segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Semana 18 - de 7/112 a 11/12 - EJA Alfabetização

Atenção aos comandos do que precisa ser feito para não copiar mais que o necessário. Não precisa copiar tudo!

LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


Segunda-feira, dia 7


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: LETRA Z.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

  1. COPIE O ALFABETO E CIRCULE A LETRA Z.

 A – B – C – D – E – F – G – H – I – J – K – L – M – N – O – P – Q – R – S – T – U – V – W – X – Y – Z  

             JUNTE A LETRA Z COM AS VOGAIS E FORME A FAMÍLIA SILÁBICA:

               Z + A = ____

               Z + E = ____

               Z + I = _____

               Z + O = ____

               Z + U = ____

Z + ÃO = ____

 

AGORA, COPIE A FAMÍLIA SILÁBICA:

     ZA – ZE – ZI – ZO – ZU – ZÃO

       za – ze – zi – zo – zu - zão

 

  1. COMPLETE AS PALAVRAS COM Z E COPIE-AS:

BELE___A = ___________

___ERO = ___________

BATI___ADO = ___________

MOLE___A = ___________

A___ULEJO = ___________

DE___ENA = ___________

RE___A = ___________

A___EDO = ___________

GO___ADO = ___________

A___EITONA = ___________

 

3. COLOQUE AS SÍLABAS EM ORDEM PARA FORMAR PALAVRAS:

a.    GI – MÁ – CO = _____________

b.    LE – TE – GI = ______________

c.    MA – GE = _________________

d.    LA – TI – GE = ______________

e.    NA – GI – PÁ = ______________




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: 
RESOLVA COM ATENÇÃO!


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. ZECA COMPROU DOIS OBJETOS. UM DELES CUSTOU 57 REAIS E O OUTRO CUSTOU 32 REAIS.
CALCULE:
a. QUANTO ZECA GASTOU?

b. QUAL É A DIFERENÇA DE PREÇOS ENTRE OS DOIS OBJETOS?


2. PARA A FESTA DE FINAL DE ANO NA ESCOLA, CADA ALUNO DEVE FAZER 18 FLORES. MARIA JÁ FEZ 12. QUANTAS FLORES AINDA FALTAM PARA ELA FAZER?

R: FALTAM _____ FLORES.



Terça-feira, dia 8


Geografia__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 ORIENTAÇÃO – PONTOS CARDEAIS


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

PODEMOS NOS ORIENTAR PELO SOL PARA NOS LOCALIZARMOS.

SE ESTICARMOS O BRAÇO DIREITO NA DIREÇÃO ONDE O SOL APARECE ENCONTRAMOS O LESTE.

            O BRAÇO ESQUERDO APONTARÁ A DIREÇÃO OESTE.

            NA NOSSA FRENTE ESTÁ O NORTE.

            ATRÁS DE NÓS ESTÁ O SUL.

            OS PONTOS CARDEAIS SÃO: NORTE, SUL, LESTE E OESTE.





História__Estimativa: 1h de estudo


PAUTA:
 VAMOS RELEMBRAR A INFÂNCIA EM FAMÍLIA?

            
LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

BATE O SINO (NATAL)

HOJE A NOITE É BELA.
JUNTOS EU E ELA.
VAMOS À CAPELA, FELIZES A REZAR.
AO SOAR O SINO, SINO PEQUENINO,
VAI O DEUS MENINO NOS 
ABENÇOAR.

BATE O SINO PEQUENINO,
SINO DE BELÉM.
JÁ NASCEU O DEUS MENINO
PARA O NOSSO BEM.
PAZ NA TERRA, PEDE O SINO


ALEGRE A CANTAR.
ABENÇOE, DEU MENINO, ESSE NOSSO LAR.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

LEIA E COMPLETE:




Ed. Física__Estimativa: 1h de estudo


FIQUE ATENTO ÀS TURMAS:

TURMA 1, MAIORES DE 18 ANOS QUE QUEIRAM FAZER A DISCIPLINA.
TURMA 2, MENORES DE 18 ANOS, SEM AFASTAMENTO.



TURMA 1 (MAIORES DE 18 ANOS): 

PAUTA: revisão.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá tudo bem, essa semana vamos revisar alguns conteúdos.

Circuito de condicionamento físico
Objetivos: Conhecer e experimentar um tipo de ginástica de condicionamento físico. 
Materiais: Qualquer material ou objeto disponível em casa. 
Procedimentos 
Elabore um circuito de condicionamento físico considerando os materiais disponíveis em sua casa. 

Sugestão de circuito
Sugestão de circuito, um exemplo, faça com o que tem em sua casa: 
Estação 1: fazer abdominais (sobre colchonetes ou tapete); estação 2: subir e descer degraus (podem ser utilizados steps, tijolos, caixas de madeira etc.); estação 3: realizar polichinelos; estação 4: executar flexões de braço (sobre colchonetes ou tapete); e estação 5: pular corda (individualmente). 

Agora vamos alongar.


https://youtu.be/CylRJc7s-9c





TURMA 2 (MENORES DE 18 ANOS):

PAUTA: revisão.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Olá tudo bem, essa semana vamos revisar alguns conteúdos.

Circuito de condicionamento físico
Objetivos: Conhecer e experimentar um tipo de ginástica de condicionamento físico. 
Materiais: Qualquer material ou objeto disponível em casa. 
Procedimentos 
Elabore um circuito de condicionamento físico considerando os materiais disponíveis em sua casa. 

Sugestão de circuito
Sugestão de circuito, um exemplo, faça com o que tem em sua casa: 
Estação 1: fazer abdominais (sobre colchonetes ou tapete); estação 2: subir e descer degraus (podem ser utilizados steps, tijolos, caixas de madeira etc.); estação 3: realizar polichinelos; estação 4: executar flexões de braço (sobre colchonetes ou tapete); e estação 5: pular corda (individualmente). 

Exemplo de circuito


https://youtu.be/5cQo6wzoHfE




Quarta-feira, dia 9


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
  LETRA Z.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. SEPARE AS PALAVRAS EM SÍLABAS.
ZEBU = ____ ____
ZOOLÓGICO = ____ ____   ____ ____  ____
BELEZA = ____  ____  ____
BEXIGA = ____  ____ ____
ZERO = ____ ____
BATIZADO = ____  ____    ____
AZEDO = ____   ____  ____


2. COMPLETE AS FRASES COM AS PALAVRAS ABAIXO.

AZEITONA – BATIZADO – AZEDO - BUZINA

a. O LIMÃO É _______________.
b. PAPAI TOCOU A __________.
c. ZAZÁ FOI AO  ____________.
d. ZELI COMEU  ____________.


3. AGORA, ESCREVA AO LADO DE CADA NUMEAL O SEU NOME.
10 - _______________________
12 - _______________________
16 - _______________________
18 - _______________________
19 - _______________________




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: CÁLCULO.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

1. UMA BOLA CUSTA 32 REAIS. QUANTO PAGAREI:
a. POR 2 BOLAS
b. POR 3 BOLAS


2. TENHO UMA DÚZIA DE FLORES. VOU DISTRIBUIR IGUALMENTE EM 2 VASOS. QUANTAS FLORES SERÃO COLOCADAS EM CADA VASO?

R: SERÃO COLOCADAS _____ FLORES.


3. ZICO GANHOU 1 DÚZIA DE BALAS E 1 DEZENA DE BOMBONS. QUANTOS DOCES ELE GANHOU?

R: GANHOU ____DOCES.



Quinta-feira, dia 10


Ciências__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
 PREVENÇÃO DE DOENÇAS


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

            A DENGUE E A FEBRE AMARELA SÃO DOENÇAS TRASMITIDAS PELA PICADA DO MOSQUITO AEDES AEGYPTI.

            A CÓLERA É UMA DOENÇA CAUSADA POR UMA BACTÉRIA, O VIBRIÃO COLÉRICO.

            AS VERMINOSES SÃO DOENÇAS CAUSADAS POR VERMES PARASITAS, COMO A LOMBRIGA E A SOLITÁRIA.

            É FUNDAMENTAL EXIGIR DO GOVERNO ÁGUA E ESGOTOS TRATADOS,

            MAS VOCÊ PRECISA FAZER A SUA PARTE:

  • BEBER SOMENTE ÁGUA FILTRADA, FERVIDA OU TRATADA COM CLORO;
  • LAVAR BEM AS VERDURAS E AS FRUTAS;
  • COZINHAR MUITO BEM AS CARNES;
  • LAVAR BEM AS MÃOS ANTES DE SE ALIMENTAR E APÓS USAR O SANITÁRIO.

      MUITAS DOENÇAS CONTAGIOSAS PODEM SER EVITADAS POR MEIO DA VACINAÇÃO.

DENTRE AS PRINCIPAIS VACINAS ESTÃO:

  • ANTIPÓLIO OU SABIN (CONTRA A PARALISIA INFANTIL);
  • TRÍPLICE (CONTRA DIFTERIA, TÉTANO E COQUELUCHE);
  • ANTI-SARAMPO;
  • BCG (CONTRA TUBERCULOSE).



Arte__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA:
  música.


LEIA O TEXTO - Atividade de leitura, NÃO PRECISA COPIAR.

Flor de Laranjeira E Outras Cantigas
Rubinho do Vale

Quem é aquela que vem lá tão longe, tão longe
É a flor da laranjeira do jirau dão dão

Eu ando por aqui, aqui, aqui
À procura de uma agulha que aqui perdi

Menina volta pra trás e vai dizer seu pai, seu pai
Que uma agulha que se perde não se acha mais

Meu pai mandou dizer se eu não achasse agulha, agulha
Eu tomava uma surra de fazer barulho

Vai dizer para o seu pai
Que uma menina não apanha
Vem prá cá brincar de roda,
Vem dançar, dançar
Pai Francisco entrou na roda
Tocando seu violão, danranrandandão
Vem de lá seu delegado
Pai Francisco caiu na prisão
Como ele vem todo requebrado
Parece um boneco desengonçado

Ai eu entrei na roda
Eu entrei na contra dança
Eu não sei como é que dança
Eu não sei dançar





NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.

Faça uma ilustração do que percebeu sobre a letra da música.



Sexta-feira, dia 11


Língua Portuguesa__Estimativa: 1h30 de estudo


PAUTA: 
LEITURA E ENTENDIMENTO DE TEXTO:

O MACACO ZULU

    PAPAI ME DEU UM MACACO.

    SEU NOME É ZULU.

    ELE É MUITO GOZADO.

    TODO DIA EU DOU BANANA PARA ELE.

    O MEU GATO CORRE DE MEDO DE ZULU.



NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.


  
1. MARQUE COM X A RESPOSTA CORRETA:

a. QUEM É ZULU?
(   ) UM GATO
(   ) UM PATO
(   ) UM MACACO


b. QUEM TEM MEDO DO MACACO É O:
(   ) RATO
(   ) GATO
(   ) AZULÃO

c. O MACACO ZULU É:
(   ) DANADO
(   ) SAFADO
(   ) GOZADO

d. ZULU COME TODO DIA:
(   ) PIPOCA
(   ) BANANA
(   ) PÃO


2. QUAL É O TÍTULO DO TEXTO?
    R:____________________________




Matemática__Estimativa: 1h30 de estudo

PAUTA: NÚMEROS.


NO CADERNO - Atividade de ESCRITA, desenho e resolução que será corrigida/revisada.
  
OBSERVE OS NÚMEROS:
51 – 30 – 65 – 42 – 23 – 48 


1. ESCREVA-OS DO MENOR PARA O MAIOR:
R: _________________


2. AGORA, ESCREVA-OS DO MAIOR PARA O MENOR:
R: _________________


3. SEPARE-OS EM:
    PARES:____________________
    ÍMPARES:__________________


4. COMPLETE:
a. O NÚMERO MAIOR É: _____
b. O NÚMERO MENOR É:_____


5. ACHE A SOMA ENTRE O MAIOR E O MENOR:
    R:


6. ACHE A DIFERENÇA ENTRE O MAIOR E O MENOR:
    R:


7. ESCREVA COMO SE LÊ:
51 - ______________________________  
30 - ______________________________
65 - ______________________________
42 - ______________________________
23 - ______________________________
48 - ______________________________





----------------

Termo 1__________


Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!