domingo, 22 de novembro de 2020

Semana 29 --- 23/11 à 27/11

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA  23 / 11 / 2020  (2ª Feira)                        1º ANO                                                                                                

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

ESCREVER NO CADERNO O CABEÇALHO COMO O MODELO ABAIXO TODOS OS DIAS E REALIZAR AS ATIVIDADES SOLICITADAS

                   E. M. “CORONEL  DOMINGOS  FERREIRA”.

                   MONTE  MOR,  23  DE  NOVEMBRO  DE  2020.

                   1º  ANO  ________

                   ALUNO: (NOME COMPLETO                                                                         

ATIVIDADE : CADERNO DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO NAME

- PÁGINAS  188 E 189.


COMPONENTE CURRICULAR:  MATEMÁTICA

1) ANA ABRIU SEU COFRINHO, E ENCONTROU AS MOEDAS QUE TINHA ECONOMIZADO. AJUDE A ANA A CONTAR O VALOR:


2- QUAL A CÉDULA QUE REPRESENTA A MESMA QUANTIDADE DE MOEDAS QUE ANA POSSUI. MARQUE COM UM X.

3- RESOLVA O PROBLEMA:


4- VAMOS SOMAR:



COMPONENTE CURRICULAR: ARTE 

1-ATIVIDADE - LIVRO NAME: NATUREZA- MORTA; CAPITULO 11; PÁGINA 112.

1-   FRUTAS – NATUREZAS- MORTAS SÃO OBRAS QUE REPRESENTAM SERES INANIMADOS. TAIS COMO FRUTAS, VASOS, FLORES, LIVRO, JARRAS E QUALQUER OUTRO OBJETO QUE VOCÊ POSSA IMAGINAR.

EM 1.888, O ARTISTA BRASILEIRO ESTEVÃO ROBERTO DA SILVA PINTOU ESSE QUADRO (ACIMA).QUANDO EXPÔS A PINTURA, COLOCOU FRUTAS DE VERDADE ATRÁS DELA PARA QUE OS VISITANTES PUDESSEM SENTIR SEU CHEIRO, TORNANDO A OBRA MAIS REALISTA.

1-   ESCREVA O NOME DE DUAS FRUTAS REPRESENTADAS QUE VOCÊ RECONHECE NESSA OBRA.

FONTE:HTTPS://SPECOMVOCE.COM.BR/

AS FIGURAS PODERÃO SER DESENHADAS NO CHÃO OU PODERÃO SER RECORTADAS EM PAPELÃO E COLOCADOS NO CHÃO. ISSO

VAI DEPENDER DA DISPONIBILIDADE DE QUEM VAI CONDUZIR A ATIVIDADE E, LEMBRE-SE, FAZENDO NO PAPELÃO OU NO CHÃO

DEIXE A CRIANÇA DESENHAR TAMBÉM.

PRIMEIRO MOSTRE UMA POR UMA DAS FIGURAS E PEÇA QUE A CRIANÇA REALIZE OS MOVIMENTOS CORRESPONDENTES;

QUANDO ELA JÁ TIVER MEMORIZADO OS MOVIMENTOS FAÇA O PERCURSO QUE A CRIANÇA ATRAVESSAR, EM CADA FIGURA ELA

FARÁ O MOVIMENTO CORRESPONDENTE, PODE SER A CADA PASSO OU PODERÁ DEIXAR AS FIGURA MAIS DISTANTES UMA DA

OUTRA, MAS SE LEMBRE DE CUIDAR DA INTEGRIDADE FÍSICA DA CRIANÇA . FAREI UM EXEMPLO, MAS VOCÊ PODE FICAR LIVRE

PARA CRIAR SUA SEQUÊNCIA. EX:


DATA  24 / 11 / 2020  (3ª Feira)                      1º ANO    

COMPONENTE CURRICULAR:  MATEMÁTICA

E.M “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 24 DE NOVEMBRO DE 2020.


1)   ATIVIDADE DÊ OLHO NA DEZENA: 


 2 - CONTORNE O CONJUNTO QUE TEM UMA DEZENA DE ELEMENTOS 



3)     PINTE APENAS 1 DEZENA DE ESTRELAS:




4- RISQUE OS ELEMENTOS DE CADA CONJUNTO PARA QUE TODOS FIQUEM COM MEIA DEZENA:



COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA   

 

ATIVIDADE 1 – CONVERSE  COM UM MORADOR MAIS VELHO DO SEU BAIRRO QUE VIVE NELE HÁ MUITO TEMPO PARA RESPONDER AS PERGUNTAS.

A)  NOME DE MEU BAIRRO : ___________________________

B)  NOME DO ENTREVISTADO: _________________________

C)  HÁ  QUANTO TEMPO MORA  NO  BAIRRO: ____ ANOS.

COMO ERA O BAIRRO ANTIGAMENTE?___________________

D)  AS PESSOAS COSTUMAVAM  REALIZAR ATIVIDADES  EM CONJUNTO? SE , COSTUMAVAM, QUAIS?

E)  O ENTREVISTADO VÊ  DIFERENÇA ENTRE AS ATIVIDADESQUE ERAM REALIZADAS ANTIGAMENTE E AS QUE SÃO REALIZADAS ATUALMENTE ? SE VÊ, QUAIS?

ATIVIDADE 2 –  PESQUISAR QUAL FOI O PRIMEIRO BAIRRO DA CIDADE E PROCURAR A IMAGEM DE ANTIGAMENTE DESSE BAIRRO.


ATIVIDADE 3 – DEPOIS, DESENHE-O NO QUADRO.

COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

GINÁSTICA GERAL: ELEMENTOS GÍMNICOS

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERO QUE ESTEJAM BEM E ANIMADAS PARA BRINCAR. HOJE INICIAREMOS NOSSAS EXPERIÊNCIAS COM O CORPO EM RELAÇÃO À GINÁSTICA.

PARA ESSA ATIVIDADE É NECESSÁRIA A PRESENÇA DE ALGUM/A ADULTO/A. É LEGAL QUE ESSE/A ADULTO/A POSSA LER O ENUNCIADO DAS QUESTÕES COM MUITO CARINHO E CUIDAR DO ESPAÇO PARA SEGURANÇA DA CRIANÇA.

 



FONTE: HTTPS://I.PINIMG.COM/474X/9F/32/A3/9F32A3FFEF1FE1B89B2777918F9634A1.JPG

 

ATIVIDADE 1 - NOSSA ATIVIDADE SERÁ UM “ALONGAMENTO HISTORIADO” PARA IRMOS AQUECENDO E ACORDANDO NOSSO CORPO. VAMOS LÁ, PENSE QUE VOCÊ É UMA SEMENTINHA BEM PEQUENININHA (PEÇA PARA QUE A CRIANÇA FIQUE AGACHADA ABRAÇANDO OS JOELHOS); ESSA SEMENTINHA CAIU NO CHÃO E COMEÇOU A BROTAR (PEÇA PARA CRIANÇA FAZER UM MOVIMENTO, SEM SOLTAR OS JOELHOS, DE BALANCEAR O CORPO COM AS COSTAS NO CHÃO, COMO UM PÊNDULO), DE REPENTE COMEÇOU A NASCER UM BROTINHO (PEÇA PARA A CRIANÇA LEVANTAR UM BRAÇO SEM ESTENDER AS PERNAS), DEPOIS NASCEU OUTRO BROTINHO (LEVANTAR O OUTRO BRAÇO), DEPOIS A PLANTINHA FOI CRESCENDO (COMEÇAR A FICAR DE PÉ BEM LENTAMENTE) E FICOU BEM GRANDONA (FICAR NAS PONTAS DOS PÉS), QUANDO DE UMA HORA PARA OUTRA VEIO UM VENTO E BALANÇOU AS FOLHAS DA PLANTA (PEDIR PARA A CRIANÇA BALANCEAR O TRONCO PARA OS LADOS COM OS BRAÇOS ESTICADOS PARA CIMA FICANDO COM OS PÉS PARALELOS, COMO UMA PLANTINHA BUSCANDO O SOL). DEPOIS DE SUPORTAR TODA AQUELA VENTANIA NOSSA PLANTINHA FICOU BEM VELHINHA E COMEÇOU A VERGAR OS GALHOS (PEDIR PARA A CRIANÇA TENTAR TOCAR O CHÃO COM AS MÃOS SEM DOBRAR OS JOELHOS) E SOLTOU UMA SEMENTINHA NO CHÃO (PEDIR PARA CRIANÇAS AGACHAR NOVAMENTE).

 

DATA  25 / 11 / 2020  (4ª Feira)                      1º ANO    

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA

                   E. M. “CORONEL  DOMINGOS  FERREIRA”.

                   MONTE  MOR,  25  DE  NOVEMBRO  DE  2020.

                   1º  ANO  ________

                   ALUNO: (NOME COMPLETO)

 

                                                                                                                                  ATIVIDADE : CADERNO DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO NAME

- PÁGINAS  190  E 191.


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE 1 –  COMO É O BAIRRO DE SUA ESCOLA?

_____________________________________________

_____________________________________________

ATIVIDADE 2 - DESENHE  UM  LUGAR DE QUE VOCÊ GOSTA NO BAIRRO DE SUA ESCOLA.


ATIVIDADE 3 - OUÇA A MÚSICA “SAUDADES DA ESCOLA- MÚSICA INFANTIL 2020“. DISPONÍVEL

LINK:https://www.youtube.com/watch?v=_R1B3_Dzma8&feature=youtu.be


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE 

  ATIVIDADE: LIVRO NAME: NATUREZA- MORTA; CAPITULO 11; PÁGINA 132.

 DESENHE UMA NATUREZA- MORTA COM AO MENOS QUATRO ELEMENTOS.


DATA  26 / 11 / 2020  (5ª Feira)                      1º ANO    

COMPONENTE CURRICULAR:  MATEMÁTICA

E.M “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 26 DE NOVEMBRO DE 2020.

NOME: (NOME COMPLETO)

1)   1-VEJA AS FIGURAS QUE PAULO DESENHOU, CONTORNE A FIGURA QUE MOSTRA O QUADRADO:

   


     2)   ESCREVA OS NUMERAIS DE 5 EM 5.

  


3- QUAL É O VIZINHO?

 

   

COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ATIVIDADE 1 -  A INFÂNCIA É A FASE DA  VIDA QUE COMPREENDE DO NASCIMENTO ATÉ 12 ANOS DE IDADE. RECORTE E COLE IMAGENS DE CRIANÇAS  QUE ESTÃO NESSA FASE.

 

ATIVIDADE 2 – LEIA OS VERBETES  E RESPONDA AS QUESTÕES.

FRÁGIL – QUE SE ESPEDAÇA  OU QUEBRA FACILMENTE.

RESISTENTE – QUE RESISTE, QUE POSSUI FIRMEZA, , DURADOURO. 

A)  OLHE AO SEU REDOR  E IDENTIFIQUE TRÊS EXEMPLOS  DE OBJETOS FRÁGEIS E TRÊS EXEMPLOS DE OBJETOS RESISTENTES.

FRÁGEIS

RESISTENTES.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

ATIVIDADE 3 – RECORTE  E  COLE NA SEQUÊNCIA  CORRETA A ATITUDE TOMADA PELA MAGALI PARA COMBATER O MOSQUITO DA DENGUE.
  

DATA 27/ 11 /2020  (6ª Feira)                     1º ANO  

COMPONENTE CURRICULAR: LÍNGUA PORTUGUESA 

                        E. M. “CORONEL  DOMINGOS  FERREIRA”.

                   MONTE  MOR,  27 DE  NOVEMBRO  DE  2020.

                   1º  ANO  ________

                   ALUNO: (NOME COMPLETO)

 

                                                                                                                         ATIVIDADE : CADERNO DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO NAME

- PÁGINAS  192 E 193.


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.     VAMOS ESTUDAR A LETRA P. COMPLETE A PALAVRA ABAIXO E ESTUDE O VOCABULÁRIO NO LIVRO DE INGLÊS, PÁGINA 37.  














1.  ESTUDE O VOCABULÁRIO ABAIXO. REESCREVA A LETRA P, MAIÚSCULA E MINÚSCULA. EM SEGUIDA, FAÇA A TRADUÇÃO DAS PALAVRA PARA O PORTUGUÊS.


 










COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA


- FORÇA; - RESISTÊNCIA; - VELOCIDADE; - FLEXIBILIDADE; - EQUILÍBRIO; - AGILIDADE; - COORDENAÇÃO MOTORA.

ATIVIDADE 2 - AGORA QUE JÁ ACORDAMOS O CORPO VAMOS NOS DESAFIAR; ESTÃO COM VONTADE DE BRINCAR?

ESSA ATIVIDADE SERÁ ASSIM: PARA CADA FIGURA GEOMÉTRICA FAREMOS UM MOVIMENTO. É COMO UM CAMINHO

QUE PRECISAMOS ATRAVESSAR. CADA FIGURA GEOMÉTRICA REPRESENTA UM MOVIMENTO:

QUADRADO: FICAR COM UM PÉ NO CHÃO E BRAÇOS ABERTOS;

TRIÂNGULO: DOIS PÉ JUNTOS E BRAÇOS PARALELOS ESTENDIDOS PARA CIMA;

CÍRCULO: POSIÇÃO DO AVIÃOZINHO, VEJA A IMAGEM SE TIVER DÚVIDA NA POSIÇÃO DO AVIÃOZINHO.

 

FONTE:HTTPS://SPECOMVOCE.COM.BR/

AS FIGURAS PODERÃO SER DESENHADAS NO CHÃO OU PODERÃO SER RECORTADAS EM PAPELÃO E COLOCADOS NO CHÃO. ISSO

VAI DEPENDER DA DISPONIBILIDADE DE QUEM VAI CONDUZIR A ATIVIDADE E, LEMBRE-SE, FAZENDO NO PAPELÃO OU NO CHÃO

DEIXE A CRIANÇA DESENHAR TAMBÉM.

PRIMEIRO MOSTRE UMA POR UMA DAS FIGURAS E PEÇA QUE A CRIANÇA REALIZE OS MOVIMENTOS CORRESPONDENTES;

QUANDO ELA JÁ TIVER MEMORIZADO OS MOVIMENTOS FAÇA O PERCURSO QUE A CRIANÇA ATRAVESSAR, EM CADA FIGURA ELA

FARÁ O MOVIMENTO CORRESPONDENTE, PODE SER A CADA PASSO OU PODERÁ DEIXAR AS FIGURA MAIS DISTANTES UMA DA

OUTRA, MAS SE LEMBRE DE CUIDAR DA INTEGRIDADE FÍSICA DA CRIANÇA . FAREI UM EXEMPLO, MAS VOCÊ PODE FICAR LIVRE

PARA CRIAR SUA SEQUÊNCIA. EX:






ATIVIDADE 3 - AGORA QUE JÁ BRINCAMOS MUITO VAMOS NOS PREPARAR PARA FAZER UM DESENHO BEM BONITO.

TENTE DESENHAR AS POSIÇÕES QUE SEU CORPO FICOU NA ATIVIDADE PASSADA. DEPOIS DE DESENHAR AS POSIÇÕES, OLHE PARA ESSAS POSIÇÕES E IMAGINE COM O QUE CADA UMA PARECE, DEIXE SUA IMAGINAÇÃO FLUIR.