OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos
Ferreira.
Monte Mor, 07 de dezembro
de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade
1 UB
1. LEIA
O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES:
A aposta
Amélia é uma
velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando
uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:
— A senhora está
levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:
— Hum... Galinha?
Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu
viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha
cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.
Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto
popular.
a) Qual o nome do personagem principal?
R: ____________________________________________________
b) Qual a profissão do outro personagem
R:____________________________________________________
c) Quantos parágrafos têm esse texto?
R: __________________________________________________
d) Onde se passa a história?
R:______________________________________________________
e) Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida
por eles
na história.
R: Amália: __________________________________________________
___________________________________________________________
R: Cobrador: _______________________________________________
___________________________________________________________
Situação:__________________________________________________
___________________________________________________________
f)
Você acha que é permitido carregar animais em
veículo de transporte público? Por quê?
R:____________________________________________________
________________________________________________________
1.
Reescreva as
frases e substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.___________________________________
b) O cobrador teimou.____________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro.
__________________
2.
Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho:_________________________________
b) desço ___________________________________
c) satisfeito
________________________________
d) concordo ________________________________
3. Observe a seguinte frase: "Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta”. O pronome Ela se refere:
( ) a cesta ( ) a velhinha
4. Escreva as frases no plural:
a) A criança brinca com seu brinquedo de plástico.
______________________________________________________
b) O menino quebrou a vidraça azul de seu
Joaquim.
____________________________________________________
c) O aluno joga bola na quadra do colégio.
______________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
ATIVIDADE
1: Resolva os probleminhas no caderno. Não
se esqueça de registrar as continhas e dar a resposta aos problemas.
A)
Márcia ganhou 7 pacotes com 30 adesivos em cada pacote. 15 adesivos eram
repetidos e não puderam ser colados no álbum. Quantos adesivos Márcia colou no
álbum?
-------------------------------------------------------------------------------------------
B)
Hélio tem 75 figurinhas e quer distribuí-las, igualmente, entre 9 páginas do
seu álbum. Hélio conseguirá colar todas as figurinhas em seu álbum? Por quê?
--------------------------------------------------------------------------------------------
C)
Na volta às aulas, uma papelaria vendeu 1.849 canetas, 1.044 lápis e 828
borrachas. Quantos materiais essa papelaria vendeu?
-------------------------------------------------------------------------------------------
D)
Uma empresa fabricou 147 carrinhos e distribuiu, igualmente, entre 7 lojas.
Quantos carrinhos cada loja recebeu?
--------------------------------------------------------------------------------------------
E)
Em um colégio havia 3.542 alunos. No primeiro dia de aula faltaram 829 alunos.
Quantos alunos compareceram ao primeiro dia de aula?
---------------------------------------------------------------------------------------------
F)
Para uma apresentação da turma do 3º ano a escola está arrumando as 164
cadeiras do auditório em 4 filas iguais. Quantos convidados ficarão em cada
fila?
--------------------------------------------------------------------------------------------
G)
Numa caixa de refrigerantes cabem duas dúzias de latas. Quantas latas poderão
ser guardadas em 4 caixas?
--------------------------------------------------------------------------------------------
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 14 - ARTE JAPONESA.
·
Leia o texto: Arte Japonesa E Suas
Influências, da página 166.
·
Observe as obras de arte da página 166.
·
Atividade 4: observe a obra O pequeno
corvo com a espada do clã de minamoto, da página 166 e em seu caderno faça
uma releitura dessa obra (desenho e ela da forma que você melhor
compreendê-la).
] DATA 08/12/2020 (Terça-feira) 4º s ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel
Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 08 de
dezembro de 2020.
Hoje é
terça-feira.
Nome completo:_______________________
4º Ano ______
Professora: _____________________.
ATIVIDADE 1: Arme e resolva as continhas no caderno com atenção. Confira os resultados fazendo a Operação Inversa (Prova real).
C) 2.650 + 1.369 = D) 835 – 219 =
E) 479 – 198 = F) 2.580 – 1.364 =
G) 28 x 2 = H) 362 x 4 =
I) 269 x 3 = J) 24 ÷ 2 =
K) 366 ÷ 6 = L) 484 ÷ 2 =
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA
Atividade: Leia o texto e responda as
questões no caderno.
ESSA GENTE BRASILEIRA
Nós já sabemos como a população brasileira é variada em sua
composição étnica? Isso se deve ao fato
de miscigenação, ou seja, a mistura de raças que aconteceu no Brasil no processo de ocupação do território.
Foi assim que tudo começou:
Nativos: denominados indígenas. Povos que
habitavam o território antes mesmo da
Portugueses: povos que
vieram de Portugal para o território brasileiro.
Negros africanos:
capturados na África e trazidos para o Brasil para serem escravizados.
Quando os portugueses chegaram ao
Brasil, encontraram os indígenas. Para a colonização da nova terra, trouxeram
os negros africanos, para serem escravizados e trabalharem nos engenhos. Com o
passar do tempo, ocorreu a mistura das raças, dando origem ao:
Caboclo: mistura de índio
com europeu.
Mulato: mistura de negro
com europeu.
Cafuzo: mistura de índio
com negro.
Foi daí que surgiu essa variedade em sua composição étnica. A população brasileira possui, também, as seguintes raças, divididas nas categorias: branco, negro, indígena e pardo.
Atividade 1) Com base no que você já conhece da história de nosso país, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso.
a) ( ) O hábito de tomar banho todos os dias foi
influência dos portugueses.
b) ( ) A mistura de índio com europeus forma o
caboclo.
c) ( ) Os
negros africanos já habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram.
d) ( ) O povo brasileiro formou-se a partir da mistura de dois grupos.
Atividade 2) Utilize uma das palavras do
quadro para definir cada frase no que diz respeito ao povo brasileiro.
Índio - negro - miscigenação |
a) Característica marcante
e maior quantidade de pigmento.
___________________________
b) Cruzamento de dois grupos étnicos.__________________
c) Em sua maioria, possuem a própria cultura, com hábitos e costumes peculiares.__________________________.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Cubo mágico no papel
Para essa atividade você precisa de papel
para fazer o tabuleiro, tampinhas coloridas para fazer as peças, ou no lugar
das tampinhas desenhar as fichas e colorir com canetinha ou lápis de cor. São 4
fichas para cada cor. Primeiro desenhe o tabuleiro com 9 casas como no jogo da
velha, depois coloque as fichas coloridas espalhadas nas casas, deixando uma
livre como no primeiro desenho abaixo. Na sua mão fica uma ficha de cada cor ,
ou se sua mãe ajudar ela fica com essas fichas, que serão embaralhadas e colocadas
uma cor em cima de cada fileira como no segundo desenho. Colocadas as fichas,
você vai tentar o mais rápido mover as fichas usando a casa livre, até
conseguir formar a fileira da cor da ficha de cada fileira.
Se for jogar em duplas, ai precisa um tabuleiro pra cada pessoa, e após sortear as fichas de cada coluna, quem completar a fileira primeiro ganha.
2 – O cachorro e o osso
Esse jogo é para brincar e se divertir.
Nesse jogo precisa de um pano pra vendar os olhos, e um molho de chaves ou outro objeto que faça som ao mexer. A mamãe ou alguém precisa ajudar. Vende os olhos, não pode ver, coloque as chaves perto de você, mas sem segurar, apenas perto. Fique na posição de um cão de guarda. A mamãe ou quem estiver te ajudando vai tentar pegar a chave que será o osso, e quando você perceber ou ouvir o som é só latir para a pessoa não pegar seu osso. Tente algumas vezes, e depois se quiser pode trocar de lugar.
Data: 09 / 12 / 2020 (4ª feira) 4º Ano
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos
Ferreira.
Monte Mor, 09 de dezembro
de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade
– Produção de texto: Reescrita. (Use o caderno)
Tendo o
texto, “A aposta”, como referência, reescreva-o com
suas palavras.
*NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar pontuação adequada e escrever o início, o meio e o fim.
COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA
Atividade: leia o texto com atenção e responda
as questões.
Paisagem
Paisagem é tudo que
podemos ver e perceber no espaço. Para conhecermos melhor o ambiente,
devemos observar tudo ao nosso redor. A
paisagem natural ou modificada pelo homem é muito importante.
A paisagem natural é aquilo
que vem da natureza, sem interferência da mão humana, como a vegetação, os
rios, as praias, as florestas.
A paisagem modificada é
aquela que sofreu transformações em resultado da intervenção humana.
PAISAGEM NATURAL PAISAGEM MODIFICADA
1. Marque com um X a alternativa que explica o
que é paisagem.
A) é qualquer espaço repleto de vegetação
natural.
B) é o espaço das grandes cidades.
C) é tudo que podemos ver e perceber no
espaço.
D) é tudo que existe em uma área rural.
Paisagem modo trabalho interesses |
Por meio do _______________________, as pessoas adaptam o lugar onde vivem ao seu __________________ de vida, isto é, às suas necessidades e aos seus ___________________, modificando a ________________________.
COMPONENTE CURRICULAR: ARTE
Livro NAME: Capítulo 14 – ARTE JAPONESA.
·
Leia o texto Quimonos da página
167.
·
Observe as imagens da página 167: as
estampas de quimonos japoneses.
·
Atividade: em seu caderno, desenhe um quimono,
com uma estampa de tema japonês.
DATA 10/12/2020 (Quinta-feira) 4ºs ANOS
COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA
CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)
E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.
Monte Mor, 10
de dezembro de 2020.
Hoje é quinta-feira.
Nome completo:
__________________________4º Ano ______
Professora: ____________________.
ATIVIDADE 1: Observe a tabela e responda
às perguntas abaixo.
Minha mãe é
dona de uma estufa. No fim de semana alguns moradores do meu bairro, fizeram
encomendas. Observe o quadro de encomendas e responda às
perguntas abaixo:
MORADORES |
TOMATES |
ALFACES |
TOTAL |
Manoel |
186 |
128 |
|
Júlia |
168 |
100 |
|
Diogo |
354 |
80 |
a) Qual o total de encomendas de cada morador?
___________________________________________________
b) Quantos tomates mamãe vendeu?
___________________________________________________
c) Quantos pés de alface mamãe vendeu?
____________________________________________________
d) Qual a diferença entre a quantidade de
alfaces e tomates?
____________________________________________________
e) Qual foi o total de encomendas que mamãe recebeu?_____________________________________________________
COMPONENTE
CURRICULAR: CIÊNCIAS
Atividade : Leia os tipos de energias e escreva no quadro abaixo de cada imagem correspondente:
ENERGIA SOLAR ENERGIA NUCLEAR
ENERGIA EÓLICA ENERGIA HIDRAULICA.
Componente curricular: Língua Portuguesa
Cabeçalho (copiar no caderno)
E.M.Coronel Domingos
Ferreira.
Monte Mor, 12 de dezembro
de 2020.
Hoje é segunda-feira.
Nome completo:
Professora: ________________ . 4º Ano _____ .
à Atividade
1. Consulte um dicionário. Pinte o desenho com capricho.
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
_____________________________________________________
__________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
___________________________________________________________
COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS
ATIVIDADE:
1.
Ligue as palavras de acordo com a figura.
COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física
ATIVIDADE:
1 – Torre de Hanói
A torre de Hanói é um jogo que fez parte do nosso torneio Megamente, e muito bom para o raciocínio matemático. Então a primeira atividade dessa aula é pesquisar qual a origem do jogo Torre de Hanói.
2 - Construção
de um tabuleiro
A segunda atividade é construir de forma
simples um tabuleiro para jogar. Ao invés dos pinos e suporte para os discos da
torre, vamos fazer usando apenas folha de papel ou papelão se quiser mais
durinho. Em uma folha desenhe 3 círculos
separados, que serão a base do jogo. E outra folha desenhe 5 círculos de
tamanhos diferentes, seguindo uma ordem crescente de tamanhos. Em seguida você
pode pintar os círculos para além do tamanho usar as cores para o jogo, e
depois recorte todos. Para começar o jogo coloque todos os círculos recortados
em um dos círculos da base desenhada na outra folha.
3- Jogando a Torre de Hanoi
Você deve mover um círculo de cada vez, usando
uma das casas livres. A regra é super simples, apenas um disco de cada vez, e
nunca colocar um disco mais sobre o menor. O objetivo é conseguir mudar todos
os discos da base inicial para outra base.
O vídeo abaixo em menos de um minuto demonstra
como jogar. Bom jogo.