciência Negra é uma data importante exatamente para que a população possa refletir sobre esses problemas. Atualmente, por exemplo, os negros são o grupo em nosso país que mais sofre violências, possui a menor média salarial e menos tem sua cultura original valorizada.

           Combater o racismo é um compromisso diário de todos nós como cidadãos brasileiros e não deve ser realizado somente no dia 20 de novembro, mas, sim, todos os dias do ano. A construção de um Brasil melhor e mais justo passa, obrigatoriamente, pelo combate ao racismo

https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/20-de-novembro-dia-da-consciencia-negra
 

Questões

1)  Por que dia 20 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia da Consciência Negra?

 2) Você concorda que negros e brancos têm as mesmas oportunidades de educação e trabalho? Por quê? 

3)  Existe racismo no Brasil? Escreva em quais  situações  ele ocorre?


COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Você conhece o softbol? Vamos ler um pouco sobre o esporte.

O softbol foi inventado por George Hancock em 1887 nos Estados Unidos, que arranjou uma forma de se praticar o beisebol em recintos desportivos cobertos. Foi incluído no programa dos Jogos Olímpicos a partir de Barcelona 1992, até Pequim 2008.

 As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e o tempo de jogo (que é de sete entradas no Softbol, em vez de nove). ... Em termos de alta competição o softbol é maioritariamente praticado por equipes femininas.

2 – Para fixar um pouco mais vamos assistir o vídeo:


3-  Educativos. Seguindo os mesmos critérios da aula passada, se você não tiver uma bolinha de tênis para o exercício faça uma bolinha de papel amassado apenas para praticar o movimento do lançamento.

Você percebeu no vídeo que o lançamento da bola no softbol é diferente. Tem que ser executado abaixo da linha da cintura. Então vamos fazer dois exercícios bem simples:

a-   Peça ajuda para alguém em casa fazer alguns lançamentos com você, e pratique lançando um para o outro umas 10 vezes com cada mão.

b-  Coloque uma garrafa pet sobre uma cadeira como se fosse o apanhador, e fique a uma distância e tente acertar. Lembre-se de lançar somente abaixo da linha da cintura. Execute umas 10 tentativas.


Data: 25 / 11 / 2020 (4ª feira)                           4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 25 de novembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .


à Atividade 1 – Ortografia S ou Z.

à Consulte um dicionário.



Separe as sílabas das palavras.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

Coloque-as na ordem alfabética.

 

_______________________________________________________________________________________________________________________

 

_______________________________________________________________________________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

           Quilombolas são os descendentes e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil. Atualmente as comunidades quilombolas estão presentes em todo o território brasileiro, e nelas se encontra uma rica cultura, baseada na ancestralidade negra, indígena e branca. No entanto, os quilombolas sofrem com a dificuldade no acesso à saúde e à educação.

Atividade:  O mapa abaixo mostra os resultados do monitoramento dos processos de regularização de terras quilombolas em curso nas Superintendências Regionais do Incra e das titulações efetivadas pelo governo federal e pelos governos estaduais. Observe o mapa com atenção e responda as questões.



 


1)    Qual o estado que apresenta o maior número de Terras quilombolas tituladas?

-----------------------------------------------------------------------------------------

2)   Qual o estado que apresenta o menor número de Terras quilombolas tituladas?

------------------------------------------------------------------------------------------

3)    Quais  estados  ainda não apresentam Terras quilombolas tituladas?

------------------------------------------------------------------------------------------

4)    Complete o quadro com as informações do mapa conforme  o exemplo:



TERRAS QUILOMBOLAS – TITULADAS E EM PROCESSO NO INCRA


ESTADO

TITULADAS

EM PROCESSO

Rio Grande  do Sul

4

103

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

ATIVIDADE: Livro NAME: Capítulo 13 – ARTE MEXICANA.

·        Leia os textos da página 159: Papel Picado; Frida Kahlo.

·        Leia o texto da página 160: Cores de Frida.

·        Observe a obra “A moldura”, de Frida Kahlo, da página 160.

·        Retire o ENCARTE 2- Capítulo 13, em seguida faça seu autorretrato

     ( desenhe seu próprio retrato) com seu animal preferido.


 DATA 26/11/2020 (Quinta-feira)                        4ºs   ANOS                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 26 de novembro de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: ___________________

Pofessora: _________________________

 

ATIVIDADE 1: Recorte as tirinhas , cole no caderno e resolva os probleminhas. Não se esqueça de registrar as continhas e dar a resposta aos problemas.

                                           

A)   Tia Gláucia verificou que o saldo de sua conta bancária era de 760 reais. Ela fez um depósito de 250 reais. Qual é o saldo da conta de tia Gláucia agora?

 

B)   Um livro tem 258 páginas. Ana já leu 173. Quantas páginas faltam para ela terminar de ler o livro?

 

C)   Pedro ganhou 48 figurinhas e ficou com um total de 235. Quantas figurinhas ele possuía?

 

D)   Para ir à escola Maria tem que andar 1.430 metros. Já caminhou 640 metros. Quantos metros faltam para ela chegar à escola?

 

E)   Tia Gláucia tem 200 reais para pagar um brinquedo de 125 reais. Quanto vai receber de troco?

 

F)   Um caminhão carrega 1.840 abacaxis. Desses, 965 estão maduros. Quantos

 

G)  Saíram 1228 ciclistas para um passeio. 639 deles desistiram no meio do caminho. Quantos ciclistas completaram o percurso?

H)   Uma equipe de basquete é formada por 5 jogadores. Tia Fabiana selecionou 85 alunos de nossa escola para participarem de um campeonato de basquete. Quantas equipes poderão ser formadas?

 

I)   Nossa escola recebeu 625 livros de literatura. Tia Vanessa decidiu distribuir estes livros igualmente entre as 5 salas de aula do 3º Ano. Quantos livros cada sala de aula vai receber?

 

J)   Júlia tem uma coleção de 428 figurinhas. Ela quer distribuir estas figurinhas entre 4 amigas. Quantas figurinhas cada uma irá  receber?

 

K)   Joyce tem 86 bombons para distribuir igualmente entre 3 amigas. Quantos bombons cada uma irá receber? Quantos bombons sobrarão para Joyce?

 

L)   Divida 615 por 5. Ao resultado, adicione 986. Qual é o número que você vai obter?



COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

Atividade :  Leia o texto com atenção e   responda as questões no caderno:

                        Por que as pessoas têm cores diferentes?

           A resposta esta na melanina. Já ouviu falar nela. Permita-me , então, apresenta- lá ! A melanina é uma proteína presente em camadas profundas da nossa pele. Quanto mais melanina uma pessoa tem, mais escura é a sua pele; quanto menos melanina, mais clara a pele. 


Saiba também, que o sol ativa a produção de melanina fazendo a pele escurecer. O bronzeado, portanto, é uma resposta de defesa e proteção gerada pelo organismo. Desta forma, a pele que apresenta  tonalidade mais escura, sofre menos agressões provocadas pela radiação solar. Ao contrario de uma pele mais clara, que pode sofrer queimaduras. Mas, vale lembrar que todas as pessoas devem utilizar protetor solar, guarda-sol e de preferência frequentar a praia em horários que os raios solares estejam mais fracos. Isso pode evitar o câncer de pele.

           Se esse efeito do sol sobre a pele faz você pensar que os povos nativos dos locais mais frios tem a pele mais clara por conta da incidência solar, enquanto os nativos de lugares mais quentes têm a pela  mais escura porque são de uma região onde o sol brilha com mais intensidade. Acertou em cheio! Mas,

entenda bem. O tom de pele característico de determinadas populações é resultado de milhares e  milhares de anos de mudanças que os seres humanos passaram.

             Em outras palavras, essa diferenciação na cor da pele começou a ocorrer em um passado muito  distante, no começo da ocupação dos continentes pela espécie humana. E como para sobreviver é  preciso estar adaptado as condições do meio ambiente, as pessoas de pele clara se adaptaram bem as   regiões de clima frio. Nos lugares mais quentes, os humanos mais adaptados foram os de pele mais  escura, que passaram essa característica aos seus descendentes .

Nos dias de hoje, depois de tantos encontros que ocorreram e continuam ocorrendo entre  indivíduos de diferentes populações, é cada vez mais difícil apontar a origem da pessoa pela cor da sua  pele. Você não acha?"

Disponível em: http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_240.pdf

 Questões:

 1: Assinale as alternativas com V para verdadeira e F para falsa:

( ) A quantidade de melanina influência na cor da pele de um ser humano.

( ) O bronzeado é uma resposta de defesa do organismo.

( ) Todos os seres humanos que moram em lugares frios possuem pele com tonalidade mais escura.

( ) A diferenciação na cor da pele começou a ocorrer em um passado muito distante, no começo da ocupação dos continentes pela espécie humana.

---------------------------------------------------------------------------------------

2: O que é a melanina ? Como a quantidade de melanina influência na cor da pele dos seres humanos?

---------------------------------------------------------------------------------------

 3: Marque com um “X” a alternativa Incorreta:

a) O ser humano precisa se adaptar as condições do meio ambiente.

b) Nos lugares mais quentes os humanos mais adaptados foram de pele mais escura, que passaram  essa característica aos seus descendentes .

c) O sol ativa a produção de melanina, fazendo a pele escurecer.

d) É bem fácil indicar a origem de uma pessoa pela cor de sua pele.

--------------------------------------------------------------------------------------

 4: Joana e Mariana, antes da pandemia, foram a praia. As duas ficaram expostas aos raios de sol. Entretanto, Joana tem a tonalidade de pele mais clara do que a de Mariana. Responda:

a) O que pode ter acontecido com a pele de Joana?

----------------------------------------------------------------------------------------

b) O que é o bronzeado?

-----------------------------------------------------------------------------------------

c) Qual das duas amigas  deve  ter  ficado  mais bronzeada ?

----------------------------------------------------------------------------------------

5: Quais são as prevenções que as pessoas devem ter, ao irem à praia, para tentar evitar o   câncer de pele?

 ---------------------------------------------------------------------------------------


 Data: 27 / 11 / 2020 (6ª feira)                                      4º Ano 

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 27de novembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1 – Continuação: Ortografia S ou Z. 




    COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

 

1.   Leia e interprete o texto. Em seguida, marque TRUE (verdadeiro) e FALSE (falso).




a.   That is our teacher.

(     ) True    (     ) False

 

b.   That is our friend.

(     ) True    (     ) False

 

c.   Her name is Ms. Johnson.

(     ) True     (     ) False

 

d.   Her name is Ms. Jackson.

(     ) True     (     ) False

 

e.   She is reading a report.

(     ) True     (     ) False

 

f.     She is reading a story.

(     ) True     (     ) False

 

g.   She is a wonderful teacher.

(     ) True     (     ) False


COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

 

1 – Você conhece o críquete? Hoje é a sua vez de pesquisar.

         Nessa atividade procure saber e anotar o que é o críquete e sua origem. Em seguida apenas de uma olhada no geral como materiais, campo, jogadores.

 

2 – A segunda atividades é assistir os vídeos que irão explicar de uma forma muito mais simples de entender.

a-    


b-  Assista um trecho de algum jogo de críquete

3-  Vamos para prática? Você vai precisar de um taco como nas outras aulas sendo um bastão, cabo de vassoura, ou similar; uma bolinha, mas de papel bem amassado, para não rebater e quebrar nada em casa, e 3 garrafas pet. Também peça a ajuda de uma pessoa de casa.

a-   Coloque as 3 garrafas enfileiradas como os pinos do críquete, e se posicione um pouco a frente para tentar rebater. Como a bolinha de papel é bem leve, o objetivo é apenas entender e praticar o movimento. A pessoa que vai te ajudar fica a uma distância que a bolinha chegue e fará alguns lançamentos, depois podem trocar de lugar.