domingo, 6 de dezembro de 2020

SEMANA 31 - 07/12 A 11/12

OBSERVAÇÃO : SENHORES PAIS OU RESPONSÁVEIS, AS ATIVIDADES NÃO PRECISAM SER IMPRESSAS E NÃO HÁ NECESSIDADE DE COPIAR AS QUESTÕES, OS ALUNOS DEVERÃO COLOCAR NO CADERNO O CABEÇALHO A DATA E A DISCIPLINA, O NÚMERO DA QUESTÃO E A RESPOSTA DA QUESTÃO MENCIONADA.

 Data: 07/ 12 / 2020 (2ª feira)                                         4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 07 de dezembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade 1 UB

1.   LEIA O TEXTO A SEGUIR E RESPONDA AS QUESTÕES:

A aposta

Amélia é uma velhinha muito ativa e trabalhadeira. Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta. O cobrador ouviu um barulho e perguntou-lhe:

— A senhora está levando uma galinha na cesta?
Amélia pensou, pensou e respondeu:

— Hum... Galinha? Não... Não há galinha nenhuma na cesta.
O cobrador insistiu tanto que Amélia resolveu fazer uma aposta:
— Senhor cobrador, se for galinha, eu desço agora do ônibus... Se não for, eu viajo de graça.
— Muito bem! – disse o cobrador confiante. – Concordo!
Amélia, então, levantou a tampa da cesta e um galo de crista bem vermelhinha cantou satisfeito:
— Cocorocó!...
— Viu só? Eu não disse que não era galinha?!
O cobrador riu e deixou a velhinha viajar de graça.

                                     Luciana M. M. Passos. Adaptação de conto popular.

a)     Qual o nome do personagem principal?

R: ____________________________________________________

b)     Qual a profissão do outro personagem

R:____________________________________________________

c)      Quantos parágrafos têm esse texto?

 R: __________________________________________________

d)     Onde se passa a história? 

R:______________________________________________________

 

e)     Escreva a sua opinião sobre Amélia, sobre o cobrador e sobre a situação vivida

       por eles na história.

R: Amália: __________________________________________________

___________________________________________________________

 R: Cobrador: _______________________________________________

___________________________________________________________

  Situação:__________________________________________________

___________________________________________________________

f)       Você acha que é permitido carregar animais em veículo de transporte público? Por quê?

    R:____________________________________________________

________________________________________________________

1.    Reescreva as frases e substitua as palavras em destaque por sinônimos tirados do texto:
a) A velhinha é esperta.___________________________________
b) O cobrador teimou.____________________________________
c) — Muito bem! – disse o cobrador seguro. __________________

                                                                     

2.   Escreva o antônimo das palavras abaixo:
a) barulho:_________________________________
b) desço ___________________________________
c) satisfeito ________________________________

d) concordo ________________________________

3.   Observe a seguinte frase: "Um dia ela entrou no ônibus carregando uma cesta”. O pronome Ela se refere:

     (  ) a cesta                    (  ) a velhinha

4.   Escreva as frases no plural:

a) A criança brinca com seu brinquedo de plástico.

______________________________________________________

b) O menino quebrou a vidraça azul de seu Joaquim.

   ____________________________________________________
c) O aluno joga bola na quadra do colégio.

           ______________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA


ATIVIDADE 1: Resolva os probleminhas no caderno. Não se esqueça de registrar as continhas e dar a resposta aos problemas.                                

A) Márcia ganhou 7 pacotes com 30 adesivos em cada pacote. 15 adesivos eram repetidos e não puderam ser colados no álbum. Quantos adesivos Márcia colou no álbum?

-------------------------------------------------------------------------------------------

B) Hélio tem 75 figurinhas e quer distribuí-las, igualmente, entre 9 páginas do seu álbum. Hélio conseguirá colar todas as figurinhas em seu álbum? Por quê?

--------------------------------------------------------------------------------------------

C) Na volta às aulas, uma papelaria vendeu 1.849 canetas, 1.044 lápis e 828 borrachas. Quantos materiais essa papelaria vendeu?

-------------------------------------------------------------------------------------------

D) Uma empresa fabricou 147 carrinhos e distribuiu, igualmente, entre 7 lojas. Quantos carrinhos cada loja recebeu?

--------------------------------------------------------------------------------------------

E) Em um colégio havia 3.542 alunos. No primeiro dia de aula faltaram 829 alunos. Quantos alunos compareceram ao primeiro dia de aula?

---------------------------------------------------------------------------------------------

F) Para uma apresentação da turma do 3º ano a escola está arrumando as 164 cadeiras do auditório em 4 filas iguais. Quantos convidados ficarão em cada fila?

--------------------------------------------------------------------------------------------

G) Numa caixa de refrigerantes cabem duas dúzias de latas. Quantas latas poderão ser guardadas em 4 caixas?

--------------------------------------------------------------------------------------------


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE

Livro NAME: Capítulo 14 - ARTE JAPONESA.

·        Leia o texto: Arte Japonesa E Suas Influências, da página 166.

·        Observe as obras de arte da página 166.

·        Atividade 4: observe a obra O pequeno corvo com a espada do clã de minamoto, da página 166 e em seu caderno faça uma releitura dessa obra (desenho e ela da forma que você melhor compreendê-la).


]    DATA 08/12/2020 (Terça-feira)                        4º s ANOS                                                                                               

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 08 de dezembro de 2020.

Hoje é terça-feira.

Nome completo:_______________________ 4º Ano ______

Professora: _____________________.

 

ATIVIDADE 1: Arme e resolva as continhas no caderno com atenção. Confira os resultados fazendo a Operação Inversa (Prova real).






A)
   
 984 + 358 =       B)     1.254 + 364 =

C)    2.650 + 1.369 =  D)    835 – 219 =

E)    479 – 198 =        F)     2.580 – 1.364 =

G)    28 x 2 =              H)     362 x 4 =

I)      269 x 3 =             J)     24 ÷ 2 =

K)    366 ÷ 6 =             L)     484 ÷ 2 =



COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA

Atividade: Leia o texto e responda as questões no caderno.

 

ESSA GENTE BRASILEIRA

         Nós já sabemos  como a população brasileira é variada em sua composição étnica? Isso  se deve ao fato de miscigenação, ou seja, a mistura de raças que aconteceu no Brasil no  processo de ocupação do território.

        Foi assim que tudo começou:

 Nativos: denominados indígenas. Povos que habitavam o território antes mesmo da

Portugueses: povos que vieram de Portugal para o território brasileiro.

Negros africanos: capturados na África e trazidos para o Brasil para serem escravizados.

         Quando os portugueses chegaram ao Brasil, encontraram os indígenas. Para a colonização da nova terra, trouxeram os negros africanos, para serem escravizados e trabalharem nos engenhos. Com o passar do tempo, ocorreu a mistura das raças, dando origem ao:

Caboclo: mistura de índio com europeu.

Mulato: mistura de negro com europeu.

Cafuzo: mistura de índio com negro.

          Foi daí que surgiu essa variedade em sua composição étnica. A população brasileira possui, também, as seguintes raças, divididas nas categorias: branco, negro, indígena e pardo.

Atividade 1) Com base no que você já conhece da história de nosso país, coloque (V) para  verdadeiro e (F) para falso.

a) (    ) O hábito de tomar banho todos os dias foi influência dos portugueses.

b) (    ) A mistura de índio com europeus forma o caboclo.

c) (    ) Os negros africanos já habitavam o Brasil quando os portugueses chegaram.

d) (    ) O povo brasileiro formou-se a partir da mistura de dois grupos.

Atividade 2) Utilize uma das palavras do quadro para definir cada frase no que diz respeito ao povo brasileiro.


Índio - negro - miscigenação


a) Característica marcante e maior quantidade de pigmento.

___________________________

b) Cruzamento de dois grupos étnicos.__________________

c) Em sua maioria, possuem a própria cultura, com hábitos e costumes peculiares.__________________________.


COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Cubo mágico no papel

Para essa atividade você precisa de papel para fazer o tabuleiro, tampinhas coloridas para fazer as peças, ou no lugar das tampinhas desenhar as fichas e colorir com canetinha ou lápis de cor. São 4 fichas para cada cor. Primeiro desenhe o tabuleiro com 9 casas como no jogo da velha, depois coloque as fichas coloridas espalhadas nas casas, deixando uma livre como no primeiro desenho abaixo. Na sua mão fica uma ficha de cada cor , ou se sua mãe ajudar ela fica com essas fichas, que serão embaralhadas e colocadas uma cor em cima de cada fileira como no segundo desenho. Colocadas as fichas, você vai tentar o mais rápido mover as fichas usando a casa livre, até conseguir formar a fileira da cor da ficha de cada fileira. 





Se for jogar em duplas, ai precisa um tabuleiro pra cada pessoa, e após sortear as fichas de cada coluna, quem completar a fileira primeiro ganha.

2 – O cachorro e o osso

Esse jogo é para brincar e se divertir.

Nesse jogo precisa de um pano pra vendar os olhos, e um molho de chaves ou outro objeto que faça som ao mexer. A mamãe ou alguém precisa ajudar. Vende os olhos, não pode ver, coloque as chaves perto de você, mas sem segurar, apenas perto. Fique na posição de um cão de guarda.  A mamãe ou quem estiver te ajudando vai tentar pegar a chave que será o osso, e quando você perceber ou ouvir o som é só latir para a pessoa não pegar seu osso. Tente algumas vezes, e depois se quiser pode trocar de lugar.


   Data: 09 / 12 / 2020 (4ª feira)                               4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 09 de dezembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à Atividade – Produção de texto: Reescrita. (Use o caderno)

*    Tendo o texto, A aposta”, como referência, reescreva-o com suas palavras.

*NOTA: Não esqueça de iniciar a produção com letra maiúscula, fazer parágrafo, colocar pontuação adequada e escrever o  início, o meio e o fim.      


COMPONENTE CURRICULAR: GEOGRAFIA   

Atividade: leia o texto com atenção e responda as questões.     

Paisagem

      Paisagem é tudo que podemos ver e perceber no espaço. Para conhecermos melhor o ambiente, devemos   observar tudo ao nosso redor. A paisagem natural ou modificada pelo homem é muito importante.

    A paisagem natural é aquilo que vem da natureza, sem interferência da mão humana, como a vegetação, os rios, as praias, as florestas.

    A paisagem modificada é aquela que sofreu transformações em resultado da intervenção humana.

PAISAGEM NATURAL                     PAISAGEM MODIFICADA

1. Marque com um X a alternativa que explica o que é paisagem.

A) é qualquer espaço repleto de vegetação natural.

B) é o espaço das grandes cidades.

C) é tudo que podemos ver e perceber no espaço.

D) é tudo que existe em uma área rural.

Paisagem      modo     trabalho      interesses

2. Complete a frase utilizando as palavras a seguir.

 

       

 Por meio do _______________________, as pessoas adaptam o lugar onde vivem ao seu  __________________ de vida, isto é, às suas necessidades e aos seus ___________________,   modificando a ________________________.


COMPONENTE CURRICULAR: ARTE


Livro NAME: Capítulo 14 – ARTE JAPONESA.

·        Leia o texto Quimonos da página 167.

·        Observe as imagens da página 167: as estampas de quimonos japoneses.

·        Atividade: em seu caderno, desenhe um quimono, com uma estampa de tema japonês.

  

DATA 10/12/2020 (Quinta-feira)                 4ºs   ANOS                                                                                    

COMPONENTE CURRICULAR: MATEMÁTICA

CABEÇALHO (COPIAR NO CADERNO)

E. M. “Coronel Domingos Ferreira”.

Monte Mor, 10 de dezembro de 2020.

Hoje é quinta-feira.

Nome completo: __________________________4º Ano ______

Professora: ____________________.

 

ATIVIDADE 1: Observe a tabela e responda às perguntas abaixo.

Minha mãe é dona de uma estufa. No fim de semana alguns moradores do meu bairro, fizeram encomendas. Observe o quadro de encomendas e responda às perguntas abaixo:


 

MORADORES

 

TOMATES

 

ALFACES

 

TOTAL

 

Manoel

 

186

 

128

 

Júlia

 

168

 

100

 

Diogo

 

354

 

80

a) Qual o total de encomendas de cada morador?

___________________________________________________

b) Quantos tomates mamãe vendeu?

___________________________________________________

c) Quantos pés de alface mamãe vendeu?

____________________________________________________

    d) Qual a diferença entre a quantidade de alfaces e tomates?

____________________________________________________

e) Qual foi o total de encomendas que mamãe recebeu?_____________________________________________________


COMPONENTE CURRICULAR: CIÊNCIAS


Atividade :  Leia os tipos de energias e escreva no quadro abaixo de cada imagem correspondente: 

ENERGIA SOLAR             ENERGIA NUCLEAR    

ENERGIA EÓLICA             ENERGIA HIDRAULICA.

                    



Data: 11 / 12 / 2020 (6ª feira)                                4º Ano

Componente curricular: Língua  Portuguesa

Cabeçalho (copiar no caderno)

E.M.Coronel Domingos Ferreira.

Monte Mor, 12 de dezembro de 2020.

Hoje é segunda-feira.

Nome completo:               

Professora:  ________________ .   4º Ano ­­­_____ .

à  Atividade 1. Consulte um dicionário. Pinte o desenho com capricho.

Separe as sílabas das palavras que você formou.

       _____________________________________________________

       _____________________________________________________

       _____________________________________________________

       _____________________________________________________

       _____________________________________________________

       _____________________________________________________

       _____________________________________________________

COLOQUE AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA:

 __________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

___________________________________________________________

        COMPONENTE CURRICULAR: INGLÊS

ATIVIDADE:

1.   Ligue as palavras de acordo com a figura. 


















3   Complete com as letas que estão faltando. 










COMPONENTE CURRICULAR: Educação Física

ATIVIDADE:

1 – Torre de Hanói

 A torre de Hanói é um jogo que fez parte do nosso torneio Megamente, e muito bom para o raciocínio matemático. Então a primeira atividade dessa aula é pesquisar qual a origem do jogo Torre de Hanói.

2 -  Construção de um tabuleiro

A segunda atividade é construir de forma simples um tabuleiro para jogar. Ao invés dos pinos e suporte para os discos da torre, vamos fazer usando apenas folha de papel ou papelão se quiser mais durinho.  Em uma folha desenhe 3 círculos separados, que serão a base do jogo. E outra folha desenhe 5 círculos de tamanhos diferentes, seguindo uma ordem crescente de tamanhos. Em seguida você pode pintar os círculos para além do tamanho usar as cores para o jogo, e depois recorte todos. Para começar o jogo coloque todos os círculos recortados em um dos círculos da base desenhada na outra folha.

3- Jogando a Torre de Hanoi

Você deve mover um círculo de cada vez, usando uma das casas livres. A regra é super simples, apenas um disco de cada vez, e nunca colocar um disco mais sobre o menor. O objetivo é conseguir mudar todos os discos da base inicial para outra base.

O vídeo abaixo em menos de um minuto demonstra como jogar. Bom jogo.