OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
DATA 30/11/2020
( 2ª FEIRA) 3º ANO
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS
FERREIRA”
MONTE MOR,30 DE NOVEMBRO
DE 2020
HOJE É SEGUNDA-FEIRA
O DIA ESTÁ _________________
NOME _____________________3º
ANO _____
PROFESSORA________________
ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA
ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA POESIA:
ATIVIDADE 3: CAÇA-PALAVRAS
História do NATAL - Nascimento do menino Jesus
https://www.youtube.com/watch?v=9pdnsSdYIGo&ab_channel=MundodeKaduzinho
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE: Calendário.
1- Escreva os numerais
de 1 a 31 para preencher o calendário do mês de dezembro. Atenção o dia 1
começa na terça-feira.
1- Siga as orientações e preencha corretamente:
a) Pinte de azul todos os sábados.
b) Pinte de vermelho todos os domingos.
c) Se quiser anotar em cada dia como está o
tempo pode fazer num espacinho do número. (nublado, ensolarado, chuvoso) no
final você vai saber como ficou o tempo durante esse mês.
d) Qual é o dia do Natal? _____
e) Pinte esse dia de verde.
f)
Em que
dia da semana vai ser o Natal? ____
g) Em que dia da semana vai ser o primeiro dia de janeiro de 2021?________________________.
h) O que você deseja para 2021?
________________________________________
COMPONENTE
CURRICULAR : ARTE
1-
ATIVIDADE:
LIVRO NAME: ; PAISAGENS REAIS E IMAGINÁRIAS; CAPÍTULO 2; PÁGINA 48.
3-PINTE A FACHADA DO MUSEU CASA GUIGNARD.
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE: Cruzadinha da multiplicação e adição
e subtração.
1- Consulte a
tabela de tabuada que foi dada na aula de 12 de novembro.
1- Qual é o número? Resolva as operações
abaixo e descubra qual é o número:
39
– 19 = _____
12
+ 8 = ______
28
– 8 = _____
13
+ 7 = _____
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
ATIVIDADE
1 – Ler o
texto “Fonte histórica” e explique com suas palavras o que é fonte histórica.
Esses vestígios são o que chamamos de fontes históricas. Em outras palavras, as fontes históricas são documentos que, através de seus sinais e interpretação, permitem que o historiador possa reconstruir e recontar a história
ATIVIDADE
2 – Dê exemplos de fontes históricas.
____________________________________________
____________________________________________
ATIVIDADE 3 – Ler o texto
Monumentos na história do
município
Quando andamos pelas ruas dos
municípios, é comum encontrarmos alguns monumentos. Assim como as construções,
as imagens, os documentos e os relatos dos moradores, os monumentos guardam
lembranças e informações daquele lugar e da sociedade que ali vive.
Os monumentos são construídos para
homenagear pessoas importantes daquela região ou fatos extraordinários
ocorridos ao longo da história. Eles podem ser de diversos tipos:
- Bustos – representam à cabeça, o
pescoço e a parte superior do corpo de uma figura humana.
- Estátuas – podem ser de vários
tipos, mas sempre representam à pessoa homenageada de corpo inteiro, em
diferentes situações (sentada, de pé, a cavalo, etc.)
- Obeliscos – são feitos de pedra, e
a sua base é mais larga que a ponta. São construídos para lembrar algum
episódio considerado importante.
Os monumentos podem ser feitos de
pedra, de concreto, ferro fundido, bronze, ou seja, de materiais que resistam
ao tempo, para que durem e sejam vistos por um grande número de pessoas de
diversas épocas e de diversas regiões.
Citamos, por exemplo, na cidade do Rio de Janeiro, um busto dedicado a Zumbi dos Palmares, líder negro que lutou pela abolição da escravatura; no município de Juazeiro do Norte (CE), há uma estátua de padre Cícero, líder político e religioso, atualmente é considerado santo pela população local, entre outros.
Busto dedicado a Zumbi dos Palmares, na cidade do Rio de Janeiro (RJ
ATIVIDADE
5 – Recorte de jornais e revistas
imagens de monumentos que retratem a história de um lugar e cole-os em seguida.
Olá, crianças, tudo bem com vocês? Espero que estejam bem e animadas para brincar.
Na aula de hoje, vamos conhecer e praticar um pouco mais dos elementos que compõem a ginástica.
Fonte da imagem: https://br.freepik.com/vetores-gratis/criancas-e-pessoas-fazendo-diferentes-exercicios_1503031.htm,
Como mencionado nas outras aulas, nós vamos seguir exercitando os movimentos corporais que estão envolvidos nas atividades de ginástica. E para a aula de hoje iremos trabalhar um pouco a nossa prática de corrida.
ATIVIDADE 1 - Antes de iniciar qualquer atividade física é muito importante alongar o nosso corpo, então essa será nossa primeira atividade de hoje. Conforme a figura abaixo, vamos fazer o alongamento dos animais, permanecendo 15 segundos em cada posição.
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS
FERREIRA”
MONTE MOR, 02 DE DEZEMBRO DE
2020
HOJE É QUARTA-FEIRA
O DIA ESTÁ ________________
NOME ________________ 3º ANO
_____
PROFESSORA____________________
BOM DIA!
ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA – SÍMBOLOS DO NATAL l
ATIVIDADE 3: CRUZADINHA NATALINA
ATIVIDADE 4: VÍDEO –
1- A NOITE DE NATAL - História Contada
https://www.youtube.com/watch?v=RamRRSkzP9s&ab_channel=Hist%C3%B3riaContada
SUGESTÕES
DE VÍDEO SOBRE O NATAL – TURMA DA MÔNICA0:32 / 25:31
1-
As Doze Badaladas dos Sinos de Natal (Especial de Natal 2011) | Turma da
Mônica
https://www.youtube.com/watch?v=rzDQZcwfNiw&ab_channel=TurmadaM%C3%B4nica
1- Linda Noite de Natal (Especial de Natal
2010) | Turma da Mônica
https://www.youtube.com/watch?v=0O2aVH5Z0Ps&ab_channel=TurmadaM%C3%B4nica
O extrativismo
O Extrativismo consiste
na atividade de extrair os recursos naturais que a Terra oferece por meio da
coleta manual ou de máquinas.
O extrativismo pode ser, então, uma atividade extremamente
nociva ao meio-ambiente. Os países em desenvolvimento são os que mais praticam
este tipo de atividade, ao contrário dos países desenvolvidos que são mais
industrializados.
Existem três tipos de extrativismo:
vegetal, mineral e animal.
Extrativismo
Vegetal
O extrativismo vegetal
consiste em recolher frutos, madeira e raízes da natureza. Também é possível
retirar resinas e o látex de certas espécies de árvores que serão transformados
em ceras e borracha, respectivamente.
É preciso não confundir
a agricultura com
o extrativismo vegetal. Este é praticado em espécies de plantas que crescem na
natureza de forma espontânea e não foram cultivadas pelo ser humano.
Extrativismo
Mineral
O extrativismo mineral é a atividade
econômica que extrai minérios do solo, dos rios e dos mares. Os mais
importantes são ferro, petróleo, manganês, bauxita, níquel, além da prata e do
ouro.
A extração de minério, atualmente, é
altamente mecanizada e sua exploração deixa marcas profundas na região onde
acontece. Muitas vezes, a paisagem natural não é mais recuperada o que tem
consequências drásticas para a população e para a natureza.
Extrativismo Animal
O extrativismo animal se
resume na caça e na pesca. Por motivos econômicos, a caça à animais silvestres
é proibida em vários países.
No Brasil, somente está
permitida a caça às comunidades tradicionais como os indígenas e regiões onde é
considerada a única forma de obter proteína animal.
No entanto, a pesca ainda é largamente praticada, especialmente por países em que os peixes são a base da alimentação como o Japão, Noruega, Suécia, Finlândia, etc.
ATIVIDADE
2 –
Escreva os alimentos que você
come , oriundos da pecuária e do extrativismo.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
ATIVIDADE
3 –
Assinale um problema ambiental que pode ser causado pela pecuária e pelo
extrativismo.
( ) Aumento de peixes nos rios.
( ) Desmatamento.
( )
Aumento da população.
( ) Diminuição
de estradas e rodovias.
-ATIVIDADE: LIVRO NAME; PAISAGENS REAIS E IMAGINÁRIAS; CAPITULO 2; PÁGINA 48.
CRIE UMA PAISAGEM IMAGINÁRIA.
DATA 03/12/2020 ( 5ª FEIRA) 3º ANO
E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”
MONTE MOR, 3 DE DEZEMBRO DE 2020.
HOJE É
QUINTA – FEIRA
PROFESSORA: _______________________________ 3º
ANO:______
NOME:
___________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE: Números
ordinais
1- Observe a tabela dos números ordinais (que indica ordem, lugar)
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
ATIVIDADE 1 - O vento pode ser leve como uma brisa ou forte como um vendaval. Observe a cena da imagem e desenhe a mesma cena sem a presença do vento.
ATIVIDADE
2 –
Leia as frases sobre a utilidade
do vento e assinale V ou F.
O vento
( )
impulsiona embarcações a vela.
( ) seca
as roupas.
( ) dispersa o ar poluído.
( ) empina pipas.
( ) transporta sementes.
( ) tem pouca utilidade.
ATIVIDADE
3 –
O ar é um recurso natural muito utilizado pelos ser humano em várias
atividades. Recorte e cole imagens que representam a utilização do ar nas
atividades humanas.
COMPONENTE
CURRICULAR: LÍNGUA
PORTUGUESA
·
CABEÇALHO
E.M. “CORONEL DOMINGOS
FERREIRA”
MONTE MOR, 04 DE DEZEMBRO DE
2020
HOJE É SEXTA-FEIRA
O DIA ESTÁ ________________
NOME _____________________ 3º
ANO _____
PROFESSORA________________________
BOM
DIA!
ATIVIDADE 1: LEITURA
INFORMATIVA – SÍMBOLOS DO NATAL ll
ATIVIDADE 2: VÍDEO
1- SÍMBOLOS
DO NATAL E SEUS SIGNIFICADOS
https://www.youtube.com/watch?v=Oywdx9aw9RM&ab_channel=S%C3%BAhAlegria
ATIVIDADE 3: RECEITA
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
HELLO, KIDS! VAMOS REVISAR TOYS (BRINQUEDOS). OBSERVEE
ESTUDE O VOCABULÁRIO ABAIXO.
2. DESEMBARALHE AS PALAVRAS ABAIXO E ESCREVA-AS NA ORDEM CORRETA.
3. LIGUE A PRIMEIRA COLUNA COM A SEGUNDA.
OLÁ, CRIANÇAS, TUDO BEM
COM VOCÊS? ESPERO QUE ESTEJAM BEM E ANIMADAS PARA BRINCAR.
NA AULA DE HOJE, VAMOS PRATICAR UM POUCO MAIS DOS ELEMENTOS QUE COMPÕEM A GINÁSTICA.
CONTINUANDO A ATIVIDADE DA AULA PASSADA VAMOS INICIAR ESSA BRINCADEIRA:
ATIVIDADE - PARA ESSA ATIVIDADE PRECISAREMOS DE ALGO PARA MARCAR O TEMPO, UM RELÓGIO, OU UM CELULAR COM CRONÔMETRO. (SE VOCÊ NÃO TIVER NADA DISSO, PEÇA PARA QUE ALGUÉM MARQUE PARA VOCÊ ESSE TEMPO). VAMOS A UM DESAFIO, ENTÃO VÁ PARA UM LOCAL ONDE VOCÊ CONSIGA DELIMITAR UMA DISTÂNCIA DE SETE PASSOS GRANDES. MARQUE ESSA DISTÂNCIA COM QUALQUER OBJETO QUE VOCÊ TENHA EM CASA, CHINELOS, GARRAFAS PLÁSTICAS, MARCAS NO CHÃO ETC. IREMOS GASTAR CINCO MINUTOS NESSA ATIVIDADE DE CORRIDA, E O TEMPO IREMOS MARCAR DA SEGUINTE FORMA: NO PRIMEIRO MINUTO VOCÊ TERÁ QUE PERCORRER ESSA DISTÂNCIA UMA VEZ, ENTÃO VOCÊ MARCA O PRIMEIRO MINUTO E PERCORRE A DISTÂNCIA, CHEGANDO LÁ VOCÊ AINDA VAI TER UM TEMPO ANTES DE COMPLETAR O PRIMEIRO MINUTO. ENTÃO SIMPLESMENTE DESCANSE. NO SEGUNDO MINUTO VOCÊ TERÁ QUE PERCORRER ESSA DISTÂNCIA DUAS VEZES, NO TERCEIRO MINUTO TRÊS VEZES, NO QUARTO MINUTO QUATRO VEZES E NO QUINTO MINUTO, CINCO VEZES. PRONTOS PARA O DESAFIO, ENTÃO VAMOS LÁ.UA IMAGINAÇÃO FLUIR.
AGORA
DIGA COMO FOI REALIZAR ESSE TESTE DE CORRIDA. FOI FÁCIL, SENTIRAM ALGUMA
DIFICULDADE? QUAIS FORAM AS SENSAÇÕES? CONTE AQUI PARA NÓS.