domingo, 29 de novembro de 2020

Semana 30 ---- 30/11 à 04/12

 OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.


DATA  30 /11/2020   ( 2ª  FEIRA)                      2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 30 DE  NOVEMBRO  DE  2020

HOJE É SEGUNDA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA



ATIVIDADE 2: LEITURA E INTERPRETAÇÃO DA POESIA


ATIVIDADE 3:
CRUZADINHA


ATIVIDADE 4: VÍDEO:

História do NATAL - Nascimento do menino Jesus

https://www.youtube.com/watch?v=9pdnsSdYIGo&ab_channel=MundodeKaduzinho

 

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO: NUMERAIS/ SISTEMA MONETÁRIO

ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2


ATIVIDADE 3


ATIVIDADE 4





COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

1-   ATIVIDADE: LIVRO NAME; A HISTÓRIA QUE OS RETRATOS CONTAM;CAPÍTULO 3; PÁGINA 49.

1-    ATIVIDADE: COMPLETE E PINTE O RETRATO DA CRIANÇA MARGARITA.



DATA  01 /12/2020   ( 3ª  FEIRA)                      2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO:

 ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

 MONTE MOR,1 DE DEZEMBRO DE 2020.

 HOJE É TERÇA-FEIRA.

 PROFESSORA___________________2°ANO____                    

 NOME DO ALUNO:______________________________________

MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1


ATIVIDADE 2



ATIVIDADE 3: RESOLVA COM ATENÇÃO


ATIVIDADE 4: 



COMPONENTE CURRICULAR:  HISTÓRIA –

DIFERENTES FORMAS DE CONTAR O TEMPO

ATIVIDADE 1: LEIA COM A AJUDA DE SUA FAMÍLIA.

DURANTE ANOS CADA GERAÇÃO UTILIZOU INSTRUMENTOS DIFERENTES EM SUA CULTURA.

EXISTEM VÁRIOS INSTRUMENTOS QUE PODEMOS MEDIR O TEMPO.

CONVERSE COM SEU FAMILIAR E DISCUTA SOBRE AS IMAGENS ABAIXO, APÓS CIRCULE OU ANOTE O INSTRUMENTO QUE VOCÊ NÃO CONHECE PARA MEDIR O TEMPO.

________________________________________________

________________________________________________



ATIVIDADE 2: RESPONDA.

A)  QUAIS INSTRUMENTOS SUA FAMÍLIA UTILIZA EM SUA CASA PARA MEDIR O TEMPO QUE NÃO CONSTA NAS IMAGENS ACIMA?

__________________________________________________

__________________________________________________

B)  EM QUE SITUAÇÕES DE NOSSO DIA PRECISAMOS MEDIR O TEMPO?

_______________________________________________

_______________________________________________

C)  LEIA E DESCUBRA...DE QUAL INSTRUMENTO ESTAMOS FALANDO ABAIXO?

_________________________________________________

A)  QUE HORAS MARCA NO RELÓGIO ACIMA? __________________________

 

B)  QUANTAS HORAS TEM O NOSSO DIA? ______________________________

 

C)  QUE HORAS VOCÊ ACORDA? ______________________________________

 

D)  COMO IRÍAMOS SABER SE ERA DIA OU NOITE SOMENTE UTILIZANDO RECURSOS DA NATUREZA? ASSINALE. 

(   ) SOL           (   ) CALENDÁRIO         (   ) LUA          (   ) RELÓGIO

ATIVIDADE 3:  HORA DA PESQUISA...

A)  PERGUNTE AS DATAS DE ANIVERSÁRIO DE SEUS FAMILIARES E ANOTE NA FRENTE DO MÊS, PREENCHA A LINHA DO TEMPO.

JANEIRO

 

FEVEREIRO

 

MARÇO

 

ABRIL

 

MAIO

 

JUNHO

 

JULHO

 

AGOSTO

 

SETEMBRO

 

OUTUBRO

 

NOVEMBRO

 

DEZEMBRO

 

  

PROCURE, RECORTE E COLE ALGUNS INSTRUMENTOS QUE VOCÊ ENCONTRAR OU DESENHE



COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Nessa primeira atividade vamos fazer alguns exercícios de coordenação. Primeiro desenho no chão uma cruz com giz ou fita adesiva, ou se tiveras marcações do piso mesmo, e numere como na figura abaixo. Depois siga a sequência de atividades:

a-   Se posicione com os dois pés no número um, coloque as mãos na cintura e comece saltando para o 2, depois para o 3 e 4, retornando no 1.´Execute algumas vezes para aquecer e decorar a sequencia.

b-  Em seguida peça para alguém de casa te ajudar a marcar 10 segundos no relógio e quando falar já, tente realizar a sequência de saltos o mais rápido possível e veja quantas vezes conseguiu completar a sequência dentro dos 10 segundo.

c-   Agora posicione o pé esquerdo no número 1 e direito no número 2, salte trocando os pés do 1 para 3 e do 2 para o 4. Execute 10 saltos fazendo essa troca.

d-  Agora crie uma sequência de saltos e desafie outra pessoa de casa a repetir.

Obs. A cada sequência pode dar um descanso curto só pra recuperar o fôlego se precisar.


2 -  Para a segunda atividade você precisa de uma pessoa para fazer com você. Também vai precisar de uma tampinha para cada pessoa, e 4 objetos para demarcar o local, pode ser garrafas, frascos, panos, etc.  Com esses objetos faça um quadrado sendo cada um formando um canto, mas o maior espaço que conseguir em sua casa. O jogo funciona assim: os participantes se posicionam no primeiro canto, jogam a tampinha em direção ao canto 2, quem conseguir chegar jogar mais perto do canto 2 avança uma casa. Se por exemplo um avançou para o 2 e o outro ficou no 1, ai o 2 joga a tampinha no canto 3 e quem está no 1 joga no canto 2, depois observam novamente quem se aproximou mais do seu canto e avança. Vence quem completar a volta primeiro.




DATA 02/12/2020  ( 4ª  FEIRA)                2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 02 DE DEZEMBRO  DE  2020

HOJE É QUARTA-FEIRA

O DIA ESTÁ __________________________

NOME _________________________________ 2º ANO

PROFESSORA____________________________

BOA TARDE!

ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA – SÍMBOLOS DO NATAL


ATIVIDADE 2: LEITURA DE IMAGEM E INTERPRETAÇÃO


ATIVIDADE 3: LETRAS E SÍLABAS:


ATIVIDADE 4: COMPLETE A ÁRVORE DOS SENTIMENTOS:


ATIVIDADE 5: VÍDEO -

A NOITE DE NATAL - História Contada

https://www.youtube.com/watch?v=RamRRSkzP9s&ab_channel=Hist%C3%B3riaContada

 COMPONENTE CURRICULAR:  GEOGRAFIA – DIVISÕES DAS MORADIAS.

ATIVIDADE 1:  LEIA E CANTE COM SUA FAMÍLIA.


AS CASAS SÃO DIFERENTES E TODAS AS CASAS SÃO DIVIDIDAS COM PAREDES PARA SEREM ORGANIZADAS, CADA ESPAÇO DIVIDIDO CHAMA-SE CÔMODO. OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NESSE PROJETO SÃO: O PEDREIRO, O CONSTRUTOR, O ENGENHEIRO, O ARQUITETO E OUTROS.

A)  CIRCULE O ENDEREÇO DA CASA ACIMA.

B)  LISTE O QUE NÃO TINHA NA CASA DA MÚSICA.

__________________________________________________

__________________________________________________

__________________________________________________ 

C)  QUAL É O ENDEREÇO DE SUA CASA? ANOTE.

_______________________________________________

_______________________________________________

D)  QUANTOS CÕMODOS TEM A SUA CASA?

______________________________________________

 

E)  COMPLETE AS FRASES.

AS REFEIÇÕES SÃO FEITAS NA____________________________.

TOMAMOS BANHO NO______________________________________.

LAVAMOS ROUPA NUM CÔMODO CHAMADO______________________________.

 

ATIVIDADE 2:

A)  OBSERVE A CASA ABAIXO. COLOQUE A LETRA CORRETA EM CADA CÔMODO.

C  COZINHA                                                   G GARAGEM

Q  QUARTO                                                    B BANHEIRO

S  SALA 


A)   CIRCULE O CÔMODO QUE VOCÊ GOSTA DE FICAR NUMA CASA.

ATIVIDADE 3: ILUSTRE COMO É DIVIDIDA SUA CASA E ESCREVA O NOME DOS CÔMODOS.


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

-ATIVIDADE: A HISTÓRIA  QUE OS RETRATOS CONTAM; CAPÍTULO 3; PÁGINA 50.

1-   ESCOLHA UM DOS RETRATOS E INVENTE UMA HISTÓRIA SOBRE ELE. ANOTE A HISTÓRIA QUE VOCÊ CRIOU EM SEU CADERNO DE DESENHO.


DATA  02 /12/2020   ( 5ª  FEIRA)                      2º ANO

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CONTEÚDO:

 ESCOLA MUNICIPAL CORONEL DOMINGOS FERREIRA.

 MONTE MOR,03 DE DEZEMBRO DE 2020.

 HOJE É QUINTA-FEIRA.

 PROFESSORA___________________2°ANO____                    

 NOME DO ALUNO:______________________________________

MATEMÁTICA

ATIVIDADE 1

ATIVIDADE 3:


ATIVIDADE 4:



COMPONENTE CURRICULAR:  CIÊNCIAS – O CORPO MUDA.

 

ATIVIDADE 1:  VAMOS RELEMBRAR? SOBRE NOSSO CORPO?

LEIA O TRECHO DO TEXTO COM SUA FAMÍLIA.

A)  QUAL A RESPOSTA QUE VOCÊ DARIA PARA O BÊ? ASSINALE.

(   ) SIM                                                             (   ) NÃO

 

B) AGORA ANOTE AS PARTES DO CORPO QUE ELE LAVOU NO BANHO.

_________________________________________________

_________________________________________________

_________________________________________________

ATIVIDADE 2: OBSERVE COMO MUDAMOS COM O PASSAR DO TEMPO.


NASCEMOS, CRESCEMOS, DESENVOLVEMOS E MORREMOS, ESSE É O CICLO DA VIDA.

AS FASES SÃO: BEBÊ, MENINO, RAPAZ, HOMEM E IDOSO.

SE FOSSE O FEMININO SERIA: BEBÊ, MENINA, MOÇA, MULHER E IDOSA.

PINTE SOMENTE A FASE  QUE VOCÊ ESTÁ NO DESENHO ACIMA. 

ATIVIDADE 3: A VELHICE É UMA FASE DA VIDA DOS SERES HUMANOS, COM OS IDOSOS APRENDEMOS MUITO, QUE TAL ESCREVER ALGO QUE JÁ APRENDEU COM ELES.

___________________________________________________

___________________________________________________

___________________________________________________

 

ATIVIDADE 4: MONTE UM ROSTO ENGRAÇADO.

PESQUISE EM REVISTAS AS PARTES DE ROSTOS: OLHOS, ORELHAS, NARIZ, SOBRANCELHAS, BOCA E CABELO ( TUDO SEPARADO ), MONTE E COLE-AS NO RETÂNGULO  ABAIXO.

5- APÓS ESCREVA O QUE VOCÊ ACHOU DE SUA OBRA.

_____________________________________________________

_____________________________________________________ 


DATA  04/12/2020  ( 6ª  FEIRA)                         2º ANO            

COMPONENTE CURRICULAR:  LÍNGUA PORTUGUESA

·        CABEÇALHO

E.M. “CORONEL DOMINGOS FERREIRA”

MONTE MOR, 04 DE DEZEMBRO DE 2020

HOJE É SEXTA-FEIRA

O DIA ESTÁ _______________________

NOME _____________________________2º ANO

PROFESSORA_____________________

BOA TARDE!ATIVIDADE 1:

ATIVIDADE 1: LEITURA INFORMATIVA – SÍMBOLOS DO NATAL ll:


ATIVIDADE 2: VÍDEO

1-   SÍMBOLOS DO NATAL E SEUS SIGNIFICADOS

https://www.youtube.com/watch?v=Oywdx9aw9RM&ab_channel=S%C3%BAhAlegria

ATIVIDADE 3: CRUZADINHA NATALINA


ATIVIDADE 4: RECORTE DE JORNAIS E REVISTAS LETRAS E FORME OS NOMES DAS FIGURAS:


ATIVIDADE 5: COMPLETE COM AS SÍLABAS QUE FALTAM

SUGESTÕES DE VÍDEO SOBRE O NATAL – TURMA DA MÔNICA0:32 / 25:31

1-   As Doze Badaladas dos Sinos de Natal (Especial de Natal 2011) | Turma da Mônica

https://www.youtube.com/watch?v=rzDQZcwfNiw&ab_channel=TurmadaM%C3%B4nica

1-   Linda Noite de Natal (Especial de Natal 2010) | Turma da Mônica

https://www.youtube.com/watch?v=0O2aVH5Z0Ps&ab_channel=TurmadaM%C3%B4nica


COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   CIRCULE AS IMAGENS QUE COMEÇAM COM A LETRA J EM INGLÊS. 


1.   COMPLETE AS PALAVRAS ABAIXO COM A LETRA J E FAÇA A TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS.





COMPONENTE CURRICULAR: EDUCAÇÃO FÍSICA

ATIVIDADE:

 

1 – NESSA ATIVIDADE DESENHE NO CHÃO UM QUADRADO QUE CAIBA VOCÊ DENTRO COM OS PÉS AFASTADOS DA LARGURA DOS SEUS OMBROS. DEPOIS SE POSICIONE DENTRO DO QUADRADO E SIGA A SEQUÊNCIA ABAIXO:

a-   SALTE PARA FRENTE SAINDO DO QUADRADO E SALTE PARA TRÁS VOLTANDO DENTRO. EXECUTE 3 VEZES

b-  SALTE PARA TRÁS SAINDO DO QUADRADO E SALTE PARA FRENTE VOLTANDO DENTRO. EXECUTE 3 VEZES

c-   SALTE PARA DIREITA SAINDO DO QUADRADO E SALTE VOLTANDO DENTRO. EXECUTE 3 VEZES

d-  SALTE PARA ESQUERDA SAINDO DO QUADRADO E SALTE VOLTANDO DENTRO. EXECUTE 3 VEZES

e-   SALTE PARA TODAS AS DIREÇÕES SEMPRE VOLTANDO DENTRO. EXEMPLO: FRENTE – DENTRO – DIREITA – DENTRO – TRÁS – DENTRO – ESQUERDA – DENTRO.

 

2 – CAMINHAR ENTRE ALMOFADAS

SE TIVER UMAS 4 OU 5 ALMOFADAS LEGAL, SE NÃO, USE OUTROS OBJETOS QUE SIRVAM DE OBSTÁCULOS.  COLOQUE-OS ENFILEIRADOS A UMA DISTÂNCIA DE 2 A 3 PASSOS LARGOS. A ATIVIDADE É BEM SIMPLES ENVOLVENDO COORDENAÇÃO E EQUILÍBRIO. COMECE ATRÁS DA PRIMEIRA ALMOFADA, DE UMA PASSO ALTO PASSANDO POR CIMA DELA SEM PISAR NO OBSTÁCULO. NESSE ESPAÇO ENTRE AS ALMOFADAS VOCÊ VAI ANDAR COM UM PÉ ENCOSTANDO NA FRENTE DO OUTRO COMO SE ESTIVESSE NUMA CORDA EQUILIBRANDO ATÉ O PRÓXIMO OBSTÁCULO. QUANDO TERMINAR O CIRCUITO TODO, VOLTE O CAMINHO DE COSTAS. TENTE ALGUMAS VEZES QUE VAI MELHORAR A CADA TENTATIVA.

 

3 – JOGO DO CONTRÁRIO

ARRUME UM PARCEIRO PARA FAZER ESSA ATIVIDADE. LEMBRA DO JOGO DO ESPELHO ONDE UM IMITAVA OS GESTOS DO OUTRO? NESSE JOGO FICA UM DE FRENTE PARA O OUTRO, ESCOLHE QUEM VAI COMEÇAR A COMANDAR, MAS O OUTRO TEM QUE FAZER TUDO AO CONTRÁRIO. SE ELA LEVANTAR A MÃO DIREITA O OUTRO A ESQUERDA, BAIXOU A CABEÇA, ERGA. APÓS ALGUNS MOVIMENTOS TROQUEM DE FUNÇÃO E USE A CRIATIVIDADE. DIVIRTAM-SE!