domingo, 22 de novembro de 2020

Semana 29 -- 23/11 à 27/11

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

DATA  23 /11/2020   ( 2ª  FEIRA)                          2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 23 DE  NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA


 ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO




COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: NUMERAIS/ ADIÇÕES

ATIVIDADE 1: RESOLVA COM ATENÇÃO

OBSERVE OS NUMERAIS E MARQUE AS ALTERNATIVAS CORRETAS

ATIVIDADE 2

VAMOS TREINAR!!!!


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME; ARTE POPULAR; CAPÍTULO 11; PÁGINA 129.

1-   COMPLETE E PINTE O DESENHO DO BOI.



DATA  24 /11/2020   ( 3ª  FEIRA)                          2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: AGRUPAMENTO/ DIVISÃO/ SUBTRAÇÃO/LATERALIDADE/INTERPRETAÇÃO

 ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

 MONTE MOR, 24 DE NOVEMBRO DE 2020.

 HOJE É TERÇA-FEIRA.

 PROFESSORA___________________2°ANO____                    

 NOME DO ALUNO:______________________________________

MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1: LEIA COM ATENÇÃO:


 

ATIVIDADE 2: DESAFIO!!!!

 


 

COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA – TRANSMISSÃO DA CULTURA.

 

ATIVIDADE 1: LEIA COM SUA FAMÍLIA.

A TRANSMISSÃO DA CULTURA É UM IMPORTANTE ASPECTO DO PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO: REFERE-SE AOS MEIOS COMO A GERAÇÃO MAIS ANTIGA PASSA SUA CULTURA PARA AS GERAÇÕES MAIS NOVAS.

PODEMOS CLASSIFICAR OS MEIOS DE TRANSMISSÃO COMO FORMAIS E INFORMAIS.



CULTURA FORMAL: QUANDO FALAMOS DO CONJUNTO DE NORMAS E REGRAS DE UM DETERMINADO LUGAR, TEM QUE SER DAQUELE JEITO. EXEMPLO: EM EMPRESAS E OUTROS.

CULTURA INFORMAL: QUANDO DE FORMA ESPONTÂNEA, COMO IDEIAS E COSTUMES DE UM DETERMINADO LUGAR É COMPARTILHADO. EXEMPLO: EM NOSSA FAMÍLIA OU EMPRESA E OUTROS.

 

ATIVIDADE 1: LEIA COM SUA FAMÍLIA E RESPONDA AS QUESTÕES.

A)  A IMAGEM ACIMA ESTÁ SENDO TRANSMITIDA A CULTURA FORMAL OU INFORMAL?

____________________________________________________

B)  A CULTURA QUE VOCÊ CONHECE EM SUA CASA, COMO VOCÊ APRENDEU?

(    ) ATRAVÉS DE LIVROS.

(    ) ATRAVÉS DOS MAIS VELHOS.

C)  ILUSTRE EM SEU CADERNO OU NESTE ESPAÇO ALGO QUE APRENDEU COM SUA FAMÍLIA. ESCREVA O QUE APRENDEU  (BRINCADEIRA, DANÇAR, SE VESTIR, UMA REGRA, UMA MÚSICA E OUTROS )

           ____________________________________________________________________

D)  OS POVOS INDÍGENAS NÃO CONHECIAM A ESCRITA ANTGAMENTE. COMO SE TRANSMITIAM AS SUAS CULTURAS AOS JOVENS? ASSINALE A ALTERNATIVA CORRETA. 

(    ) POR LIVROS E JORNAIS.

(    ) POR FALA E ORALIDADE.

(    ) PELA NATUREZA.

 

ATIVIDADE 3: ENTREVISTA COM ALGUÉM MAIS VELHO.

 

A)  NOME DO ENTREVISTADO

        ________________________________________________

 

B)  COMO SEUS FAMILIARES MAIS VELHOS TRASMITIRAM A CULTURA DA FAMÍLIA PARA VOCÊ?

____________________________________________________

____________________________________________________

____________________________________________________

 

C)  QUANDO VOCÊ ERA CRIANÇA, ERA COMUM O CONHECIMENTO SER PASSADO DOS MAIS VELHOS PARA OS MAIS NOVOS?

_________________________________________________

              _________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

NESSA AULA VAMOS VER UM POUCO SOBRE ATLETISMO PARA DEFICIENTES.

 

1 – VOCÊ SABIA QUE O ATLETISMO É UM ESPORTE QUE INCLUI PESSOAS COM DEFICIÊNCIAS DE DIVERSOS TIPOS? NAS CORRIDAS POR EXEMPLO, TEMOS ATLETAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL, DEFICIÊNCIA FÍSICA QUE USAM PRÓTESES OU CADEIRAS, ETC.

a-     NESSA PRIMEIRA ATIVIDADE VOCÊ VAI FAZER UMA PESQUISA POR FOTOS. ENTRE NO GOOGLE, COLOQUE A PESQUISA DE IMAGENS, E O TERMO ATLETISMO PARALIMPICO, E APENAS OBSERVE AS IMAGENS PERCEBENDO AS MODALIDADES QUE ESTÃO COMPETINDO E A DEFICIÊNCIA.

 

2 -  A SEGUNDA ATIVIDADE É ASSISTIR O VÍDEO ABAIXO QUE MOSTRA ALGUNS MOMENTOS DAS PARALIMPÍADOS DO RIO 2016


3 – VAMOS FAZER UMA VIVÊNCIA? É FICAR QUASE DO TAMANHO DE UMA BOLINHA DE TÊNIS, E EXECUTE OS EXERCÍCIOS ABAIXO:

a-   COMO NA AULA PASSADA FIZEMOS O LANÇAMENTO COM UMA BOLINHA DE PAPEL BEM AMASSADA, DO TAMANHO DE UMA BOLINHA DE TÊNIS, PORÉM DESSA VEZ PEGUE UMA CADEIRA, POSICIONE EM UM LOCAL ABERTO, SENTE E FAÇA O LANÇAMENTO DA BOLINHA SEM USAR NENHUMA FORÇA NAS PERNAS OU TIRAR O BUMBUM DA CADEIRA. USE SOMENTE A FORÇA DO BRAÇO E EXECUTE 3 LANÇAMENTOS CADA BRAÇO.

b-  SALTO. NAS AULAS PASSADAS TAMBÉM FIZEMOS ATIVIDADE DE SALTAR MAIS LONGE, CERTO? PARA ESSA EXPERIÊNCIA TRACE UMA LINHA NO CHÃO, SE AFASTE DELA UNS 5 PASSOS. AO INVÉS DE CORRER ATÉ A LINHA E SALTAR, USE APENAS UMA PERNA SALTITANDO ATÉ A LINHA E EXECUTE O SALTO PARA VER ATÉ ONDE CHEGA USANDO APENAS UMA PERNA.

c-   E PARA FINALIZAR PEÇA PARA ALGUÉM DE CASA TE AJUDAR. VENDE OS OLHOS DE FORMA QUE NÃO POSSA ENXERGAR, SUA AJUDANTE SERÁ SEU GUIA, APOIE UMA MÃO NELE E FAÇA UMA CAMINHADA, UMA PEQUENA CORRIDA, OU UM PASSEIO PELA CASA.



DATA 25/11/2020  ( 4ª  FEIRA)                          2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 25 DE NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________

BOA TARDE!

 

ATIVIDADES: LEITURA E INTERPRETAÇÃO:



COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA –

RELAÇÃO ENTRE PAISAGEM E MORADIA.

 

ATIVIDADE 1: LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA.

A MAIORIA DAS PESSOAS QUANDO FALAMOS EM PAISAGEM PENSAM QUE ESTAMOS FALANDO SOMENTE DA NATUREZA.

PAISAGEM ENVOLVE TUDO O QUE ESTÁ AO NOSSO REDOR, COMO: CASAS, PLANTAS, FÁBRICAS, HOSPITAIS, ÁREA DE LAZER E OUTROS. CHAMAMOS DE PAISAGEM MODIFICADA, ONDE O HOMEM CONSTRUIU CASAS E OUTROS, ELE MODIFICOU A PAISAGEM.

TEMOS A PAISAGEM NATURAL ONDE O HOMEM NÃO MODIFICOU, POSSUI PLANTAS, RIOS, CACHOEIRAS, ANIMAIS E OUTROS, MAS TUDO DA NATUREZA.

 

A)  EM SUA CIDADE A PAISAGEM É NATURAL OU MODIFICADA? ASSINALE.

(    ) PAISAGEM NATURAL.

(    ) PAISAGEM MODIFICADA.

 

B)  QUE TIPOS DE MORADIA EXISTEM NO MUNICÍPIO EM QUE VOCÊ MORA?

PINTE OS QUADROS CORRESPINDENTES.

 

DE TIJOLO

 

DE PALHA

 

DE MADEIRA

 

DE PEDRAS

 

ATIVIDADE 2: ESTA É A PAISAGEM DA CIDADE ONDE RODRIGO MORA, PINTE O CAMINHO QUE ELE FAZ PARA CHEGAR NA ESCOLA E ANOTE O NOME DOS LOCAIS QUE ELE PASSOU.

____________________________________________________

____________________________________________________

 

ATIVIDADE 3: HORA DA PESQUISA...

A)  CIRCULE NA CRUZADINHA ELEMENTOS QUE POSSUEM EM NOSSA PAISAGEM.


B)  RECORTE E COLE EM SEU CADERNO 5 IMAGENS DE PAISAGENS MODIFICADAS.

 

COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


 ATIVIDADE: LIVRO NAME; ARTE POPULAR; CAPÍTULO 11; PÁGINA 130.

2 – ESCREVA UMA PEQUENA HISTÓRIA PARA ESTA CENA.


 

 DATA  26 /11/2020   ( 5ª  FEIRA)                          2º ANO

 MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

MONTE MOR,26 DE NOVEMBRO DE 2020.

HOJE É QUINTA-FEIRA.

PROFESSORA___________________2°ANO____

NOME DO ALUNO:______________________________________

 

ATIVIDADE 1

PINTE A QUANTIDADE CORRETA:



ATIVIDADE 2

COMPLETE O PERCURSO EM ORDEM DECRESCENTE E AJUDE O MENINO A ENCONTRAR SUA BOLA.

 

ATIVIDADE 3




 

ATIVIDADE 4


ATIVIDADE 5

SOMANDO E SUBTRAINDO 



COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS – O CORPO MUDA.

ATIVIDADE 1: LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA.

TODOS NÓS NASCEMOS ( BEBÊ ) , DESENVOLVE ( JOVEM ), CRESCEMOS ( ADULTO) E ENVELHECEMOS (  IDOSO ). OBSERVE COMO ERAM SUA FAMÍLIA E VOCÊ E COMO ESTÃO ATUALMENTE, VOCÊS MUDARAM MUITO, QUE TAL OBSERVAR FOTOS ANTIGAS COM SUA FAMÍLIA!


ATIVIDADE 2: ANOTE O NOME DAS PARTES DO CORPO DE JOSÉ NOS RETÂNGULOS OU NAS LINHAS ABAIXO E PINTE BEM LINDO!

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________



ATIVIDADE 3: LEIA E RESPONDA.

 

A)  QUAL É A PARTE DO CORPO QUE VOCÊ MAIS GOSTA?

_____________________________________________________

 

B)  VOCÊ GOSTARIA DE MUDAR ALGO EM VOCÊ?

______________________________________________________

 

C)  QUAL É O NOME DA PESSOA MAIS VELHA EM SUA CASA?

(   ) PAI    (   ) MÃE    (   ) VOVÓ   (   ) VOVÔ   (   ) OUTROS_____________________


D)  ESCREVA EM QUAL FASE DA VIDA CADA UM SE ENCONTRA ABAIXO.

      

DATA  27/11/2020  ( 6ª  FEIRA)                   2º ANO          

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 27  DE NOVEMBRO DE 2020

HOJE É SEXTA-FEIRA

O DIA ESTÁ _______________________

NOME _____________________________2º ANO

PROFESSORA_____________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LEITURA E RIMAS:



ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO:


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   ESTUDE O VOCABULÁRIO ABAIXO E TAMBÉM O LIVRO DE INGLÊS, PÁGINA 46.





























 

COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO E EM SEGUIDA, FAÇA A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS.













COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

1 – AVALIAÇÃO E REGISTRO. AS QUESTÕES ABAIXO SÃO PARA REFORÇAR O QUE VIMOS SOBRE ESPORTES DE MARCA, REVER E REFLETIR. A CADA PERGUNTA ANOTE A RESPOSTA NUMA FOLHA, OU MELHOR AINDA, CONVERSE COM A MAMÃE OU O PAPAI SOBRE O ASSUNTO, ASSIM A CADA QUESTÃO VOCÊ EXPÕE O QUE APRENDEU E TROCAM EXPERIÊNCIA. PESQUISE NOVAMENTE SE PRECISAR, E REFLITA SOBRE AS ATIVIDADES QUE FIZEMOS.

a-   QUAL É O NOME DO ESPORTE QUE PRATICAMOS ESSE MÊS?

b-  QUAIS SÃO OS TRÊS PRINCIPAIS MOVIMENTOS FEITOS NESSE ESPORTE?

c-   NAS BRINCADEIRAS QUE FIZEMOS ESSE MÊS COM CORRIDAS, SALTOS E LANÇAMENTOS QUAIS VOCÊ TEVE MAIS FACILIDADE EM REALIZAR?

d-  E AS QUE FORAM MAIS DIFÍCEIS VOCÊ SABE DIZER POR QUÊ?

e-   VOCÊ JÁ TINHA VISTO ALGUMA COMPETIÇÃO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA?

f-    VOCÊ CONHECE ALGUMA PESSOA COM ALGUM TIPO DE DEFICIÊNCIA E SABE QUAL É?

g-  ACHA QUE ELA PODERIA PRATICAR QUAL ESPORTE SE VOCÊ PUDESSE INDICAR?

h-  NA VIVÊNCIA QUE FIZEMOS NA ÚLTIMA AULA, APENAS ALGUMAS LIMITAÇÕES, VOCÊ CONSEGUE DIZER SE SENTIU DIFERENÇA E QUAIS DIFICULDADES?

i-     PARA FINALIZAR PENSE SOBRE AS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA COMO É IMPORTANTE PRATICAR AS ATIVIDADES E PODER EXECUTAR OS MOVIMENTOS.