domingo, 29 de novembro de 2020

Semana 30 --- 30/11 à 04/12

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA  30/11/2020  ( 2ª  FEIRA)                  3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR,30  DE NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ _________________

NOME _____________________3º ANO _____

PROFESSORA________________

BOM DIA!

ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA

ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA POESIA:

ATIVIDADE 3: CAÇA-PALAVRAS

ATIVIDADE 4: VÍDEO:

História do NATAL - Nascimento do menino Jesus

https://www.youtube.com/watch?v=9pdnsSdYIGo&ab_channel=MundodeKaduzinho



COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: Calendário.

1-   Escreva os numerais de 1 a 31 para preencher o calendário do mês de dezembro. Atenção o dia 1 começa na terça-feira.




1-  Siga as orientações e preencha corretamente:

 

a)  Pinte de azul todos os sábados.

b)  Pinte de vermelho todos os domingos.

c)  Se quiser anotar em cada dia como está o tempo pode fazer num espacinho do número. (nublado, ensolarado, chuvoso) no final você vai saber como ficou o tempo durante esse mês.

d)  Qual é o dia do Natal? _____

e)  Pinte esse dia de verde.

f)    Em que dia da semana vai ser o Natal? ____

g)  Em que dia da semana vai ser o primeiro dia de janeiro de 2021?________________________.

h)  O que você deseja para 2021?

________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR : ARTE

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME: ; PAISAGENS REAIS E IMAGINÁRIAS; CAPÍTULO 2; PÁGINA 48.

3-PINTE A FACHADA DO MUSEU CASA GUIGNARD.


DATA  01/12/2020  ( 3ª  FEIRA)                  3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: Cruzadinha da multiplicação e adição e subtração.

1-  Consulte a tabela de tabuada que foi dada na aula de 12 de novembro.



1-  Qual é o número? Resolva as operações abaixo e descubra qual é o número:

39 – 19 = _____

12 + 8 = ______

28 – 8 = _____

13 + 7 = _____


COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA   

ATIVIDADE 1 –  Ler o texto “Fonte histórica” e explique com suas palavras o que é fonte histórica.

Esses vestígios são o que chamamos de fontes históricas. Em outras palavras, as fontes históricas são documentos que, através de seus sinais e interpretação, permitem que o historiador possa reconstruir e recontar a história 

ATIVIDADE 2 – Dê exemplos de fontes  históricas.

____________________________________________

____________________________________________

 ATIVIDADE 3 – Ler o texto 

Monumentos na história do município

Quando andamos pelas ruas dos municípios, é comum encontrarmos alguns monumentos. Assim como as construções, as imagens, os documentos e os relatos dos moradores, os monumentos guardam lembranças e informações daquele lugar e da sociedade que ali vive.

Os monumentos são construídos para homenagear pessoas importantes daquela região ou fatos extraordinários ocorridos ao longo da história. Eles podem ser de diversos tipos:


  • Bustos – representam à cabeça, o pescoço e a parte superior do corpo de uma figura humana.
  • Estátuas – podem ser de vários tipos, mas sempre representam à pessoa homenageada de corpo inteiro, em diferentes situações (sentada, de pé, a cavalo, etc.)
  • Obeliscos – são feitos de pedra, e a sua base é mais larga que a ponta. São construídos para lembrar algum episódio considerado importante.

Os monumentos podem ser feitos de pedra, de concreto, ferro fundido, bronze, ou seja, de materiais que resistam ao tempo, para que durem e sejam vistos por um grande número de pessoas de diversas épocas e de diversas regiões.

Citamos, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, um busto dedicado a Zumbi dos Palmares, líder negro que lutou pela abolição da escravatura; no município de Juazeiro do Norte (CE), há uma estátua de padre Cícero, líder político e religioso, atualmente é considerado santo pela população local, entre outros.

                                              

 Busto dedicado a Zumbi dos Palmares, na cidade do Rio de Janeiro (RJ

ATIVIDADE 5 – Recorte de jornais e revistas imagens de monumentos que retratem a história de um lugar e cole-os em seguida.


COMPONENTE CURRICULAR : EDUCAÇÃO FÍSICA

Olá, crianças, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e animadas para brincar.

Na aula de hoje, vamos conhecer e praticar um pouco mais dos elementos que compõem a ginástica.








Fonte da imagem: https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-e-pessoas-fazendo-diferentes-exercicios_1503031.htm,

Como mencionado nas outras aulas, nós vamos seguir exercitando os movimentos corporais que estão envolvidos nas atividades de ginástica. E para a aula de hoje iremos trabalhar um pouco a nossa prática de corrida.

ATIVIDADE 1 - Antes de iniciar qualquer atividade física é muito importante alongar o nosso corpo, então essa será nossa primeira atividade de hoje. Conforme a figura abaixo, vamos fazer o alongamento dos animais, permanecendo 15 segundos em cada posição.



DATA 02/12/2020  ( 4ª  FEIRA)                      3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 02 DE DEZEMBRO  DE  2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ ________________

NOME ________________ 3º ANO _____

PROFESSORA____________________

BOM DIA!

ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA – SÍMBOLOS DO NATAL l



ATIVIDADE 2: LEITURA E ENTENDIMENTO


ATIVIDADE 3: CRUZADINHA NATALINA


ATIVIDADE 4: VÍDEO –

1-   A NOITE DE NATAL - História Contada

https://www.youtube.com/watch?v=RamRRSkzP9s&ab_channel=Hist%C3%B3riaContada 

SUGESTÕES DE VÍDEO SOBRE O NATAL – TURMA DA MÔNICA0:32 / 25:31

1-   As Doze Badaladas dos Sinos de Natal (Especial de Natal 2011) | Turma da Mônica

https://www.youtube.com/watch?v=rzDQZcwfNiw&ab_channel=TurmadaM%C3%B4nica

1-   Linda Noite de Natal (Especial de Natal 2010) | Turma da Mônica

https://www.youtube.com/watch?v=0O2aVH5Z0Ps&ab_channel=TurmadaM%C3%B4nica


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA

ATIVIDADE 1 – Ler o texto e responder as questões em seguida.

O extrativismo

Extrativismo consiste na atividade de extrair os recursos naturais que a Terra oferece por meio da coleta manual ou de máquinas.

O extrativismo pode ser, então, uma atividade extremamente nociva ao meio-ambiente. Os países em desenvolvimento são os que mais praticam este tipo de atividade, ao contrário dos países desenvolvidos que são mais industrializados.

Existem três tipos de extrativismo: vegetal, mineral e animal.

Extrativismo Vegetal

O extrativismo vegetal consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível retirar resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados em ceras e borracha, respectivamente.

É preciso não confundir a agricultura com o extrativismo vegetal. Este é praticado em espécies de plantas que crescem na natureza de forma espontânea e não foram cultivadas pelo ser humano.

 

Extrativismo Mineral

O extrativismo mineral é a atividade econômica que extrai minérios do solo, dos rios e dos mares. Os mais importantes são ferro, petróleo, manganês, bauxita, níquel, além da prata e do ouro.

A extração de minério, atualmente, é altamente mecanizada e sua exploração deixa marcas profundas na região onde acontece. Muitas vezes, a paisagem natural não é mais recuperada o que tem consequências drásticas para a população e para a natureza.

Extrativismo Animal

O extrativismo animal se resume na caça e na pesca. Por motivos econômicos, a caça à animais silvestres é proibida em vários países.

No Brasil, somente está permitida a caça às comunidades tradicionais como os indígenas e regiões onde é considerada a única forma de obter proteína animal.

No entanto, a pesca ainda é largamente praticada, especialmente por países em que os peixes são a base da alimentação como o Japão, Noruega, Suécia, Finlândia, etc.

ATIVIDADE 2 –  Escreva  os alimentos que você come , oriundos da pecuária e do extrativismo.

_____________________________________________________

_____________________________________________________

ATIVIDADE 3 –  Assinale um problema ambiental que pode ser causado pela pecuária e pelo extrativismo.

(   ) Aumento de peixes nos  rios.

(   ) Desmatamento.

(   ) Aumento  da  população.

(  ) Diminuição  de  estradas  e rodovias.



COMPONENTE CURRICULAR : ARTE

-ATIVIDADE: LIVRO NAME; PAISAGENS REAIS E IMAGINÁRIAS; CAPITULO 2; PÁGINA 48.

CRIE UMA PAISAGEM IMAGINÁRIA.


DATA  03/12/2020  ( 5ª  FEIRA)                  3º ANO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 3 DE DEZEMBRO DE 2020.

HOJE  É QUINTA – FEIRA

PROFESSORA: _______________________________ 3º ANO:______

NOME: ___________________________________________________ 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

ATIVIDADE: Números ordinais

1-  Observe a tabela dos números ordinais (que indica ordem, lugar)





COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS

ATIVIDADE 1 -  O vento pode ser leve como uma brisa ou forte como um vendaval. Observe a cena da imagem e desenhe a mesma cena sem a presença do vento.

                                    

ATIVIDADE 2 –  Leia as frases sobre a utilidade  do vento e assinale V ou F.

O vento

(   ) impulsiona embarcações a vela.

(   ) seca  as roupas.

(   ) dispersa o ar poluído.

(   ) empina pipas.

(   ) transporta sementes.

(   ) tem pouca utilidade.

ATIVIDADE 3 –  O ar é um recurso natural muito utilizado pelos ser humano em várias atividades. Recorte e cole imagens que representam a utilização do ar nas atividades humanas.


DATA 04/12/2020  ( 6ª  FEIRA)                       3º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 04 DE DEZEMBRO  DE  2020

HOJE É SEXTA-FEIRA

O DIA ESTÁ ________________

NOME _____________________ 3º ANO _____

PROFESSORA________________________

BOM DIA!

ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA – SÍMBOLOS DO NATAL ll


ATIVIDADE 2: VÍDEO

1-   SÍMBOLOS DO NATAL E SEUS SIGNIFICADOS

https://www.youtube.com/watch?v=Oywdx9aw9RM&ab_channel=S%C3%BAhAlegria

ATIVIDADE 3: RECEITA

COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   HELLO, KIDS! VAMOS REVISAR TOYS (BRINQUEDOS). OBSERVEE ESTUDE O VOCABULÁRIO ABAIXO.




2. DESEMBARALHE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NA ORDEM CORRETA.  

 


3.   LIGUE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA. 

 


COMPONENTE CURRICULAR : EDUCAÇÃO FÍSICA

OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM COM VOCÊS? ESPERO QUE ESTEJAM BEM E ANIMADAS PARA BRINCAR.

NA AULA DE HOJE, VAMOS  PRATICAR UM POUCO MAIS DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A GINÁSTICA.

CONTINUANDO A ATIVIDADE DA AULA PASSADA VAMOS INICIAR ESSA BRINCADEIRA:

ATIVIDADE - PARA ESSA ATIVIDADE PRECISAREMOS DE ALGO PARA MARCAR O TEMPO, UM RELÓGIO, OU UM CELULAR COM CRONÔMETRO. (SE VOCÊ NÃO TIVER NADA DISSO, PEÇA PARA QUE ALGUÉM MARQUE PARA VOCÊ ESSE TEMPO). VAMOS A UM DESAFIO, ENTÃO VÁ PARA UM LOCAL ONDE VOCÊ CONSIGA DELIMITAR UMA DISTÂNCIA DE SETE PASSOS GRANDES. MARQUE ESSA DISTÂNCIA COM QUALQUER OBJETO QUE VOCÊ TENHA EM CASA, CHINELOS, GARRAFAS PLÁSTICAS, MARCAS NO CHÃO ETC. IREMOS GASTAR CINCO MINUTOS NESSA ATIVIDADE DE CORRIDA, E O TEMPO IREMOS MARCAR DA SEGUINTE FORMA: NO PRIMEIRO MINUTO VOCÊ TERÁ QUE PERCORRER ESSA DISTÂNCIA UMA VEZ, ENTÃO VOCÊ MARCA O PRIMEIRO MINUTO E PERCORRE A DISTÂNCIA, CHEGANDO LÁ VOCÊ AINDA VAI TER UM TEMPO ANTES DE COMPLETAR O PRIMEIRO MINUTO. ENTÃO SIMPLESMENTE DESCANSE. NO SEGUNDO MINUTO VOCÊ TERÁ QUE PERCORRER ESSA DISTÂNCIA DUAS VEZES, NO TERCEIRO MINUTO TRÊS VEZES, NO QUARTO MINUTO QUATRO VEZES E NO QUINTO MINUTO, CINCO VEZES. PRONTOS PARA O DESAFIO, ENTÃO VAMOS LÁ.UA IMAGINAÇÃO FLUIR.

AGORA DIGA COMO FOI REALIZAR ESSE TESTE DE CORRIDA. FOI FÁCIL, SENTIRAM ALGUMA DIFICULDADE? QUAIS FORAM AS SENSAÇÕES? CONTE AQUI PARA NÓS.