Gestão em Logística
Queridos alunos última semana do curso. Não vou postar atividades nessa semana, apenas os 10 mandamentos da Logística para quem quiser se empreender na área. Uma área que está crescendo muito rapidamente em todas as atividades. Nós nos preparamos para conseguir um emprego e trabalhar em troca de um salário. Já pararam para pensar que vocês podem ser um empreendedor. Muito novos empreendimentos estão surgindo ligados á Logística. E outros tantos que ainda nem foram criados. Existe um déficit muito grande na área de prestação de serviços nesse setor. O setor de terceirização vem crescendo muito. Fica aí uma dica. Pensem nisso.
10 Mandamentos da Logística
1. Logística e DISCIPLINA caminham conjuntamente.
Não é a toa que a sua origem está intimamente ligada às guerras e ao
desenvolvimento das forças armadas. Estabeleça rotinas e padronize os processos.
2. Aquilo que não é medido não pode ser melhorado.
Desenvolva alguns indicadores de desempenho principalmente aqueles
relacionados à gestão do pedido do Cliente, performance na entrega, avarias e
custos operacionais.
3. Tecnologia é essencial para se alcançar desempenho de classe mundial.
Não se renda facilmente ao luxo, ao supérfluo ou aos modismos.
Foque naquilo que realmente traga resultados financeiros e benefícios aos seus
clientes, internos e externos.
4. As pessoas se constituem no principal diferencial das empresas na execução
de suas atividades logísticas. É essencial que nas empresas a gestão do capital humano concentre grande parte de seu foco na atração, identificação, retenção e no
desenvolvimento de talentos na área de logística.
5. Seja transparente.
Permita que seus Clientes e parceiros tenham visibilidade total de seu processo
logístico. Esteja aberto a críticas e seja pró-ativo e rápido nas mudanças
necessárias.
6. Foque no seu Cliente e nos Clientes do seu Cliente.
Ao transpor essa barreira você efetivamente se antecipará às suas necessidades e expectativas e seguramente estará à frente de seus concorrentes.
7. Atue nas expectativas de seus clientes e não apenas no atendimento das suas
necessidades. Essa é a condição básica para a fidelização do cliente.
8. Observe atentamente os seus concorrentes e não hesite em copiá-los. Faça
também um constante benchmarking com empresas de outros setores e com
empresas de outros países.
9. Seja enxuto.
Tenha a redução de custos como uma obsessão. Apenas tenha cuidado para não
comprometer o nível de serviço e o atendimento aos seus Clientes.
10. Por fim, NÃO complique.
Logística é sinônimo de bom senso. Seja simples, objetivo e tenha sempre os pés
no chão.
OTIMISMO E ALEGRIA PARA O ANO NOVO
Final de ano é tempo de festa e celebração, mas também de reflexão, de análise e de recomeços. Para trás fica um ano que agora acaba, e dele devemos guardar o bom e esquecer o menos bom. Do sofrimento e das lágrimas guardemos apenas a certeza de que à elas sobrevivemos. Dos erros guardemos a aprendizagem; e das dificuldades guardemos o momento da superação. Devemos sentir alegria e gratidão por mais um ano vivido, e apesar de tudo que tenha acontecido, o importante é que chegamos até aqui. E hoje somos mais experientes, mais fortes e mais sábios. Agora é tempo de encher o coração de otimismo, esperança e sonhos, é tempo de recomeçar e renovar, pois um novo ano vai começar e devemos vivê-lo e aproveitá-lo ao máximo.
Feliz Natal e próspero 2021
Encontro vocês em 2021.
Um forte abraço
----------------
Fique bem. Use máscara sempre e corretamente. Evite aglomeração!