Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Segunda-feira, dia 7
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Correção das atividades da semana 17.
1. De que se trata o conto?
R: Trata-se do tratamento desumano oferecido a uma senhora velha por seus filhos.
2. Quem é a personagem principal?
R: A personagem principal é Dona Anita.
3. Que tipo de narrador há no texto?
R: c) Narrador-onisciente.
4. Descreva o cenário em que se desenrola a história?
R: No apartamento de Zilda, a filha com quem a aniversariante mora.
5. Quem são os personagens que participam da ação apresentada no conto?
R: D. Anita (protagonista), Zilda, a nora de Olaria, a nora de Ipanema, netos e bisnetos de Dona Anita, Cordélia (a nora mais nova), José, Manoel, Rodrigo (o neto de 7 anos) e Dorothy.
6. Em que passagem do texto ocorre o clímax, ou seja, o momento de maior tensão da história? Explique.
R: O clímax da história se dá quando D. Anita, insatisfeita com o caráter de seus filhos e netos, pronuncia inesperadamente um frase de ofensa à família.
7. O narrador revela que existe problemas mal resolvidos nas situações familiares, como?
R: Na descrição das cenas percebe-se a distância entre os irmãos e entre os filhos e a mãe, a futilidade e a superficialidade das relações e das personagens.
8. Por que o conto “Feliz aniversário”, é considerado um conto brutal?
R: Porque mexe com o esteriótipo da família perfeita e feliz, desfolhando para o leitor um universo de aparências.
9. Você já conhecia a autora? Já leu outros textos dela?
R: resposta pessoal.
10. Faça uma pesquisa sobre a escritora Clarice Lispector e anote as suas impressões sobre a autora.
R: resposta pessoal.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Exercícios de fixação: revisão geral de conteúdos sobre raiz quadrada, operações e geometria.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Resolva os exercícios em seu caderno:
1. Indique usando a simbologia e calcule utilizando a calculadora:
a) a raiz quadrada de 625
b) a raiz quadrada de 324
c) a raiz quadrada de 121
d) a raiz quadrada de 961
2. Mariana comprou quatro blusas e uma calça, gastando R$ 340,00 no total. Sabendo que a calça custou R$ 96,00, determine quanto custou cada blusa, sabendo que elas têm o mesmo preço?
3. Uma mesa de pingue-pongue oficial tem a forma de um retângulo que possui 1,52 m de largura e 2,74 m de comprimento. Qual é o seu perímetro? Lembre-se que perímetro é a medida da soma de todos os lados.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
Terça-feira, dia 8
Geografia__Estimativa: 1h30 de estudo
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
A América Andina é uma porção territorial da América do Sul. Recebe essa denominação pelo fato de ser cortada pela Cordilheira dos Andes, que se estende de norte a sul do subcontinente. Os países que compõem a América Andina são: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela.
Esses países correspondem a uma extensão territorial de 5,3 milhões de quilômetros quadrados, sendo habitado por aproximadamente, 144 milhões de pessoas. A maioria da população (70%) é composta por ameríndios e mestiços, consequência da miscigenação entre o índio (população nativa) e o branco (colonizador europeu).
O clima na América Andina varia de acordo com a proximidade da Cordilheira dos Andes. No sentido norte-sul, os climas registrados são: equatorial, tropical, desértico (sul do Peru e norte do Chile), mediterrâneo e temperado (diminuindo as temperaturas em direção ao sul do Chile).
A produção agrícola e extrativista são as principais atividades econômicas dos países andinos, sendo responsáveis pela absorção da mão de obra de grande parcela da população. A atividade pesqueira no Peru destaca-se em virtude de o mesmo ser considerado um dos maiores produtores de pescado do mundo.
O Chile é grande produtor de cobre. A Venezuela, por sua vez, apresenta grandes reservas de petróleo, sendo grande produtora e exportadora do produto, cuja nação integra a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP). O Equador também é grande produtor de petróleo, no entanto, não integra a OPEP. Na Bolívia, destaca-se a exploração de estanho e gás natural.
Um aspecto negativo é que a Colômbia, a Bolívia e o Peru são um dos três maiores produtores mundiais de cocaína.
O setor industrial é pouco desenvolvido, sendo que o Chile é o principal representante desse segmento da economia. A indústria na América Andina fundamenta-se nos produtos têxteis, alimentícios, metalurgia, de bebidas e produtos agrícolas.
A Comunidade Andina é um bloco econômico formado por países da América Andina. Sua criação teve como principal objetivo, o fortalecimento econômico dos países membros, tendo como principais integrantes: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006.
A Comunidade Andina é um bloco econômico formado por países da América Andina. Sua criação teve como principal objetivo, o fortalecimento econômico dos países membros, tendo como principais integrantes: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de 1969-1976, e a Venezuela foi país membro entre os anos de 1973-2006.
Bolívia
Área: 1.098.581 km²
População: 9.862.860
Densidade demográfica: 9 hab./km²
Idioma: Espanhol, Quínchua e Aimará.
Moeda: Boliviano
Capital: La Paz
Expectativa de vida: 65 anos
IDH: 0,643
PIB: 16,7 bilhões de dólares.
Chile
Área: 756.945 km²
População: 16.970.265 habitantes
Densidade demográfica: 22 hab./km²
Idioma: Espanhol.
Moeda: Peso
Capital: Santiago
Expectativa de vida: 78 anos
IDH: 0,783
PIB: 169,4 bilhões de dólares.
Colômbia
Área: 1.138.914 km²
População: 45.659.709 habitantes
Densidade demográfica: 40 hab./km²
Idioma: Espanhol.
Moeda: Peso colombiano
Capital: Bogotá
Expectativa de vida: 72 anos
IDH: 0,689
PIB: 242,2 bilhões de dólares.
Equador
Área: 283.561 km²
População: 13.625.069 habitantes
Densidade demográfica: 48 hab./km²
Idioma: Espanhol.
Moeda: Dólar americano
Capital: Quito
Expectativa de vida: 74 anos
IDH: 0,695
PIB: 52,6 bilhões de dólares.
Peru
Área: 1.285.216 km²
População: 29.164.883 habitantes
Densidade demográfica: 22 hab./km²
Idioma: Espanhol, Quínchua, Aimará
Moeda: Novo Sol
Capital: Lima
Expectativa de vida: 71 anos
IDH: 0,723
PIB: 127,4 bilhões de dólares.
Venezuela
Área: 912.050 km²
População: 28.853.366 habitantes
Densidade demográfica: 31 hab./km²
Idioma: Espanhol
Moeda: Bolívar Venezuelano
Capital: Caracas
Expectativa de vida: 73 anos
IDH: 0,696
PIB: 313,8 bilhões de dólares.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual o fator determinante para a denominação da América Andina?
_________________
2. Cite os países que integram essa subdivisão da América do Sul.
_________________
3. A América Andina é uma subdivisão da América do Sul, os países integrantes dessa região apresentam seus territórios cortados pela Cordilheira dos Andes. Todos esses países integram a América Andina, exceto:
a) Paraguai
b) Chile
c) Bolívia
d) Colômbia
e) Venezuela
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Rosinei - 17 98826-1065.
História__Estimativa: 1h30 de estudo
Link: https://forms.gle/6ThmUh4p25J1vPgP9
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
ESCRAVISMO
O sistema econômico montado na América foi o escravista.
O escravismo é um sistema social e econômico no qual o agente de produção é predominantemente o escravo, que é comercializado, sendo vendido, comprado ou trocado como uma mercadoria ou objeto.
Os motivos da utilização da mão-de-obra escrava na América foram:
• escravismo proporcionou a montagem do tráfico internacional de escravos gerando lucros fabulosos aos traficantes;
• os escravos supriam a mão-de-obra no trabalho dentro das colônias em lugar dos colonizadores europeus.
O escravismo, na época moderna, não era uma novidade, pois já havia escravidão entre povos da Antigüidade, como por exemplo, entre os gregos e romanos.
O escravismo era aceito e justificado pela Igreja e pela sociedade como uma prática normal e lucrativa,
pois, tanto os traficantes como à Igreja ganhavam grandes porcentagens com o tráfico de negros.
A igreja impedia que o índio fosse escravizado, pois estava interessada em sua catequese e como mão-de-obra nas aldeias jesuítas, mas, ao mesmo tempo, continuava justificando a escravidão do negro.
Assim, os colonizadores, utilizavam o negro como escravo, aumentando o volume do tráfico africano e
conseqüentemente as vantagens e lucros obtidos por quem promovia esse comércio.
Aquelas feitas com licença do rei ou do governador-geral contra os povos indígenas que combatiam os portugueses, impediam o comércio ou que fizessem aliança com outras nações européias. Os índios capturados nessas guerras justas eram levados para aldeias de repartição e distribuídos entre os colonos por tempo determinado”. (Azanha, G. Senhores destas terras. Atual, 1991).
Os padres jesuítas eram grandes defensores da não escravização do índio pelos colonos, no entanto, os jesuítas faziam uso da mão-de-obra indígena para os diversos trabalhos nas missões, além de desestruturarem a sua cultura quando lhes impunham os costumes e a religião do colonizador português, através das catequeses.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. O que é escravismo?
2. Qual era a posição dos jesuítas?
3. Você considera que no Brasil ainda existe preconceito racial?
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Lívia - 19 99652-6587.
Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo
TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.
TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS):
PAUTA: revisão.
https://youtu.be/CylRJc7s-9c
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá tudo bem, essa semana vamos revisar alguns conteúdos.
Circuito de condicionamento físico
Objetivos: Conhecer e experimentar um tipo de ginástica de condicionamento físico.
Materiais: Qualquer material ou objeto disponível em casa.
Procedimentos
Elabore um circuito de condicionamento físico considerando os materiais disponíveis em sua casa.
Sugestão de circuito
Sugestão de circuito, um exemplo, faça com o que tem em sua casa:
Estação 1: fazer abdominais (sobre colchonetes ou tapete); estação 2: subir e descer degraus (podem ser utilizados steps, tijolos, caixas de madeira etc.); estação 3: realizar polichinelos; estação 4: executar flexões de braço (sobre colchonetes ou tapete); e estação 5: pular corda (individualmente).
Agora vamos alongar.
https://youtu.be/CylRJc7s-9c
Link: https://forms.gle/ox1DueuXZUztyzQw9
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):
PAUTA: revisão.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Olá tudo bem, essa semana vamos revisar alguns conteúdos.
Circuito de condicionamento físico
Objetivos: Conhecer e experimentar um tipo de ginástica de condicionamento físico.
Materiais: Qualquer material ou objeto disponível em casa.
Procedimentos
Elabore um circuito de condicionamento físico considerando os materiais disponíveis em sua casa.
Sugestão de circuito
Sugestão de circuito, um exemplo, faça com o que tem em sua casa:
Estação 1: fazer abdominais (sobre colchonetes ou tapete); estação 2: subir e descer degraus (podem ser utilizados steps, tijolos, caixas de madeira etc.); estação 3: realizar polichinelos; estação 4: executar flexões de braço (sobre colchonetes ou tapete); e estação 5: pular corda (individualmente).
Exemplo de circuito
Observação: esta atividade que está disponibilizada no forms e deve ser feita antes no caderno. Coloque a pauta, leia a explicação da aula, copie as questões e as respostas. Depois, passe as respostas no forms e envie! O/A professor/professora vai receber e validar sua atividade.
Se não conseguir, faça tudo no caderno, copiando questões e respostas e enviando uma foto. NÃO VALIDAMOS ANOTAÇÕES NOS IMPRESSOS.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Pedro - 19 99317-0044.
Quarta-feira, dia 9
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
Leia o texto abaixo para responder às questões:
AO LADO DA GENTE
Não é nada disso, a gente percebe que não é nada disso, quando a moça ao lado da gente no ônibus
começa a chorar.
A gente sabe aqueles negócios todos, de fraternidade, da necessidade de carinho, da selvageria das
grandes cidades. A gente sabe que se uma pessoa precisa de ajuda a gente vai e ajuda. Mas de repente a moça do lado começa a chorar e aí?
Primeiro pensei, ou quis pensar, que ela fungasse. Depois não deu mais jeito, tive que perceber que
soluçava mesmo. E por fim, olhei. Chorava sentido, irrefreável, de olhos inchados. Mas como, em tão pouco
tempo? Ou será que já tinha chorado em casa antes e agora continuava ao meu lado aquele pranto doméstico?
Soluçava sacudindo a cabeça e de vez em quando limpava o nariz na manga.
O que é que a gente faz ao lado de uma pessoa que chora? Pergunta se precisa de alguma coisa, se
dá pra ajudar. Estica a mão, faz um afago na mão da pessoa. Bom, então o que eu tenho que fazer primeiro é perguntar, moça, a senhora precisa de alguma coisa?
E se ela responder atravessado, ou não me responder, ou se responder sim, que precisa, e me contar
a história toda, o drama, a mim que certamente não vou poder resolvê-lo na curta viagem do ônibus para a
cidade?
Melhor não perguntar nada. Se ela quiser, se ela precisar, ela fala. Viu quando olhei, não fez cara
nenhuma de quem queria falar. Vai ver, não quer que eu me meta. Quer chorar em paz. Todo mundo no ônibus já viu e ninguém perguntou nada. A pessoa tem o direito de chorar em paz, onde quiser. É isso, a gente tem que respeitar o sofrimento dos outros.
Então o jeito é voltar para o meu livro, para ela entender que não vou atrapalhar a tristeza dela. Mas
como que a gente lê com uma pessoa infeliz do lado? Infeliz de unhas roxas. Reparei quando olhei para ela,
que usava esmalte escuro, cor-de-uva. E com a ponta dos dedos de vampiro limpa as pestanas maquiladas.
Olho de novo disfarçado, procurando em mim a coragem de falar, nela a razão do choro.
Nem parece. Está toda direitinha, arrumada, de pulseira. E tem momentos que para, fica só fungando
como se afinal tivesse entendido que não vale a pena sofrer tanto. Mas é só um pouco, logo recomeça,
sacudida, soluçando alto, a dor redobrada na entrega.
Eu preciso falar com ela. Preciso ser humana com essa moça. Mas porque sou humana tenho tanto
medo dela que não consigo nem chegar perto. Não consigo abrir a boca e dizer, moça.
Então olho pela janela para ela não pensar que estou ali só de curiosidade, curtindo o sofrimento
dela. Mas como posso olhar as vitrinas que passam na calçada quando alguém ao meu lado se lamenta de
forma tão evidente?
Está sem meias, mas maquilou as pernas. Eu sei que maquilou para fingir de meias porque a pele está
fosca e sem desigualdades, pele de nylon. Então quando saiu de casa não estava tão infeliz assim, ou estava, mas tentou disfarçar a tristeza melhorando as pernas, e depois no ônibus as pernas dobradas já não adiantaram nada e pronto lá foi ela de novo chorando alto e com vergonha porque todos no ônibus percebem. Foi por isso também que botou o vestido de mangas embabadadas, para se enfeitar, não para limpar o nariz como está fazendo agora. Achou que não ia precisar de lenço. Achou que já estava boa. E agora o nariz escorre na frente de todo mundo, os olhos escorrem, ela toda se escorre nesse choro, sem que sequer a vizinha do lado lhe pergunte o que foi.
COLASANTI, Marina. A casa das palavras. São Paulo: Ática, 2001.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. É CORRETO afirmar que o texto:
A) Avalia criticamente um assunto polêmico, apresentando opiniões.
B) Recupera fatos e impressões experimentados pela narradora.
C) Comenta subjetivamente um acontecimento relevante da atualidade.
D) Descreve objetivamente as descobertas de uma experiência de deslocamento.
2. A principal finalidade desse texto é:
A) Influenciar o comportamento do leitor.
B) Representar, com a maior fidelidade possível, o acontecimento no mundo real.
C) Dar explicações sobre o próprio código usado na comunicação.
D) Revelar a opinião e os sentimentos de quem o produziu.
3. Diante do choro da moça, a narradora-personagem
A) Arranjava justificativas para não falar com a moça.
B) Conseguiu se concentrar e voltou à leitura.
C) Optou por não ficar calada e dirigiu-se à moça.
D) Não se incomodou com o choro e mostrou-se indiferente
4. O termo destacado em “E se ela responder atravessado, ou não responder” pode ser substituído, sem causar alteração de sentido, pela palavra:
A) Gentilmente.
B) Pontualmente.
C) Grosseiramente.
D) Sutilmente.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
PAUTA: Exercícios de fixação: revisão geral de conteúdos sobre raiz quadrada, operações e geometria.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Realize a leitura da explicação e preencha o quadro no caderno:
4. Na avenida onde Solange vai ao médico, há 1136 imóveis. Sabendo que a quantidade de imóveis dos dois lados da avenida é a mesma, determine quantos imóveis há em cada lado desta avenida.
5. Determine a massa m desconhecida para que a balança abaixo permaneça equilibrada:
6. Descubra o número natural que:
a) elevado ao quadrado dá 256.
b) elevado ao quadrado dá 64.
c) elevado ao quadrado dá 81.
d) elevado ao quadrado dá 625.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
Quinta-feira, dia 10
Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo
IMPORTANTE: não copie os textos ou figuras! Copie apenas as perguntas e responda-as no caderno. Isso deve ser feito mesmo que você tenha o material impresso.
A proposta atual é tratarmos dos grupos de alimentos trazidos na pirâmide alimentar. Pra ficar mais fácil de entender o texto, segue a figura da Pirâmide Alimentar. Quando tiver dúvidas, olhe atentamente para a pirâmide, prestando atenção nos exemplos de alimentos de cada grupo.
Pirâmide Alimentar: Os grupos de alimentos
Figura 1. Pirâmide Alimentar. Disponível em: <https://static.todamateria.com.br/upload/pi/ra/piramidealimentar1a-0-cke.jpg>. Acesso em 06 mai 2020.
A pirâmide alimentar seria uma proposta para uma vida saudável. Ela traz uma diversidade de alimentos distribuídos ao longo de um desenho em forma de pirâmide. Os alimentos da base são os que devem ser consumidos em maior quantidade, já os do ápice (alto) são aqueles que devem ser consumidos em menores quantidades ou até evitados. Começo questionando que pensem o seguinte: Você tem se alimentado ou se nutrido? Pode parecer a mesma coisa, mas o termo alimentação é usado para entender que estamos consumindo alimentos. Ponto. Já o termo nutrição é usado com a provocação de que estamos tendo uma alimentação refletida. Como assim?
Quando você se nutre, você está lançando mão de alimentos previamente escolhidos para satisfazer todas as necessidades de seu corpo, por isso mesmo eles devem ser bem diversificados, ou seja, com muita variedade. Para isso, temos de nos informar sobre aquilo que precisamos comer: MACRO e MICRONUTRIENTES.
Macronutrientes: precisamos de quantidades maiores em nosso corpo. Exemplo: carboidratos, proteínas e gorduras.
Micronutrientes: Micro porque precisamos deles em menores quantidades, mas não confunda achando que sejam menos importantes que os macronutrientes.
MACRONUTRIENTES:
• Alimentos energéticos: carboidratos e gorduras. Precisamos em grandes quantidades, principalmente quando praticamos alguma atividade física. Mas não ache que se você não for muto ativo não precise deles. Precisamos de energia até pra ler este texto e responder às questões que aparecerão aqui daqui a pouco.
1. Carboidratos: é de onde tiramos a maior parte de nossa energia. Onde tem? Pães, macarrão, arroz, batata, entre outros.
2. Gorduras: além de fornecer energia, ajudam a manter o corpo aquecido e a transportar vitaminas. Cuidado: não exagere, pois o coração não aguenta tanta gordura! Prefira gorduras líquidas à temperatura ambiente, como os óleos.
• Alimentos Construtores: São as proteínas. São construtoras porque fazem parte do nosso corpo. São como os tijolos de uma construção. Praticamente tudo que é visível em nosso corpo, como a pele e nossos órgãos, é formado por elas.
MICRONUTRIENTES
• Alimentos Reguladores: São as vitaminas e sais minerais. São reguladores porque regulam/controlam a maquinaria de nosso corpo. Já ouviu falar das câimbras, por exemplo? Geralmente ocorrem quando falta potássio, um sal mineral essencial para o bom funcionamento dos músculos.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Após a leitura do texto acima, copie as questões no caderno e responda-as em seguida.
1. De acordo com as definições do texto, você tem se alimentado ou se nutrido? Justifique sua resposta.
________________________
2. O que são macronutrientes?
________________________
3. O que são micronutrientes?
________________________
4. Associe a primeira coluna com a segunda, colocando as letras “a”, “b” e “c” nos espaços em branco:
a. Alimentos energéticos
b. Alimentos construtores.
c. Alimentos reguladores.
( ) Fazem parte da estrutura de nosso corpo.
( ) Fornecem energia.
( ) Controlam a maquinaria de nosso corpo.
5. Para responder às questões abaixo, consulte a figura da pirâmide alimentar.
Dê dois exemplos de cada grupo de alimentos:
a. Alimentos energéticos (grupos 1, 7 e 8).
_______________________
b. Alimentos construtores (grupos 4, 5 e 6).
_______________________
c. Alimentos reguladores (grupos 2 e 3).
_______________________
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Franco - 19 98921-4366.
Inglês__Estimativa: 1h de estudo
PAUTA: read the text below and do exercises.
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.
Chinese New Year
Chinese New Year starts on the first day of the Chinese calendar, usually in February. For many families, it is a time for feasting and visiting relatives and friends, but in the heart of the city, a spectacular procession takes place. Chinese families clean their houses to rid them of last year’s bad luck before the celebrations begin.
“My family and I visit our grandparents on New Year, and we take sticky rice cakes called Nian Gao with us. My outfit is very traditional. It is made of silk and it is very, very beautiful.”
Red is the main color for clothes and decorations at New Year because it associated with joy and happiness.
New York: DK Children, 1997, pp. 8-9 Read the text and answer questions 5 and 6.
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1ª) Segundo o texto, o novo ano dos chineses inicia-se em
a) march
b) april
c) february
d) September.
e) may.
2ª) O texto aborda
a) o novo ano dos chineses.
b) como acontece o réveillon dos americanos.
c) o modo de vida dos chineses durante todo o ano.
d) como vivem os adolescentes chineses.
e) o relacionamento entre parentes e amigos dos chineses.
3ª) Before New Year celebrations, chineses families clean their
a) lifes.
b) heart.
c) bedroom.
d) houses.
e) school.
4ª) Localize no texto a expressão em inglês “má sorte”.
a) bad luck.
b) New Year.
c) The heart.
d) For many.
e) My family.
5ª) Red is the principal color for ________ and ________ on New Year.
As palavras abaixo que completam corretamente os espaços de acordo com o texto é
a) houses e rid.
b) joy e happiness.
c) city e family.
d) bad e luck.
e) clothes e decorations.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Deise - 19 98715-6564.
Arte__Estimativa: 1h de estudo
"TREM-BALA"
Compositora: Ana Vilela
"Não é sobre ter
Todas as pessoas do mundo pra si
É sobre saber que em algum lugar
Alguém zela por ti
É sobre cantar e poder escutar
Mais do que a própria voz
É sobre dançar na chuva de vida
Que cai sobre nós
É saber se sentir infinito
Num universo tão vasto e bonito
É saber sonhar
E, então, fazer valer a pena cada verso
Daquele poema sobre acreditar
Não é sobre chegar no topo do mundo
E saber que venceu
É sobre escalar e sentir
Que o caminho te fortaleceu
É sobre ser abrigo
E também ter morada em outros corações
E assim ter amigos contigo
Em todas as situações
A gente não pode ter tudo
Qual seria a graça do mundo se fosse assim?
Por isso, eu prefiro sorrisos
E os presentes que a vida trouxe
Pra perto de mim
Não é sobre tudo que o teu dinheiro
É capaz de comprar
E sim sobre cada momento
Sorriso a se compartilhar
Também não é sobre correr
Contra o tempo pra ter sempre mais
Porque quando menos se espera
A vida já ficou pra trás
Segura teu filho no colo
Sorria e abrace teus pais
Enquanto estão aqui
Que a vida é trem-bala, parceiro
E a gente é só passageiro prestes a partir"
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Faça uma ilustração do que percebeu sobre a letra da musica.
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Natália - 19 99747-3440.
Sexta-feira, dia 11
Língua Portuguesa__Estimativa: 2h de estudo
Leia com atenção a crônica abaixo para responder às questões.
Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida...
Luís Fernando Veríssimo
Um dia, quando os funcionários chegaram para trabalhar, encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito: "Faleceu ontem a pessoa que atrapalhava sua vida na empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes".
No início, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber quem estava atrapalhando sua vida e bloqueando seu crescimento na empresa. A agitação na quadra de esportes era tão grande, que foi preciso chamar os seguranças para organizar a fila do velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava:
-- Quem será que estava atrapalhando o meu progresso?
-- Ainda bem que esse infeliz morreu!
Um a um, os funcionários, agitados, se aproximavam do caixão, olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto, engoliam em seco e saiam de cabeça abaixada, sem nada falar uns com os outros. Ficavam no mais absoluto silêncio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e dirigiam-se para suas salas. Todos, muito curiosos mantinham-se na fila até chegar à sua vez de verificar quem estava no caixão e que tinha atrapalhado tanto a cada um deles.
A pergunta ecoava na mente de todos: "Quem está nesse caixão"?
No visor do caixão havia um espelho e cada um via a si mesmo... Só existe uma pessoa capaz de limitar seu crescimento: você mesmo! Você é a única pessoa que pode fazer a revolução de sua vida. Você é a única pessoa que pode prejudicar a sua vida. Você é a única pessoa que pode ajudar a si mesmo. "Sua vida não muda quando seu chefe muda, quando sua empresa muda, quando seus pais mudam, quando seu(sua) namorado(a) muda. Sua vida muda quando você muda! Você é o único responsável por ela."
O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos e seus atos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença. A vida muda, quando "você muda".
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
1. Qual é o tema de que trata a crônica e qual o ponto de vista do autor a respeito da temática? Retire do texto um trecho que justifique a sua resposta sobre o tema e um argumento que o autor usa para defender seu ponto de vista.
2. Para leitura e compreensão dessa crônica, quais tipos de conhecimento prévio que são exigidos? Justifique sua resposta.
Se existe uma espécie de chave para interpretação e compreensão de um texto, podemos dizer que é a LEITURA. Ler com certeza, é a melhor forma de melhorar sua capacidade de interpretação do mundo a sua volta.
3. O principal ensinamento do texto é que:
a) Somos os responsáveis por nossos progressos, mas a empresa precisa colaborar para nosso crescimento.
b) A cada dia acabamos matando a esperança de dias melhores.
c) As pessoas procuram culpados para seus problemas, mas na verdade a solução só depende delas mesmas.
d) Devemos matar tudo aquilo que bloqueia nosso crescimento profissional.
4. “Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava”. A palavra que inicia a frase dá uma ideia de:
a) Comparação.
b) Conformidade.
c) Causa.
d) Concessão.
5. Nas duas frases com travessão a voz é:
a) Dos seguranças.
b) Do autor.
c) Dos funcionários.
d) Do chefe.
6. “... olhavam pelo visor do caixão a fim de reconhecer o defunto”. O trecho destacado passa a ideia de:
a) Comparação.
b) Conformidade.
c) Concessão.
d) Finalidade.
7. “... VOCÊ É O ÚNICO RESPONSÁVEL POR ELA”. O pronome pessoal grifado nessa passagem do texto substitui a palavra:
a) Você.
b) Responsável.
c) Vida.
d) Empresa.
8. “A vida muda, quando você muda!”. A palavra grifada introduz uma ideia de:
a) Conformidade.
b) Causa.
c) Fim.
d) Tempo.
9. “... encontraram na portaria um cartaz enorme, no qual estava escrito”. A expressão grifada é um pronome relativo, pois se relaciona com o termo:
a) Portaria.
b) Cartaz.
c) Enorme.
d) Estava.
10. “Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão, a excitação aumentava”. O motivo da excitação nesse texto era:
a) Decepção.
b) Alegria.
c) Curiosidade.
d) Tristeza.
11. No texto se escreveu um trecho com letras maiúsculas. O motivo de se escrever dessa forma foi:
a) Porque está errado.
b) Para dar destaque ao trecho.
c) Esquecimento ao digitar.
d) Mostrar uma realidade.
12. O principal objetivo de um texto como esse é:
a) Promover o entretenimento.
b) Sugerir uma reflexão.
c) Adquirir conhecimento.
d) Transmitir uma informação.
Fonte:armazemdetexto
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para a professora via WhatsApp. Marta - 19 99438-1618.
Matemática__Estimativa: 2h de estudo
NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
Realize as atividades a seguir no caderno:
Observe o valor dos produtos abaixo e responda às questões 7 e 8:
7. Ao adquirir duas unidades de cada produto, qual o valor total a ser pago?
8. Caso efetue o pagamento com uma nota de R$100,00 quanto receberei de troco?
9. Núbia gastou R$ 348,00 no supermercado. Ela havia levado 2 notas de 20 reais, 3 notas de 10 reais, 1 nota de 100 reais, 1 nota de 5 reais e 4 notas de 50 reais. Sobrou ou faltou dinheiro? Quanto?
10. Adriano comprou uma calça por R$ 48,90, uma camisa por R$ 32,75, uma jaqueta por R$ 85,60 e um par de meias por R$ 8,65.
a) Quanto Adriano gastou?
b) Quanto recebeu de troco, se pagou com as cédulas abaixo?
Se não conseguir enviar a atividade via link, on-line, faça no caderno, tire uma foto e envie para o professor via WhatsApp. Renato - 19 99781-1849.
----------------
8o ano__________
Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!