Observação: Senhores pais ou responsáveis, as atividades não precisam ser impressas e não há necessidade de copiar as questões. Os alunos deverão registrar, no caderno, o cabeçalho, a data, a disciplina, o número da questão e a resposta da questão mencionada.
DATA 23/11/2020 (Segunda-feira) 4º s ANOS
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 23 de novembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora:
________________ . 4º Ano _____
.
à Atividade:
Leitura e interpretação.
Leia o texto com muita atenção.
Como foi inventada a
fotografia?
Por Renato Domith Godinho
Atualizado em 4 jul 2018, 20h2...
Leia
mais em:
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-inventada-a-fotografia/
A fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o princípio da "câmara escura". A História revela que os primeiros processos para fixar imagens surgiram em meados do século XIX.
Embora ela tenha aparecido mesmo no século XIX, a fotografia começou a ser inventada ainda na Antiguidade, quando se descobriu o princípio da “câmara escura”. Basta você fechar completamente um local – de uma grande sala a uma latinha de leite em pó – e depois fazer um buraquinho. A luz atravessa o buraco e projeta no interior da câmara fechada uma imagem invertida do que acontece lá fora. Mesmo com esse princípio conhecido há séculos, faltava o principal para a fotografia: bolar uma maneira de congelar essa imagem. O que a história oficial não conta, porém, é que em 1833 a fotografia pode ter sido inventada no Brasil, com um método diferente, por Antoine Hercule Florence, um francês que viveu aqui por muitos anos.
Os
pioneiros oficiais e a ideia da foto colorida
Nas primeiras décadas do século XIX, o francês Louis Daguerre cria o
daguerreótipo, aperfeiçoando pesquisas de seu colega Nicéphore Niépce. Ele
divulga oficialmente seu método em 1839, quatro anos após o inglês Henry Talbot
tornar público o processo de revelação em negativo. Nessa época, tirar uma
simples fotografia levava até 30 minutos.
O escultor inglês, Frederick Scott Archer, descobre em 1851 o processo
de revelação em chapa úmida (também chamado de colóide) e revoluciona a fotografia.
As chapas de vidro em negativo tinham qualidade superior à do daguerreótipo e,
pela primeira vez, permitiam produzir várias cópias em papel de uma foto.
Em 1908, os irmãos franceses Auguste e Louis Lumière, os mesmos que
inventaram o cinema, criam o primeiro processo de fotografia em cores, o
Autochrome, superpondo três chapas transparentes. Graças ao uso de filtros,
cada uma delas registrava apenas uma cor primária (vermelho, amarelo e azul) e
o resultado final era uma imagem colorida.
Filme
para quê?
O mundo da fotografia não mudaria muito até viver a revolução das
câmeras digitais. Em 1986, a Kodak cria um sensor eletrônico, que compõe o
“filme” da máquina digital, registrar mais de 1 milhão de pontinhos de luz,
viabilizando a fotografia da nova era, que explodiria para valer na década de
90.
COMPREENSÃO DO TEXTO
1)
Explique
como estas pessoas estão relacionadas à invenção da fotografia.
Henry
Talbot
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
Louis
Daguerre
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
_________________________________________________
Antoine Hercule Florence
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________
2) Que princípio já era conhecido mesmo antes da fotografia
surgir?
________________________________________________
_________________________________________________
________________________________________________
_________________________________________________
________________________________________________
3)Como
esse princípio está ligado à invenção da fotofrafia?
4)Retire
do texto um trecho que explica porque a fotografia não existia, embora esse
princípio já fosse conhecido?
5)Já estudamos , em outra
unidade, um brasileiro envolvido na invenção de algo que se usa muito até hoje.
a) Quem é esse inventor
brasileiro?
b) O
que ele inventou?
6)Para
você, qual é a importância da invenção da fotografia??
7)Como você imagina o
mundo sem fotografias?
____________________________________________________
____________________________________________________
____________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE 1: Leia
com atenção os dados da tabela e resolva as questões no caderno. Não se esqueça
de registrar as continhas.
ATIVIDADE 2: Arme e resolva as
continhas no caderno com atenção. Confira os resultados fazendo a Operação
Inversa (Prova real).
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 12 – ARTE MEXICANA.
ATIVIDADE:
·
Observe as imagens da Arte Mexicana, das
páginas 156 e 157, para responder as questões da seção Chuva De Ideias.
·
Leia o texto “Dia dos Mortos” da seção Organizando
Nossas Ideias, da página 158.
·
ENCARTE 1 – Capítulo 13: pinte a caveira
mexicana de forma bem colorida, assim como eles fazem no México.
DATA 24/11/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel
Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 24 de
novembro de 2020.
Hoje é
terça-feira.
Nome completo:____________________
4º Ano ______
Professora: _____________________________.
ATIVIDADE 1: Resolva as divisões
e confira os resultados fazendo a Operação Inversa (Prova real).
COMPONENTE
CURRICULAR: HISTÓRIA
Atividade: Leia o texto e responda as
questões no caderno.
20 DE
NOVEMBRO – DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Comemorado no dia 20 de
novembro, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra foi
instituído por meio de uma lei de 2011. Esse dia relembra um personagem
importante da história da resistência dos negros escravizados no país: Zumbi dos Palmares.
Esse personagem foi o último líder do Quilombo dos Palmares, sendo morto por bandeirantes,
em 1695.
Como surgiu o
Dia da Consciência Negra?
O Dia da Consciência Negra é uma
conquista realizada pelo movimento negro, movimento social que tem suas
origens, no Brasil, localizadas no final do século XIX com o movimento abolicionista. O movimento negro retomou
sua força aqui durante a fase da abertura na Ditadura Militar, isto é, na segunda metade
da década de 1970.
Dentro daquele contexto, um dos
grupos com a atuação mais relevante era o Movimento Negro Unificado contra
o Racismo (MNU). Esse grupo, durante um congresso que aconteceu em São
Paulo, em 1978, escolheu Zumbi dos Palmares como um símbolo da resistência
dos negros contra a escravidão e opressão, em um sentido amplo, no Brasil.
Estátua em homenagem a Zumbi dos Palmares,
localizada em Salvador.
O movimento negro atual luta pela conquista de direitos para a população negra do Brasil e contra o apagamento da cultura afro-brasileira; é enxergado como o herdeiro dos movimentos de resistência à escravidão no passado. Com a escolha de Zumbi como símbolo dessa luta, a data da sua morte, 20 de novembro, tornou-se simbólica e muito importante.
O movimento negro, em geral, ganhou muita
força com a redemocratização do Brasil e teve atuação destacada com a
elaboração da Constituição de 1988. A atuação do movimento negro no interior da Constituinte de 1987 abriu espaço para a inclusão de medidas que promoviam, em
partes, uma reparação histórica contra a desigualdade, o racismo e
o apagamento dos negros no Brasil.
Assim, nas décadas seguintes, uma série de
leis foram aprovadas em benefício da população negra no Brasil. Três dessas que
se destacam nesse contexto são:
- Lei nº 7.716/1989: tornou o racismo crime;
- Lei nº 10.639/2003: tornou obrigatório o ensino de história
afro-brasileira nas escolas brasileiras;
- Lei nº 12.711/2012: determinou cotas raciais para pretos e pardos
em universidades e instituições federais.
O Dia da Consciência Negra foi criado por meio da Lei nº 12.519, sendo essa promulgada em 10 de novembro de 2011. Assim, o dia 20 de novembro foi oficializado como a data a celebrar-se o Dia da Consciência Negra. Atualmente mais de 1000 municípios do Brasil oficializaram esse dia como feriado, embora a lei não o tenha determinado dessa forma.
Para que serve o Dia da Consciência Negra?
O Dia da Consciência Negra é uma data comemorativa usada para conscientizar a
população a respeito do racismo presente em nosso país e que é resultado direto
de mais de 300 anos de escravidão. Esse dia também é uma data de luta para
todos que combatem o racismo e almejam a formação de uma sociedade mais justa.
O racismo é atualmente um dos grandes problemas existentes em nosso
país, e ele reforça a desigualdade social, a violência contra os negros e
o apagamento da cultura afro-brasileira. O Dia da Consciência Negra é uma
data importante exatamente para que a população possa refletir sobre esses
problemas. Atualmente, por exemplo, os negros são o grupo em nosso país que
mais sofre violências, possui a menor média salarial e menos tem sua cultura
original valorizada.
Combater o racismo é um compromisso diário de todos nós como cidadãos brasileiros e não deve ser realizado somente no dia 20 de novembro, mas, sim, todos os dias do ano. A construção de um Brasil melhor e mais justo passa, obrigatoriamente, pelo combate ao racismo
https://escolakids.uol.com.br/datas-comemorativas/20-de-novembro-dia-da-consciencia-negra
Questões
1) Por que dia 20 de novembro foi escolhido para comemorar o Dia da Consciência Negra?
2) Você concorda que negros
e brancos têm as mesmas oportunidades de educação e trabalho? Por quê?
3) Existe racismo no Brasil? Escreva em quais situações ele ocorre?
ATIVIDADE:
1 – Você conhece o softbol? Vamos ler um pouco
sobre o esporte.
O
softbol foi inventado por George Hancock em 1887 nos Estados Unidos, que arranjou
uma forma de se praticar o beisebol em recintos desportivos cobertos. Foi
incluído no programa dos Jogos Olímpicos a partir de Barcelona 1992, até Pequim
2008.
As principais diferenças entre o softbol e o beisebol são as dimensões da bola (maiores no softbol), as dimensões do campo (menor do que o de beisebol) e o tempo de jogo (que é de sete entradas no Softbol, em vez de nove). ... Em termos de alta competição o softbol é maioritariamente praticado por equipes femininas.
2 – Para fixar um pouco mais vamos assistir o
vídeo:
3- Educativos.
Seguindo os mesmos critérios da aula passada, se você não tiver uma bolinha de
tênis para o exercício faça uma bolinha de papel amassado apenas para praticar
o movimento do lançamento.
Você percebeu no vídeo que o
lançamento da bola no softbol é diferente. Tem que ser executado abaixo da
linha da cintura. Então vamos fazer dois exercícios bem simples:
a- Peça
ajuda para alguém em casa fazer alguns lançamentos com você, e pratique
lançando um para o outro umas 10 vezes com cada mão.
b- Coloque
uma garrafa pet sobre uma cadeira como se fosse o apanhador, e fique a uma
distância e tente acertar. Lembre-se de lançar somente abaixo da linha da
cintura. Execute umas 10 tentativas.
Data:
25 / 11 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 25 de novembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade
1 – Ortografia S ou Z.
à Consulte
um dicionário.
Separe
as sílabas das palavras.
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
Coloque-as
na ordem alfabética.
_______________________________________________________________________________________________________________________
_______________________________________________________________________________________________________________________
COMPONENTE
CURRICULAR: GEOGRAFIA
Quilombolas são os descendentes
e remanescentes de comunidades formadas por escravizados fugitivos (os
quilombos), entre o século XVI e o ano de 1888 (quando houve a abolição da escravatura), no Brasil. Atualmente as comunidades
quilombolas estão presentes em todo o território brasileiro, e nelas se
encontra uma rica cultura, baseada na ancestralidade negra, indígena e branca.
No entanto, os quilombolas sofrem com a dificuldade no acesso à saúde e à
educação.
Atividade: O mapa abaixo mostra os resultados do
monitoramento dos processos de regularização de terras quilombolas em curso nas
Superintendências Regionais do Incra e das titulações efetivadas pelo governo
federal e pelos governos estaduais. Observe o mapa com atenção e responda as
questões.
1) Qual o estado que apresenta o maior número de Terras
quilombolas tituladas?
-----------------------------------------------------------------------------------------
2) Qual o estado que apresenta o menor número de Terras
quilombolas tituladas?
------------------------------------------------------------------------------------------
3) Quais
estados ainda não apresentam Terras
quilombolas tituladas?
------------------------------------------------------------------------------------------
4) Complete o quadro com as informações do mapa
conforme o exemplo:
TERRAS QUILOMBOLAS – TITULADAS E EM PROCESSO NO INCRA |
||
ESTADO |
TITULADAS |
EM PROCESSO |
Rio Grande do Sul |
4 |
103 |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
ATIVIDADE: Livro NAME: Capítulo 13 – ARTE
MEXICANA.
·
Leia os textos da página 159: Papel
Picado; Frida Kahlo.
·
Leia o texto da página 160: Cores de
Frida.
·
Observe a obra “A moldura”, de Frida
Kahlo, da página 160.
· Retire o ENCARTE 2- Capítulo 13, em seguida faça seu autorretrato
( desenhe seu próprio retrato) com seu animal
preferido.
DATA 26/11/2020 (Quinta-feira) 4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 26
de novembro de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo: ___________________
Pofessora: _________________________
ATIVIDADE 1: Recorte as tirinhas , cole no caderno e resolva
os probleminhas. Não se esqueça de registrar as continhas e dar a resposta aos
problemas.
A) Tia Gláucia verificou
que o saldo de sua conta bancária era de 760 reais. Ela fez um depósito de
250 reais. Qual é o saldo da conta de tia Gláucia agora? |
B)
Um livro tem 258 páginas. Ana já leu 173. Quantas páginas faltam
para ela terminar de ler o livro? |
C)
Pedro ganhou 48 figurinhas e ficou com um total de 235. Quantas
figurinhas ele possuía? |
D)
Para ir à escola Maria tem que andar 1.430 metros. Já caminhou
640 metros. Quantos metros faltam para ela chegar à escola? |
E)
Tia Gláucia tem 200 reais para pagar um brinquedo de 125 reais.
Quanto vai receber de troco? |
F)
Um caminhão carrega 1.840 abacaxis. Desses, 965 estão maduros.
Quantos |
G)
Saíram 1228 ciclistas para um passeio. 639 deles desistiram no
meio do caminho. Quantos ciclistas completaram o percurso? |
H)
Uma equipe de basquete é formada por 5 jogadores. Tia Fabiana
selecionou 85 alunos de nossa escola para participarem de um campeonato de
basquete. Quantas equipes poderão ser formadas? |
I)
Nossa escola recebeu 625 livros de literatura. Tia Vanessa
decidiu distribuir estes livros igualmente entre as 5 salas de aula do 3º
Ano. Quantos livros cada sala de aula vai receber? |
J)
Júlia tem uma coleção de 428 figurinhas. Ela quer distribuir
estas figurinhas entre 4 amigas. Quantas figurinhas cada uma irá receber? |
K)
Joyce tem 86 bombons para distribuir igualmente entre 3 amigas.
Quantos bombons cada uma irá receber? Quantos bombons sobrarão para Joyce? |
L)
Divida 615 por 5. Ao resultado, adicione 986. Qual é o número
que você vai obter? |
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atividade : Leia o texto com atenção e responda as questões no caderno:
Por que as pessoas têm cores diferentes?
A resposta esta na melanina. Já
ouviu falar nela. Permita-me , então, apresenta- lá ! A melanina é uma proteína
presente em camadas profundas da nossa pele. Quanto mais melanina uma pessoa
tem, mais escura é a sua pele; quanto menos melanina, mais clara a pele.
Saiba também, que o sol ativa a produção de melanina fazendo
a pele escurecer. O bronzeado, portanto, é uma resposta de defesa e proteção
gerada pelo organismo. Desta forma, a pele que apresenta tonalidade mais escura, sofre menos agressões
provocadas pela radiação solar. Ao contrario de uma pele mais clara, que pode
sofrer queimaduras. Mas, vale lembrar que todas as pessoas devem utilizar protetor
solar, guarda-sol e de preferência frequentar a praia em horários que os raios
solares estejam mais fracos. Isso pode evitar o câncer de pele.
Se esse
efeito do sol sobre a pele faz você pensar que os povos nativos dos locais mais
frios tem a pele mais clara por conta da incidência solar, enquanto os nativos
de lugares mais quentes têm a pela mais
escura porque são de uma região onde o sol brilha com mais intensidade. Acertou
em cheio! Mas,
entenda bem. O tom de pele característico de determinadas
populações é resultado de milhares e milhares
de anos de mudanças que os seres humanos passaram.
Em outras
palavras, essa diferenciação na cor da pele começou a ocorrer em um passado
muito distante, no começo da ocupação
dos continentes pela espécie humana. E como para sobreviver é preciso estar adaptado as condições do meio
ambiente, as pessoas de pele clara se adaptaram bem as regiões de clima frio. Nos lugares mais
quentes, os humanos mais adaptados foram os de pele mais escura, que passaram essa característica aos
seus descendentes .
Nos dias de hoje, depois de tantos encontros que ocorreram e
continuam ocorrendo entre indivíduos de
diferentes populações, é cada vez mais difícil apontar a origem da pessoa pela
cor da sua pele. Você não acha?"
Disponível
em: http://capes.cienciahoje.org.br/viewer/?file=/revistas/pdf/chc_240.pdf
Questões:
1: Assinale as alternativas com V para
verdadeira e F para falsa:
( )
A quantidade de melanina influência na cor da pele de um ser humano.
( )
O bronzeado é uma resposta de defesa do organismo.
( )
Todos os seres humanos que moram em lugares frios possuem pele com tonalidade
mais escura.
( )
A diferenciação na cor da pele começou a ocorrer em um passado muito distante,
no começo da ocupação dos continentes pela espécie humana.
---------------------------------------------------------------------------------------
2:
O que é a melanina ? Como a quantidade de melanina influência na cor da pele
dos seres humanos?
---------------------------------------------------------------------------------------
3: Marque com um “X” a alternativa Incorreta:
a)
O ser humano precisa se adaptar as condições do meio ambiente.
b)
Nos lugares mais quentes os humanos mais adaptados foram de pele mais escura, que
passaram essa característica aos seus
descendentes .
c)
O sol ativa a produção de melanina, fazendo a pele escurecer.
d)
É bem fácil indicar a origem de uma pessoa pela cor de sua pele.
--------------------------------------------------------------------------------------
4: Joana e Mariana, antes da pandemia, foram a
praia. As duas ficaram expostas aos raios de sol. Entretanto, Joana tem a
tonalidade de pele mais clara do que a de Mariana. Responda:
a)
O que pode ter acontecido com a pele de Joana?
----------------------------------------------------------------------------------------
b)
O que é o bronzeado?
-----------------------------------------------------------------------------------------
c) Qual
das duas amigas deve ter ficado
mais bronzeada ?
----------------------------------------------------------------------------------------
5: Quais são as prevenções que as pessoas devem ter, ao irem à praia, para tentar evitar o câncer de pele?
---------------------------------------------------------------------------------------
Data: 27 / 11 / 2020 (6ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho
(copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos Ferreira.
Monte Mor, 27de novembro de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora:
________________ . 4º Ano _____
.
à Atividade
1 – Continuação: Ortografia S ou Z.
ATIVIDADE:
1.
Leia e interprete o texto. Em seguida, marque
TRUE (verdadeiro) e FALSE (falso).
a. That is our teacher.
( ) True
( ) False
b. That is our friend.
( ) True
( ) False
c.
Her name is Ms. Johnson.
( ) True (
) False
d.
Her name is Ms. Jackson.
( ) True (
) False
e.
She is reading a report.
( ) True (
) False
f.
She is reading a story.
( ) True (
) False
g.
She is a wonderful teacher.
( ) True (
) False
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Você conhece o críquete? Hoje é a sua vez
de pesquisar.
Nessa
atividade procure saber e anotar o que é o críquete e sua origem. Em seguida
apenas de uma olhada no geral como materiais, campo, jogadores.
2 – A segunda atividades é assistir os vídeos
que irão explicar de uma forma muito mais simples de entender.
a-
b- Assista um trecho de algum jogo de críquete
3- Vamos
para prática? Você vai precisar de um taco como nas outras aulas sendo um
bastão, cabo de vassoura, ou similar; uma bolinha, mas de papel bem amassado,
para não rebater e quebrar nada em casa, e 3 garrafas pet. Também peça a ajuda
de uma pessoa de casa.
a- Coloque
as 3 garrafas enfileiradas como os pinos do críquete, e se posicione um pouco a
frente para tentar rebater. Como a bolinha de papel é bem leve, o objetivo é
apenas entender e praticar o movimento. A pessoa que vai te ajudar fica a uma
distância que a bolinha chegue e fará alguns lançamentos, depois podem trocar
de lugar.